Itália: a moça da locadora nem olhou pra habilitação internacional

Este Toyota Auris, meu até dia 22

De vez (mas beeeeeeeem de vez em quando) aparece por aqui o depoimento de alguém que teve problemas na Itália ou na França para alugar carro sem a carteira internacional (ou PID, Permissão Internacional para Dirigir). O perrengue normalmente vem relatado com a informação de que “agora é lei” na França ou Itália a apresentação da PID para alugar carro.

Eu nunca tive PID e a vida inteira aluguei carro com a minha carteira brasileirinha mesmo. Mas como minha última locação na Europa tinha sido em 2008, vá lá, a coisa podia ter mudado.

PID: permissão internacional para dirigirTanto que fiz este post recomendando a feitura da carteira (não só para evitar problemas com locadoras, mas principalmente para apresentar em caso de algum tête-à-tête com a polícia rodoviária) — e, aleluia: aproveitei que precisava renovar a carteira nacional e já fiz a internacional junto.

Pois bem. Saí de Capri ontem de manhã e cheguei pimpão à Avis de Sorrento para retirar meu carro. Voucher da Mobility na mão, meu nome na listinha das reservas do dia, meu carro do grupo B (que se revelou um Toyota Auris), para devolver em Florença dali a 16 dias, 865 dólares (665 euros) com tooodos os seguros, me esperando no estacionamento.

Entreguei os documentos — passaporte, PID, habilitação brasileira, cartão de crédito para bloqueio de garantia. E… quem disse que ela NOTOU a PID? A coitadinha foi solenemente ignorada.

Da janela do passageiro...

Mas ainda assim, continuo recomendando fazer a PID. Quanto menos dor cabeça, melhor, concorda?

A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

Leia também:

Habilitação internacional: precisar, não precisa (mas é bom fazer) por Ricardo Freire

8 coisas que você não deveria esperar sua próxima viagem para providenciar por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


122 comentários

Tenho um aluguel de carro no mês que vem na Itália e gostaria de saber se a nova versão da CNH, que já está no padrão internacional e tem tradução para inglês e espanhol, dispensa a necessidade da PID, que nada mais é que a tradução para várias línguas, e entre elas não está o italiano.

    Olá, Marcelo! O Ricardo Freire alugou carro em novembro nos Estados Unidos (Califórnia) e teve dificuldade na hora de tirar o carro porque a CNH não era a mesma CNH brasileira que constava do manual da atendente. Foram uns 10 minutos de lero-lero.

    Ainda não recebemos nenhum relato de problema com a nova carteira em nenhum país. Mas se você quiser agir com total cobertura, esse é mais um fator que justifica fazer uma PID>

Saudações! Bóia, temos duas dúvidas cruéis: 1) Qual a melhor forma de irmos de Siena para Veneza? (exceto carro) e 2) Qual a melhor forma de irmos de Florença para Perugia? (exceto carro). Obrigados

    Olá, Renato! De Florença para Perugia tem trem. De Siena a Veneza você vai de ônibus a Florença e segue de trem.

Oi, Ricardo. Td bem? Eu e uma amiga estamos indo para a Itália próxima semana e nosso último trajeto lá será de Sorrento a Bari. Tentei comprar o ticket do trem pela trenitália, mas não consegui, então pensamos em ir de carro, mesmo. Alugaríamos em Sorrento e devolveríamos em Bari. Vc acha que seria uma boa opção ou não indicaria? Agradeço desde já. Beijão!

    Olá, Irene! Quem responde é A Bóia. Sorrento não é atendida por trens nacionais, apenas pela rede local de Nápoles. Você pode ir de trem de Nápoles a Bari.

Ricardo, irei viajar final de setembro até começo de outubro para a região de Bolzano (Nova Levante)no norte de Itália, bem como para Sestriere, próximo a Turim. São regiões de montanha, com paisagens magníficas. Queria saber se vale a pena alugar um carro ou ir pelos passeios dos hotéis, porque a região tem pouca mobilidade pública? Queria saber também,se se fosse alugar o carro, como eu falo pouquíssimo inglês e nada de italiano, seria isso um problema? É mais seguro alugar um carro pela rentalcars ou diretamente pelo site da locadora?

Agradeço

    Olá, Levi! Quem responde é A Bóia. Não temos conteúdo sobre esta região, que nunca foi visitada pelo Ricardo.

    Mas estar de carro em lugares assim, em época em que não há neve, como setembro, é uma boa idéia, sim.

    Familiarize-se com a sinalização européia antes de alugar o carro.

Olá Ricardo!
Gosto muito de ler os comentários em seu blog.São muito úteis!
Eu irei para Florença em junho com mais duas pessoas e nós vamos alugar um carro para explorar a Toscana. Teremos 2 bases: 4 dias em Florença e 4 em Siena. Iremos de carro para Siena onde devolveremos o carro. Mas ainda não encontrei nenhuma locadora com preço legal e estamos em dúvida em relação ao número de malas pois como somos 3 levaremos no mínimo 3 malas. Se alugarmos um carro para 5 pessoas poderemos levar 3 malas?Qual a locadora que você indica? Obrigada

    Olá, Virginia! Recomendamos nosso parceiro Rentalcars, que faz cotação entre diversas locadoras de carro com desconto.

    Quando você pesquisa os carros no site, ele te informa quantas malas cabem no porta malas. 😉

Olá, Ricardo! Vou fazer agora em junho proximo uma viagem em que alugarei um carro na França pela Avis. Qual é mais ou menos o valor bloqueado no cartão de crédito no mento da reserva?
Obrigado desde já!

    Olá, Bruno! Depende do número de dias da locação. Deve ser o valor total mais uma margem de segurança para reparos, algo como 1.000 euros a mais.

Olá Ricardo, estou pretendendo ir à Itália em dezembro e me surgiu a vontade de ir de carro, mas como é minha primeira vez lá, confesso que estou com um pouco de medo, rs, de dirigir de Milão, passando por Veneza, Florença até Roma. Você acha que é tranquilo fazer esse roteiro de carro pra quem nunca foi? Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito