Hotéis em Punta Arenas, Puerto Natales e Torres del Paine: você tem alguma indicação?

Torres del PaineDepois do post sobre os hotéis que a Tripulação recomenda em Ushuaia e El Calafate (clique aqui), chegou a hora do lado chileno da Patagônia austral.

Você tem recomendações de hospedagem a fazer em Punta Arenas, Puerto Natales ou Torres del Paine?

Em Punta Arenas eu fiquei algumas horas no clássico Hotel Cabo de Hornos, entre a chegada e a partida do meu Cruzeiro Australis, que fiz a ida e a volta. É um hotel superconfortável, reformado há pouco tempo, na praça principal da cidade. Se você e$tiver podendo, vale a pena.

Já em Puerto Natales fiquei num hotel simplesinho, o AquaTerra. Na época (início de 2010) a quantidade de hotéis da cidade que podiam ser reservados pela internet era bastante limitada, e este me pareceu interessante. Só que no site os quartos são muito maiores e mais confortáveis do que na vida real.

Lá em Natales saímos uma noite para jantar no Indigo e morri de amores pelo hotel. Trata-se de um exemplar dessa nova geração de hotéis patagônicos que poderiam estar na Escandinávia; a diferença é que este fica no centrinho da cidade, perfeito. Se eu voltasse é lá que me hospedaria.

Passei apenas um dia, e de ônibus, pelo parque de Torres del Paine, então não cheguei a visitar os refúgios (pousadas simples para andarilhos) nem os hotéis (caríssimos, mas ao que tudo indica excelentes) que existem dentro do parque.

E você? Quando foi à Terra do Fogo e à Patagônia austral chilena, ficou em que hotel? Conta pra gente! Gracias!

Leia também:

Hotéis de Ushuaia e El Calafate: as indicações dos leitores por Ricardo Freire

Entre Ushuaia e Punta Arenas, pelos fiordes da Terra do Fogo por Ricardo Freire

De El Calafate a Torres del Paine: como chegar por Ricardo Freire

De ônibus em Torres del Paine: city-tour de parque 🙂 por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


28 comentários

olá, estive a um ano atrás em Punta Arenas e fiquei no Hotel Finis Mundi. Hotel confortável e agradável, com excelente localização e uma tarifa boa.
Abs

Faz muito tempo que estive naquelas bandas. Em Punta Arenas, fiquei em lugares que não devem existir mais, como a Casa del Deportista e o Exército da Salvação. Em Puerto Natales, a forma de hospedagem mais comum eram os residenciais, ou seja, as casas dos moradores. No Torres del Payne, muita caminhada até chegar às áreas permitidas para camping. Fora barraca só a Hosteria Pehoe. Como podem imaginar, eu não tinha grana, apenas a coragem, a saúde e a cara de pau da juventude. Voltei lá no Torres del Payne em 2009, mas foi em um bate e volta a partir de Calafate, o parque continua lindo com várias possibilidades de acomodação, inclusive os refúgios melhoraram muito, mas o grande barato do lugar continua sendo a caminhada e o acampamento.

Em Punta Arenas já fiquei no Plaza e no Cabo de Hornos – foi só uma noite em cada, em duas viagens diferentes. Achei o Cabo de Hornos bem legalzinho mas o Plaza muito simples; os dois têm localização excelente, em frente à praça principal. Em Puerto Natales, fiquei no excelente Remota, que super recomendo – um dos meus prediletos em todo o Chile. Mas também fui xeretear o Indigo e achei o hotel gracinha pura! Em Torres del Paine, fiquei no Patagonia Camp e também adorei.

Em julho estivemos numa expedição na América do Sul de carro – 13800Km e 32 dias.

Punta Arenas:
Lugar onde ficamos em um dos melhores hotéis da viagem, o nome do hotel é Ilaia, novo, pessoal receptivo café da manhã ótimo e decoração de bom gosto.
http://www.ilaiapatagonia.com/

Puerto Natales ou Torres del Paine
Em Torres aconselhamos ficar em um hotel que fica dentro do parque nacional em frente ao Lago Grey (glaciar).
http://www.lagogrey.cl/http://www.lagogrey.cl/

Boa viagem.

