Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)
Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção “sightseeing” do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os “recommended”.

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha — de onde eu peguei a foto que ilustra este post — tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

201 comentários

Lu, eu fui ao castelo de Neuschwanstein, mas não fiquei em Füssen. Füssen é perto, mas não é a cidade do castelo. Melhor ficar mesmo em Hohenschwangau, onde realmente fica o castelo (a uns 5 km de Füssen). Dê uma olhada no Hotel Alpenstuben https://www.alpenstuben.de e peça um quarto com vista pro castelo. Acho que é bem mais legal do que ficar em Füssen. Você pode passar a noite na varandinha olhando pro castelo. Do Alpenstuben dá pra ir andando pra outro castelo, o de Hohenschwangau. Ah! E lá perto tem um lago muito legal (esqueci o nome) com uma pequena floresta. Tem ainda o teleférico do monte Tegelberg.

Riq, procurei pelo finado perguntódromo aqui, mas não achei. Pretendo passar 4 dias no começo de julho em Campos do Jordão, e preciso desesperadamente de um help seu e da tripulação! Gostaria de dicas de boas pousadas (de preferência, ace$$íveis), bem localizadas. Desde já, agradeço!

PS: te acompanho desde os tempos do UOL. Sou fã!

Lu
Encontrei nos meus arquivos alguns hotéis, inclusive o de Konstanz. Eu gostei de todos eles, mas já faz algum tempo que estive lá:
RÜDESHEIM – Hotel Rudesheimer Schloss Hotel
HEIDELBERG – Marriott Hotel
BADEN BADEN – Hotel Steigenberger Europäischer Hof
FREIBURG IM BREISGAU – Hotel Zum Rotten Bären
KONSTANZ – Seehotel Siber
FÜSSEN/HOHENSCHWANGAU – Hotel Müller
ROTHENBURG HB DER TAUBER – Romantik Hotel Markusturm
WÜRZBURG – Maritim Hotel
Espero ter ajudado.
Luciana

Riq, (totalmente off topic, do post e do blog)

Toda vez que eu vejo “Caminho das Índias”, principalmente as personagens da Isis Valverde e da Tânia Kalil, me lembro de umas mensagens que rolaram lá no Viajeaqui, de uma figura que apareceu dizendo que ia casar com um indiano, mas não sabia de nada sobre o país.

Fui até pesquisar, pq já estava achando que isso era coisa da minha cabeça, mas vi que até a Sylvia deu conselhos pra tal noiva! Depois que a novela começou, eu SEMPRE achei que as mensagens eram pesquisa pra novela. Seria “Laurinha” a Glória Perez???

As mensagens estão aqui: https://viajeaqui.abril.com.br/blog/71215_comentarios.shtml?1311328

#ano da índia no Brasil

Oi Riq! Nada a ver com esse post, acabei de chegar dos EUA e vim aqui me atualizar. Estava lendo os post da Azul e reparei que vc frizou que as twitagens do voo foram feitas após o desembarque.

Pois bem, achei o máximo, num voo que pegamos de NY para Miami da Ameriacn Airlines, já se pode utilizar internet durante o voo inteirinho!!! Provavelmente vc já sabe dessa novidade, mas eu não sabia e fiquei muito surpresa com essa modernidade toda!
Abraços,
Karine

Lu
Eu fiz a viagem para a Alemanha em 2005. Em 2007 fui para a Alsacia em outro roteiro, incluindo a Suiça.
O meu roteiro da Alemanha foi: Rüdesheim, Heidelberg, Baden-Baden, Freiburg, Konstanz, Füssen, Munique,Salzburg, Rothenburg, Würzburg. Não lembro se foi exatamente nessa ordem.
Eu recomendo Rüdesheim, porque é uma vilinha perto do aeroporto de Frankfurt e uma ótima base para fazer um passeio pelo Vale do Reno.
Heidelberg vale a pena porque é o meio do caminho para a Floresta Negra e boa para passar a noite. Como foi dito acima, o castelo é muito legal.
Baden-Baden e Freiburg são bases para a Floresta Negra.
Füssen, Rothenburg e Würsburg são bases para a rota romântica. Würsburg, no meu caso valeu a pena, porque estava pertinho de Frankfurt, por onde eu voltei ao Brasil.
Em Konstanz eu fiquei em um hotel recomendado pelo Riq, há muito tempo, na revista Viagem, no pergunte ao Riq. Era um hotel de charme, mas não lembro o nome.
Vou procurar nos meus arquivos os nomes dos hotéis e passo depois.
Já em Colmar, eu lembro do nome e recomendo muitíssimo o meu hotel: http://www.hotel-le-colombier.fr
Espero ter ajudado, vou pesquisar os hotéis e escrevo depois.
Luciana

    Valeu, Luciana,
    Eu estava mesmo pensando em pedir sugestões de cidades p/fazer de base p/bate-voltas no lago Konstanz, floresta negra e no Reno (que ñ sei se vai dar tempo de ir).

