Grand-Case, o lugar mais especial de St.-Martin

Grand-Case, St.-Martin

St. Maarten/St.-Martin é um lugar com praias lindíssimas, mas que não prima exatamente pelo charme. O lado holandês, onde chegam os visitantes de avião ou de navio, é superbagunçadinho, cheio de construções de beira de estrada. O trânsito, caótico, não ajuda. Mas fuçando bem, você acaba achando… Grand-Case.

Grand-Case é um vilarejo de uma rua só situado mais ou menos no meio do caminho entre Marigot, a capital do lado francês, e Orient Beach (Baie Orientale), a mais famosa e procurada da ilha. Costuma ser descrita como a capital gastronômica do lado francês. Mas é mais do que isso: é o pedacinho mais charmoso (talvez o único) da ilha toda.

Grand-Case: quem olha não dá nada

O lugar é bacana a qualquer hora do dia. Uma fileira de casas e (sobretudo) restaurantes à beira-mar impede que se veja a praia da rua. A praia — um porto natural — tem píers e barquinhos. A água é linda (mas não me dá vontade de entrar, não. Me sentiria como se estivesse entrando na praia atrás dos restaurantes da Rua das Pedras, em Búzios.)

Grand-Case: Hotel LoveGrand-Case: a praiaGrand-Case: Hotel Love

Por ali instalou-se há pouco um hotelzinho-boutique abordável, o Hotel Love, que tem um bar de praia suficientemente gostoso para estar antes ou depois de ir a uma praia mais bacana.

Lolôs de Grand-CaseLolôs de Grand-Case

Na hora do almoço a pedida são os lolôs, sujinhos especializados em cozinha créole. Muito deles funcionam num mesmo grande deck — uma grande praça de alimentação debruçada no mar.

lambi = caracol

Os preços são supercamaradas — esse meu ensopado de caracol saiu 8 dólares. (Como em outros lugares de St.-Martin, nos lolôs 1 euro = 1 dólar.)

Nos lolôs de Grand-CaseEnsopado de caracolNum lolô de Grand-Case

Pra lá dos lolôs começam os restaurantes bacanas. Muitos deles só abrem à noite. O mais badalado é o L’Estaminet, no número 139 (tel. 0590 19 00 25) — pena que estava de férias no mês de junho.

Calmos Café, Grand-Case

Mas o grande point da noite é o Calmos Café, um grande barracão pé-na-areia que funciona como bar, restaurante, boutique e balada. Fui só na véspera de ir embora — se tivesse descoberto antes, teria batido ponto todas as noites.

Calmos Café, seção pé-na-areia

gc-calmosdentro2

Outra coisa bacana de Grand-Case é que é um dos pouquíssimos lugares de St. Maarten/St.-Martin em que você pode caminhar. Ao chegar de carro, siga as placas para o estacionamento público. O parking fica justamente em frente ao Calmos Café. Seguindo para a esquerda de quem olha para o Calmos, você chega aos lolôs, aos outros restaurantes e ao Hotel Love.

Bon voyage!

41 comentários

Olá Ricardo,
Estou indo com minha irmã para st marteen neste carnaval.
Queremos paquera, sol e mar transparente..e aproveitar e ver gente bonita, lojinhas interessantes…
Melhor ficar em St Marteen ou St Barth?

Em que hotel?

Obrigada e parabéns pelo blog!!!!

Amigos

Conforme comentei em outro local, Grand Case possui um hotel muito gostoso no morro com vista para toda essa bonita praia, chamado L’Esplanade. Vale uma visita ao site.

Jayme

Boa tarde amigo Ricardo em primeiro venho barabenizar pelo otimo site,é completissimo e bem rico em informacoes.

Amigo tenho varias duvidas e espero que com sua grande gentileza e paciencia me ajude:

1-atualmente vivo no Panamá, sou brasileiro e minha esposa é mexicana será que necessitamos vistos para Saint Maarten?

2-Fizemos reservas no Hotel Sonesta Maho Beach de forma independente sem agencias de viagens, será que é seguro ja que uma vez ja confirmaram a pré reserva.

3- vamos no periodo de 20/12 até 27/12 ou seja natal, a ilha tem alguma festa ou comemoracao nessas datas, existe algum lugar especial?

4-Adoro andar, se pode conhecer lugares a pé, perto do hotel.

5-é seguro caminhar na ilha a noite, ou servico de taxi sao mais seguros.