Oi, Pessoal,
Em Puerto Natales, ficamos no Indigo, referido no post. Os quartos são muito legais e o atendimento da recepção é impecável (nos deram várias dicas das redondezas). Apesar de não termos ficado em Torres del Paine, almoçamos na Hotel Lago Grey, antes do passeio para o glaciar. Vimos que os quartos, apesar de simples,possuíam visual nota dez, sem falar no restaurante, que era ótimo. Punta Arenas tem poucas opções de hoteis, ficamos no Best Western Finis Terrae (sem reclamação, mas nada de excepcional a registrar). Ouvimos dizer, recentemente, de um hotel novo que se chama Dreams del Estrecho. Boa viagem.

Em outubro de 2006, reservamos em Punta Arenas, o Hotel Plaza, mas quando chegamos ele estava em reforma e não havia quarto disponível(ainda bem, porque tinha uma escadaria imensa para entrar no lobby).
Nos acomodaram por uma noite em um hostel simples, mas muito simpático- Hostal Oro Fueguino- Fagnano 356, a algumas quadras do centro da cidadee e depois fomos para o Hotel Tierra Del Fuego,Avenida Colon 716, bem localizado e confortável.
Em Puerto Natales, ficamos Hotel Juan Ladrilleros – Pedro Montt 161,um graça de hotel, com apenas 14 quartos, parece mais com casa de avó: roupas de cama com bordado inglês, pessoal simpático, apenas a calefação que demorou para esquentar.
Eles prepararam também o lanche-box para o passeio a Torres Del Paine.

Eu fiquei no Hotel Rio Serrano – http://www.hotelrioserrano.cl/home.html . Não confundir com a Hostería Rio Serrano, que na verdade é uma pousada BEM simples, com quartos coletivos, que usa o mesmo nome do hotel na tentativa de angariar clientes. A localização é ótima. Minhas demais impressões sobre o Hotel Rio Serrano, inclusive com fotos, estão no Tripadvisor em http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g670171-d1024058-r61184030-Rio_Serrano_Hotel-Torres_del_Paine_Patagonia.html

Quando estava pesquisando sobre em que hotel ficar, li em algum lugar que a Hostería Pehoe não seria boa porque o viajante tinha que atravessar uma ponte carregando suas próprias malas, que poderia estar chovendo etc. Hoje, depois de ter visto por fora como é, sem dúvida seria uma opção que eu consideraria, a depender do preço. A Hosteria Pehoe é muito bem localizada dentro do Parque e é literalmente arrodeada de paisagens belíssimas. Não sei como é por dentro (conforto, comida, atendimento, preços etc.) mas por fora ela está aprovadíssima. Aliás, se eu um dia voltar a Torres del Paine tentarei ficar lá.

Para quem estiver viajando de maneira independente, isto é, sem a ajuda de guias, agências etc., recomendo vivamente que esteja em seu próprio carro. O Parque é enorme e não dá mesmo para ir caminhando de uma atração para outra. As vans demoram muito a passar e vai gerar uma dependência e uma perda de tempo enormes. Quando você pagar a entrada (que vale por três dias) vai receber um mapa bem detalhado que mostra onde estão e como chegar nas principais atrações. Ler antes a respeito do Parque também ajuda, para você saber o que faz questão de ver e para se situar melhor. E aí, já garantido, se você quiser, depois pode aderir a um ou outro passeio específico por meio do hotel. Sugiro reservar com bastante antecedência o passeio para o Glaciar Grey. Dependendo da época, costuma lotar com um mês de antecedência.

Fui em 2006; em Punta Arenas fiquei no Cabo de Hornos, pegamos um quarto que tinha vista para o estreito e para a cidade, amammos.

Em Puerto Natales fiquei no Remota, que tinha aberto naquele ano, o hotel é incrível, é do tipo all inclusive que inclui tudo mesmo, até as idas ao Torres de Paine, passeio de barco, etc. as refeições eram MUITO boas, quartos muito confortáveis, jacuzzi ao ar livre, etc. e quando saíamos para passeios durante todo o dia o guia se encarregava de levar o almoço, o lanche, o vinho, as bebidas, etc.

http://www.remota.cl/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.