Isenção do visto canadense

#Linkódromo | O atraso da isenção do visto canadense, explicado pela Viajoteca

Isenção do visto canadense

Confesso que não estava acompanhando a questão da isenção do visto canadense para brasileiros. Tinha lido por alto que brasileiros de posse de visto americano válido ou que já tivessem obtido visto para o Canadá nos últimos 10 anos poderiam solicitar online uma autorização de entrada em solo canadense, por via aérea.

Eu estava esperando o site da autorização eletrônica entrar no ar para destrinchar e postar.

Pára tudo: um post fresquinho da querida Mirella Mathiessen na Viajoteca.com revela que a solução não vai sair tão cedo (se é que vai sair).

A origem da tal isenção é, na verdade, um procedimento burocrático que o Canadá vai impor aos cidadãos de países que não precisam de visto de entrada. No mesmo modelo da Esta americana, o Canadá vai implantar a Eta — um formulário de ‘aviso de viagem’ que deve ser preenchido antes de embarcar para o Canadá por via aérea.

Todos os viajantes de países que NÃO precisam de visto canadense (com exceção de cidadãos americanos) e que desembarquem no Canadá por via aérea precisarão preencher esse formulário a partir de 15 de março.

O que para os europeus será um perrengue poderia ser uma facilidade para cidadãos de países que precisam de visto canadense. É isso que se cogitou fazer: oferecer a Eta também a cidadãos de alguns desses países, desde que já tivessem obtido visto canadense nos últimos 10 anos ou que estivessem de posse de visto americano válido. Em vez de solicitar o visto canadense, bastaria preencher a Eta.

Só que… até agora, não rolou. E não se sabe quando vai rolar.

Quer saber todos os detalhes? A Viajoteca tem links para declarações oficiais de consulados canadenses e é o melhor lugar para você acompanhar a evolução dos acontecimentos.

Vai pela Viajoteca:

63 comentários

Olhem agora a palhaçada para o caso do México. Acabei de ver no site:

Find out if you need an eTA or a visitor visa
Select your country/territory: (required)
Make your selection based on the passport that you plan to travel with to Canada.

Are you a lawful permanent resident of the U.S. and have an alien registration card (Green Card)? (required)
Mexico
Until November 30, 2016, you need a visa to travel to or transit through Canada. Starting December 1, 2016, you will need an Electronic Travel Authorization (eTA) to travel to or transit through Canada.

If you know what kind of visa you need, get the forms and steps to:

Apply as a tourist (or for a transit visa)
Apply as a parent or grandparent or
Apply as a business visitor
If you are not sure what kind of visa you will need, try the Come to Canada tool. It will help you decide which visa will work best for you.

Carry proper travel documents and identification

You must also make sure that you:

Carry proper travel documents and identification for yourself and any children travelling with you.
Demonstrate to an immigration officer that you satisfy all other requirements to enter Canada. If you do not meet all the requirements, you may not be allowed to enter.
To find out what else you may need to know before you come to Canada, see Arriving in Canada.

    O caso é que o Presidente do México está agora no Canadá, negociando e fechando o acordo dos vistos. Enquanto isso, o Presidente/Presidenta do Brasil….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.