    Riq, se vc achar o nome desse htl que a Luciana mencionou, “posta” prá gente.

    E se lembrar do caminho que fez p/chegar àqueles 20 roteiros rodoviários mais bonitos, entre os quais tinha um na Alsacia, me fala que eu tento chegar lá.

    Agradeço mais uma vez a todo os trips. As dicas estão sendo maravilhosas, super-úteis, e estou curtindo mto essa “viagem na viagem”.

    Lu, não me lembro mais não. E não tenho como achar, os arquivos não estão neste computador, sorry 😳

    Sem problemas!
    Me salva aqui duma dúvida danada: VC acha arriscado voar Berlim/Munich,pela Lufthansa, no mesmo dia que Munich/Lisboa, pela TAP??? Caso afiramtivo, quanto tempo devo deixar entre a chegada deum vôo e a saida do outro? Tanto a TAP qto a Lufthansa dizem que ñ há problema, e que posso pegar o vôo que dá 2 hs de diferença, que é tempo suficiente, que este trecho é quase uma ponte aérea. Mas, estou achando mais prudente pegar o anterior que dá 3:30 de diferença. Pela sua experiência, o que me diz??? Help???

    Ambos estão certos. 2 horas é um bom intervalo na Alemanha, e é mais prudente escolher o de 3 horas e meia 🙂

    Mas se os dois trechos estiverem vinculados na mesma passagem, caso você perca a conexão são as cias. que têm que arranjar uma solução. (E uma das soluções possíveis é te botarem num vôo direto de Munique pro Brasil, se é que ainda existe essa rota, nem sei mais.)

    Pois é, é exatamente esse o problema: os 2 trechos ñ estão na mesma passagem! Bem,mas entendi o seu pto de vista. Thanks pelo help!!

    Ops! Se não tão na mesma passagem, pega a conexão “folgada”, porque você provavelmente vai ter que tirar a bagagem da esteira e fazer check-in em Munique.

    Lu, eu achei que Rothenburgo era tao interessante quanto Heildelberg, mas terminei ficando num IBIS em Heildelberg. O hotel nao tem nada de mais, mas fica em frente ao predio superinteressante da Heidelberger Print and Media Center, que alem de ser um show de arquitetura e design moderno, tinha um restaurante top de linha no topo e servia um cafe da manha no terreo bem descolado. Veja umas fotos em:
    https://www.location.print-media-academy.com/www/html/en/content/articles/architecture/overview
    (nao achei as minhas fotos!)
    Na volta desta viagem (fizemos a rota romantica uns 4 anos atras), passamos em um ponto normalmente fora de qualquer viagem tradicional, mas que no final se tornou a melhor surpresa de todo o roteiro. Eh um hotel hiper charmoso da Relais & Chateaux, com restaurante estrelado pela Michelin, que fica proximo (1h de carro) de Rothernburg. Veja em:
    https://www02.schlosshotel-friedrichsruhe.de/sf/go/de/index.html
    Deve ser mais caro que os demais hoteis que estao te indicando, mas foi o gran finale da minha viagem e valeu MUITO a pena!
    Boa sorte!
    Karinna

    Esse hotel que Riq recomendou em Colônia é o Hotel Cristall (www.hotelcristall.de). Eu segui a dica e fiquei nele, e passo adiante a recomendação. Hotel muito legal. Ainda que eu nem tenha gostado muito de Colônia.

Riq estou aqui novamente 🙂

Estou pesquisando hostel em Madrid e Barcelona. Estou no mesmo dilema de Roma e Paris, muitas informações, mas queria uma indicação de alguém confiável.
Vc tem alguma dica?

Bkjokas

Que bacana esse post…uma boa dúvida, muitas sugestões boas. Adoraria fazer esse teu roteiro, Lu, com certeza vai ser uma linda viagem 😉

    Ops, me esqueci: se um dia fizer um roteiro pela Alsácia, são grandes as chances de escolher uma penichette como meio de transporte, mas aí já é uma viagem totalmente diferente da tua proposta. Mas é algo interessante a se pensar.

Olá, Ricardo. Tudo bem?
Trabalho numa agência de hotéis online, e gostaríamos de lhe propôr uma parceria. Percebemos que seu site se encaixa perfeitamente no nosso perfil – é possível que eu envie uma proposta para análise? Para qual email?
Muito obrigada, e uma excelente semana.
Lilian

Lu e Rique,
vi o post no twitter e sim, tenho uma dica… fiquei hospedada em um hotel em Rotehnburg que super recomendo, fica dentro dos muros e é um hotel de um casal pra lá de simpáticos, a construção é de 1500 e o preço camarada, confira…

Hotel Am weissen Turm Telefone: +49 (0) 9861 976 565
Georgengasse 2 Fax: +499861976568
Rothenburg o.d.T (Bayern)

Dica reservei pelo booking.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito