Iguaçu: acidente foi no passeio mais perigoso

Lancha do Aventura Náutica se aproximando das cataratas

Na minha última viagem a Foz do Iguaçu, em 2009, testei os dois passeios de lancha que chegam perto das cataratas.

O brasileiro — Macuco Safari — me impressionou pela organização e fluidez.

Já o argentino — Aventura Náutica –, apesar de bagunçadão, me impressionou pela ousadia e pela emoção. Chegava tão perto das quedas d’água, que na na comparação pareciam montanha russa (o argentino) e roda gigante (o brasileiro).

Pois bem: ontem a ousadia do passeio argentino resultou num acidente com duas mortes. A lancha bateu nas pedras do Salto San Martín (onde o passeio brasileiro não chega) e virou. As duas vítimas eram turistas americanos: um homem de 72 anos que teve traumatismo craniano, e uma moça de 26 que se afogou.

Enquanto o La Nación diz que “o naufrágio causou comoção entre a população missioneira, já que foi o primeiro a acontecer neste ponto turístico”, o Clarín transcreve declaração do intendente de parques nacionais Daniel Costra, que afirma “há mais de 10 anos não ocorria um acidente deste tipo”.

O passeio é repetido dezenas de vezes todos os dias sem incidentes e é provavelmente bem menos arriscado que uma voltinha de bugue com emoção em Genipabu. Mas vale o alerta: se você quer um passeio de barco que não dá nenhuma sopa para o azar, faça o do Macuco.

Leia:

Página-guia de Foz do Iguaçu no Viaje na Viagem

Macuco Beleza

El lado argentino

Poxa eu também faria o Gran Aventura sem problemas. O que aconteceu foi uma fatalidade. Estarei indo a foz nesse feriadão mas acho que ainda estará interditado.

Fui fazer o Gran Aventura um dia depois do acidente, e todos os passeios do parque estavam interditados. O que aconteceu foi uma fatalidade que poderia ter acontecido até em um simples passeui de barco em um rio de aguas calmas . . . Fique muito chateado que não consegui fazer o pesseio em razão do acidente, se estive funcionando faria com certeza, mesmo tendo acontecido o acidente um dia antes.

Simplesmente adorei o passeio argentino, e voltando a Foz devo fazê-lo de novo… realmente chega bem perto, mas aquele banho de cachoeira é uma experiencia unica.

E vai: problemas ocorrem em todo lugar – no carnaval estive em Canela e no dia seguinte ao parque do Caracol o teleférico de lá teve um acidente também, com pessoas feridas e outras ficando penduradas por horas e horas – e o pior: de acordo com os jornais, era o segundo acidente em 2 ou 3 anos. Pela média, a chance de sofrer um problema é maior no teleférico de Canela que no passeio de Foz..

Fizemos em fevereiro 2011 pelo lado nosso, o Macuco. Organizado. Curtimos muito, foi adrenalina total com vários banhos embaixo das quedas… tudo de bom.
Nunca imaginamos que uma desgraça possa acontecer…..

Fiz o Gran Aventura (abril/2010). Depois de ler um pouquinho, o escolhi porque nas recomendações era melhor fazer o do lado argentino por ser mais completo. Achei seguro (se é que é possível no meio de tanta água… rsrs)e emocionante, mas no dia estava 10 vezes o volume normal de água e não chegamos tão perto das quedas.
Fiquei arrepiada com este acidente e hoje creio que não iria me arriscar em fazê-lo.
Ah! Como o Ricardo Freire relatou em outro post, também fui a única brasileira neste passeio e todos queriam me cumprimentar por ser brasileira e carioca (achei muito engraçado), além de se oferecerem para tirar minha foto pois estava sozinha. 🙂

Uma pena que esse acidente vá afastar as pessoas e deixar o passeio do lado argentino mais conservador durante um tempo. Fiz os dois e achei o Aventura Náutica é BEM melhor. Recomendo e voltaria.

Eu acho uma pena que tenha morrido gente. E acho bom que o passeio fique mais conservador e que a clientela mude. Nessas situações o turista tem que ser informado de forma clara e objetiva quanto aos riscos assumidos, como suponho que aconteça nas atividades cujos perigos são mais conhecidos. Quem embarca na aventura tem que ter noção exata do risco que corre.

Fiz o Macuco Sáfari. Eu, meu marido,minha mãe( com 60 anos de idade) e meu bebê ( que na época tinha acabado de completar dois anos). Fora o banho de água gelada, ele adorou e, em nenhum momento passamos por qualquer insegurança. Vale muito a pena. Na comparação, realmente nenhum risco superior a um passeio de roda gigante.

Oi Riq, fiz o passeio em setembro, do lado argentino. Adorei a emoção. Mas confesso que hoje ficaria um pouco com medo!

Triste noticias, mas infelizmente nao faz mto mas que 10 anos que o pior acidente aconteceu, onde 7 pessoas morreram no acidente no passeio do macuco! Eu estava la nesse dia levando uma amiga p conhecer as Cataratas (feriado de 7 de set) e so vi a muvuca de ambulancias! https://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1108330&tit=Dois-turistas-perdem-a-vida-em-acidente-nas-Cataratas

Teve acidente no Macuco em 2007 também? Se eu soubesse não teria tido coragem de embarcar.

Eu fiz o Macuco e não tive sensação de insegurança em momento algum. O “batismo” é feito nos saltos três mosqueteiros, que não vertem uma quantidade de água tão grande, nada que se compare ao Salto San Martin, onde houve o acidente. No Macuco não se chega tão perto da área em que a água tem aquela força avassaladora. Já no Parque Argentino, de determinado ponto do circuito inferior pude ver com clareza o trajeto da Aventura Náutica. E fiquei pasma ao notar o quão próximo das quedas de São Martin (que é efetivamente uma catarata) os barcos chegavam, alguns desapareciam no vapor. Me pareceu muito mais arriscado, sem dúvida.