Itacaré: leitores relatam dois assaltos na Tiririca no feriado

Praia do Resende, Itacaré

Post de 2012

Depois de um ano sem registrar novos depoimentos sobre assaltos nas trilhas, a questão da violência em Itacaré volta em cartaz aqui no site.

Dois leitores foram vítimas de assaltos semelhantes, no mesmo lugar, com diferença de dias, agora no feriadão de 1º de maio. Ambos estavam hospedados em pousadas na praia da Tiritica e foram interceptados por um encapuzado armado de revólver quando iam no fim da tarde para a Pituba (a rua dos bares e restaurantes, perto do centro).

A primeira foi a Bia, na sexta dia 27. “A polícia nem apareceu. Todo mundo sabia e ninguém avisou do perigo para a gente deste trecho no fim da tarde”, conta ela.

O segundo relato foi do Ari e da Mariana, que são portugueses e escolheram se hospedar na Tiririca para estar na praia e ao mesmo tempo perto do centro. Eles foram assaltados no 1º de maio. “Embora uma senhora no centro tenha nos avisado do perigo, o caminho era curto e facilitamos”, diz o seu relato.

Realmente, a distância é curta: 10, no máximo 15 minutinhos a pé. As pousadas na Tiririca são rústicas e são as únicas pé-na-areia na zona urbana de Itacaré. Durante o dia, tanto a Tiririca quanto a sua vizinha Resende (na foto do alto) são movimentadas; no fim da tarde é que a região fica erma.

Agora: se todo mundo na cidade sabe que acontecem assaltos no fim da tarde na região, por que raios não há policiamento?

Não dá para entender.

Leia mais:

Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

De ônibus pela Costa do Dendê

42 comentários

Bóia e trips,
Estou precisando de dicas de blogs que falem de Itacaré para uma amiga que está indo pra lá agora. Alguém?
Abs,

Caros amigos agradeço a todos pelas dicas estou querendo ir para Itacaré na praia do Tiririca, mas confesso que agora figuei bem preocupada imagine só ser assaltado em uma trilha.

Infelizmente essa é a realidade do nosso brasil brasileiro. Se o país estive tão bem quanto o governo pinta, essas situações não estariam ocorrendo.
Isto está se tornando rotina em destinos turísticos, principalmente de litoral, e mais ainda no Nordeste. Eu sou umas dessas pessoas que ama visitar o Nordeste, mas evito o máximo que posso. Acho o pior dos mundos ir passear e ter que ficar toda hora olhando pra trás nas cidades com medos de trombadinhas e ladrões ou ficar com medo de andar em trilhas ou praias mais desertas. Isso é inaceitável.

Já fui assaltado com arma na cabeça em Porto de Galinhas, perseguido por moleques drogados na praia de boa viagem no Recife e ameaçado por um dito “guia turístico” nas Alagoas porque não contratei os serviços dele. E ainda me criticam quando quero ir para o Caribe….

Não dá, simplesmente não dá.

    Concordo 110%. No Brasil, só resort e olha lá.

    Aí está outro problema Frank. Para ficar tranquilo em alguns lugares do nordeste você é obrigado a se trancar em resorts e ficar por lá. Meu estilo não é esse, gosto de passear, ver cidades, praias, lugares diferentes ao invés de ficar dentro de um hotel só.

    E aí desanima….

Sou louca prá conhecer Itacaré, mas acho que perdi a hora. Qdo pensei em ir, já tinha começado essa estória de assalto ppalmetne nas trilhas p/as outras praias mais distantes. Mas, o q mais me impressionou q parece q essa praga está se espalhando … outro dia, conversando c/uma amiga, ela me falou q foi assaltada em Porto de Galinhas!!! Numa área da praia um pouco mais afastada, pois ela e o marido gostam mto de caminhar, vieram 2, um de cada lado e levaram a bolsa dela q estava c/tudo – $$, cartão, cel, pelo fato do cofre do qto estar c/defeito. Tá ficando difícil viajar no Brasil – caro e sujeito a assaltos!! A ñ ser q vc vá p/um grande resort e ñ saia de lá. Pousada pequena tb ñ serve, pq outro dia assaltaram uma inteira, só ñ me lembro aonde, mas fiquei boquiaberta …

    Infelizmente, a tranquilidade de praias “remotas” está acabando. Cidades maiores como B. Camboriú, Natal e Angra dos Reis já estão entre as mais violentas do país. E essa moda de arrastão em pousada inteira está, infelizmente, se expandido.

    Eu realmente gostaria de saber se alguma vez você veio visitar B. Camboriú porque para seu conhecimento é a cidade mais segura do estado considerando o número de habitantes e o fluxo de turistas que recebemos a cada ano. Desde já fica o convite para todos que queiram curtir praias lindas e a melhor noite de Brasil.

A Bahia no rumo incerto. Paulista ha 28 anos na terrinha, maior defensora da Bahianidade e tendo que rever infelizmente a opção pela Bahia para morar e desfrutar. Uma pena!!!!!

Ricardo, na verdade o problema não é de hoje… amo Itacaré, estive lá duas vezes faz mais de 3 anos e já naquela época dava-se notícias de assaltos neste trecho, mas principalmente nas trilhas de acesso as outras praias (especialmente a prainha). Alguns mencionavam até casos de estupro. Na segunda vez o guia q me atendia, q é nativo, foi assaltado com um grupo em uma das trilhas. Consultem páginas no orkut sobre Itacaré q aparecerem outros relatos. E quando mencionei o assunto tanto estando lá como depois na internet, observei a mesma reação: todo o comportamento amistoso de nativos e moradores mudava para um tom aspero quase agressivo no sentido q isto tudo são casos isolados, e que não deveríamos relatar isto porque se perde o ganha pão deles. O Governo do Estado da Bahia é omisso, a polícia é omissa e a população silencia tudo…

    Magrineli
    Não é bom para o lugar relatar violência(assalto é um ato), mas se não relatamos estamos sendo omissos com os outros viajantes amigos ou internautas. Minha opinião é deixe de ir (não irei), quem sabe o movimento cai,os proprietários se movimentam e exigem mais policiamento. Isto serve para qualquer localidade.

Bom saber sobre isso, péssimo saber sobre isso. Apesar da vontade de conhecer Itacare, não viajo para ser assaltada. Assim, desculpe baianos, não irei conhecer o que é que a Bahia tem.

“Agora: se todo mundo na cidade sabe que acontecem assaltos no fim da tarde na região, por que raios não há policiamento?”

Riq, estamos no Brasil, o país do OBA-OBA, o país do “pra inglês ver”, o país do pão e circo… Muito se paga de imposto para não se ter absolutamente nada da parte do governo e segurança se inclui nisso… Lamentáveis esses relatos, por isso que o turismo no Brasil tende a perder força… Já é caríssimo se comparado a países como Mexico, EUA, Caribe, etc… Não compensa…

Nós fomos a Itacaré 3 anos atrás e não ficamos confiantes em relação a segurança. Uma pena porquê o lugar é muito bonito e sendo assim não dá nem vontade de voltar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito