Isla Magdalena: onde os pingüins ainda têm trema

Pingüins na ilha Magdalena

Desembarcamos na pingüinera da ilha Magdalena, perto de Punta Arenas, no último dia da perna Ushuaia-Punta Arenas do cruzeiro Australis.

Saindo do navio

Desembarcando na ilha

Pingüins com trema!!!!
Duzentos mil pingüins-de-magalhães passam aqui os meses mais amenos do ano, quando aproveitam para aumentar a família.

Ilha Magdalena, seus pingüins e seu farol
São pequenos (não passam de meio metro) e fazem ninhos subterrâneos.

El pingüino magallánico

Pingüim na toca

aus-ping6aus-ping10vaus-ping19v

A partir do fim de fevereiro começam a deixar a ilha para passar seis meses n’água, migrando para latitudes mais quentes no Pacífico e sobretudo no Atlântico, na costa brasileira. (Mas não sobem em terra firme; os perdidos que acabam dando na praia estão doentes, e vão ao continente para morrer.)

P&B a cores
Ainda pegamos a pingüinera com um bom número de exemplares. E na hora mágica do amanhecer, quando o sol bate de maneira perpendicular.

Más de lo mismo

Gaivota, digo, gabiôtaPilates para pingüinsOlhando para a câmera?

É um passeio fácil de fazer a partir de Punta Arenas: há barcos desde as primeiras horas da manhã. (Quando saímos, os primeiros começavam a chegar.)

Leia também:

Elefantes-marinhos patagônicos: ai que sono

36 comentários

Olá, Bóia!

Vi que sugeriu comprar os passeios diretamente quando chegar ao destino. A dúvida é que irei pra Patagônia na época do Natal e Ano Novo e tenho medo de não conseguir achar passeios nessa época. O que me sugere? Com relação ao passeio para Isla Magdalena, em especial, acha que eu consigo comprar o passeio quando chegar lá? Pretendo sair de Ushuaia (de ônibus) no dia 25 de dezembro e ficar em Punta Arenas até 27 de dezembro, quando pegarei o ônibus pra Puerto Natales. O que acha? Obrigada e um grande abraço a vc e Riq! Parabéns pelos relatos.

    Olá, Andreza! Os passeios são reserváveis na véspera. Se você estiver muito aperreada, contacte o seu hotel e peça para que eles providenciem as reservas ou indiquem uma agência para fazer as reservas.

Olá, gostaria de saber se é verdade que não há passeio à Isla Magdalena todos os dias. Li em algum guia que só há três vezes por semana. Tô tentando encontrar alguma agência de turismo por lá para reservar o passeio, saber o s horários, etc, mas está difícil. Alguém tem alguma indicação? Obrigada.

    Olá, Adriana! O importante é ir na temporada dos pingüins, entre outubro e início de março. É muito difícil marcar passeios antes de chegar aos lugares de ecoturismo. Vá e fique pelo menos três dias. O primeiro dia é perdido agendando os passeios.

Ola,

Gostaria de saber quem foi para ILHA MAGDALENA, em ABRIL, pois no final deste mes de ABril, estarei por la, e gostaria de saber se tem pinguins essa epoca por la?

Abraçosss

Não faço outra coisa senão ler seu maravilhoso blog. Parabéns! Vou a Santiago com meu marido em Junho. Já li que a temporada para ver os bichinhos é no verão lá na Patagônia, mas fora isso é uma boa época para ir até lá?

Oi Ricardo!
Tenho acompanhado seu blog há pouco tempo, desde o ano passado quando li o “Viaje na Viagem” e me encantei pelos seus textos.
Em outubro, embarquei no Mare Australis (pra fazer matéria também) e foi uma viagem apaixonante. Invejinha de você que pegou sol na Ilha Magdalena – eu peguei um vento cortante que mal me deixava me equilibrar agachada para fazer as fotos dos pinguins.
Bom rever todas essas geleiras por aqui com seus comentários envolventes e dicas pontuais. Quando voltei de lá, foi a primeira coisa que fui procurar: suas observações do lugar.
Olha, está sendo difícil pra mim, que começo a escrever sobre turismo agora, ter tido essa viagem logo de cara: já comecei assim e aí as outras que estão vindo depois…putz, difícil superar.
Bom, parabéns pelas matérias e pelas fotos, estão lindas de morrer! Queria trocar umas figurinhas com você sobre essa (e outras) viagens, mas esse foi o canal que encontrei para entrar em contato.
Beijos!

Adorei minha escala na Isla Magadalena tambem. Nao tinha esse sol gostoso que vcs pegaram, me foi absolutamente surpreendente passear no meio de zilhoes de pinguins (era comeco de dezembro e a ilha estava praticamente abarrotada!)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.