6- o que vc recomendaria para passeio de casal a pé na ilha?

7- dolar ou euro?

amigo me ajude se possivel

Agradeco

Oldrini

    Olá, André! Aqui quem responde é A Bóia. Brasileiros não precisam de visto para St. Maarten ou St. Martin. Consulte a embaixada da França no Panamá sobre qual é o caso para mexicanos. (Mesmo quando era exigido visto de brasileiros para o território da Guadalupe, ao qual St.-Martin pertence, brasileiros podiam desembarcar em St. Maarten sem visto. Não há fronteiras formais entre os dois lados da ilha.

    É seguro reservar nos sites de reservas ou nos hotéis. Maho é um vilarejo turístico, você tem duas quadras para caminhar à noite. A ilha é razoavelmente segura, só não deixe nada à vista em carros estacionados. Não recomendamos táxi, e sim alugar carro.

    Clique em tudoo que puder nesta página:
    https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/st-maarten-st-martin-ricardo-freire

Por favor vcs saberiam informar se o cambio em Grand Case ( Saint Martin) ainda favorece quem possui dolares do que euros, conforme relatos de anos passados? Obrigado.

    Olá, Jayme! Alguns lugares, não todos, fazem a cotação 1 euro = 1 dólar. Mas isso é mais comum em Orient Beach do que em Grand Case.

Ola Ricardo,
Viajo em janeiro/2012 para minha lua de mel. Tinha pensando em St. Maarten, mas li suas matérias e percebi que a ilha não preza pelo charme, etb não tem muita opção do que fazer a noite, e isto me deixou um pouco em duvida. Quero ir para a regisão do caribe, vê praias bonitas, lugar charmoso e como romance, e também opções para a noite, não necessariamente grandes baladas, mas restaurantes, bares com musicas, cafés. Peço então sua opinião e dicas sobre outros lugares que eu devo considerar na hora de fazer minha escolha. Obrigada. Abraço, katiuska

Oi Ricardo, gostaria de uma opinião sua para a minha lua de mel: Você acha que vale mais a pena ficar toda a viagem de 7 dias em Saint Barth ou dividir em 4 dias em Saint Barth e 3 dias em Saint Marteen? Outra dúvida, na sua opinião é melhor hospedar na parte francesa ou holandesa?

    Flávia. Já que você dá como certo Barthelemy lhe garanto que seu lado é o lado francês. Mais especificamente em Anse Marcel, Orient Bay ou Grand Case. Neste último caso nào se assuste, apesar de não parecer talvez seja este o cantinho mais chic descolado de Maarten.

É muito importante ter dolares sempre a mão, pois quando você paga em cartão geralmente é cobrado em euros na sua conta… O dolar 1 para 1 com o Euro é praticado no lado francês em áreas que atendem o público americano. Por exemplo; em um pequeno bistro em Orient Bay você não conseguirá esta vantagem, no entanto nas praias e nos bares das áreas mais cheias é bem normal ocorrer este câmbio. O mesmo vale para postos de combustível.

ricardo, voce fala “Como em outros lugares de St.-Martin, nos lolôs 1 euro = 1 dólar”. essa informação é importante e poderia ser destrinchada melhor. Em vários lugares lá é assim então? Ou somente nesses barzinhos? Porque assim sendo, seria melhor então levar mais dolar do que euro, correto? Como foi a parte financeira la? Cartão é tranquilo?

    Não dá pra ser mais específico não, Chico. O esquema não é constante. Normalmente os lugares onde 1 dólar = 1 euro vão anunciar isso grande em algum lugar. Não custa perguntar antes, também (talvez eles façam isso para você). Lugares que não dependam de turistas americanos, que tenham clientela majoritariamente francesa, não vão precisar fazer isso.

    Cartão é bastante tranqüilo, e dá pra tirar dinheiro de caixas eletrônicos em dólar no lado holandês.

    A meu ver é uma das ilhas mais em conta do Caribe, porque atrai muitos viajantes independentes, que não estão hospedados em hotelões.

    certo.. se voce puder me dar uma relação de restaurantes bacanas para almocar e jantar eu agradeço. restaurantes que nao posso deixar de ir.. seria interessante. tanto do lado holandes como no frances. quando foi a ultima vez que foi? e em que epoca foi? abracos.

    Vai ter mais posts sobre St. Maarten nas próximas semanas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito