Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Olá!! Cheguei em Madrid com tranquilidade. Levei a carta convite, passagens , fui de madrid a Oviedo de ônibus,reservas de hoteis , seguro de 30mil euros.A imigração viu que eu estava organizada, que não iria para ficar. Eu acho que eles têm toda razão em exigir toda a documentação. É uma segurança pra eles e pra nós. O que acho, é que o Brasil sempre esteve errado abrindo as portas pra todo mundo.

Olá Ricardo
Vou fazer uma viagem com a minha esposa para Paris e Londres em Julho de 2012, com escala no temido aeroporto de Barajas.
Já fui a Madrid uma vez, visitando a cidade, porém agora, só vou passar por lá para pegar o voo para Londres.
Meu passaporte antigo venceu. Estou com um passaporte novo.
Já vou levar seguro viagem, vouchers de hotéis, voucher de transfer, passagens de ida e volta e o dinheiro pedido em euros e libras + cartão de crédito internacional. eu te pergunto: a imigração espanhola continua mandando brasileiros embora mesmo com todos os documentos? Outra coisa, tenho medo de ficar perdido no aeroporto de barajas até achar o local de conexão… 🙁

    Olá, Marcos! Leia os comentários anteriores, a coisa está mais tranqüila.

    Se você vai a Londres via Madri, sua imigração será feita em Londres. Em Madri você estará em trânsito.

Boa noite,irei p roma, mas minha imigração sera por madri, estamos em 3 ( eu, minha filha de 17 anos e nosso amigo) temos passagens ida e volta, reservas de hoteis e trens, extrato do visa travel e dos cartoes de credito, seguro saude,declaraçao de vinculo empregaticio aqui no Brasil, devo ficar com medo da imigração? podemos entregar isso os 3 juntos? pois as reservas dos hoteis estao no meu nome.algum conselho? obrigada

    Olá, Mari! Está tudo certinho. Tentem passar juntos. Mas para não dar espaço para chabu, faça cópias das reservas, mesmo no seu nome, para o seu amigo ter à mão também, caso precise passar separado.

    Bóia,

    Essa declaração de vínculo empregatício é obrigatória? Extrato do cartão de crédito é a fatura? Estou levando em moeda o equivalente a 45 euros por dia, e ainda tem o cartão de crédito internacional!!! Chegarei pela Singapore, em Barcelona…será que a imigração lá é mais rigorosa?
    Abs,
    Felipe

    Olá, Felipe! Não temos ainda relatos sobre a chegada por Barcelona. A Espanha não está mais tão implicante quanto já foi.

    Se você chegar a precisar apresentar declaração de vínculo empregatíciio é porque a coisa vai estar preta.

Bóia e pessoal,

vocês viram? o Brasil aprovou que irá usar a mesmas medidas q o espanhois usam com a gente na entrada da espanha!! Eles terão que apresentar passaporte com validade de 6 meses, passagem de volta, carta convite ou hospedagem, e 170 reais por dia q passar aqui!!
Eu ameeeeeeeeeei essa decisão!!! Apesar que estou com medo da minha ida a espanha, mesmo ido imigrar por lisboa, vcs acham q eles podem imigrar querer dificultar nossa entrada???

    Olá, Juliana! A única conseqüência desta medida, se divulgada na Espanha, será a diminuição ainda maior de turistas espanhóis no Brasil.

    O turista espanhol que realmente tenha condições de visitar o Brasil continuará a vir. Possuir passagem de volta comprada, passaporte válido e dinheiro para se manter por aqui durante sua estadia é o mínimo que se exige em qualquer país que se visite.

    Muito boa a decisão e inacreditável até hoje não ser exigido nada deles para entrarem no país.

Boa tarde “Boia”,

estarei viajando à Espanha e Russia em 2 meses, porém minha passagem aerea saiu apenas com meu primeiro sobrenome.
Há algum risco de ter problemas por esse motivo, tanto no embarque quanto nas imigrações?

Obrigado

esses europeus seguem sendo prepotentes, estão necessitando da nossa grana, ingressam aqui só com passaporte sem agende da federal ficar fazendo perguntinhas, não esta na hora do Brasil adotar uma reciprocidade com esses europeus que vem pra cá, façam ficar em filas, serem tratados como criminosos que eles aprendem rapidinho, mesma coisa o visto para os USA, gastamos muita grana para os americanos sobreviverem a crise e ainda assim colocam mil e uma dificuldades para obter o visto ou renovar.

Olá boia, vou registar minha voltar aqui! O policial em Barcelona na imigração da volta olhou p meu passaporte que ja estava com 39 dias na Europa e perguntou onde eu tinha ficado esse tempo todo lá se em casa de amigos ou hotel , eu falei nao comprendo … de proposito! Ele ficou olhando as outras folhas do meu passaporte e olhou p data de entrada e perguntou desde que dia eu estava la , eu olhei p mesma data que ele estava olhando e disse o dia que ele estava olhando tanto quanto eu, ai ele carimbou minha saida com aquela tipica cara de europeu ” poucos amigos” que a gente vê pelas ruas. Ve se pode ! A ida foi tranquila pela imigração ja registrado aqui no dia 24 de dezembro e a volta eu achei que ele queria encher a paciência um pouquinho … devia esta soltando fogos pq a gente esta saindo do país deles … vai entender !

como faço para tirar esse certificado aqui no inss do brasil
só com esse certificado nao precisa do seguro saude,vou pra bruxela.
vou por madrid.

Minha imigraçao em Madrid foi super tranquila…são carrancudos, mal humorados, mas não tive nenhum tipo de problema.

mas eu gostaria de saber se é obrigatorio esse seguro saude

no caso se eu for com todas as exigência menos o seguro sera que entra ?

    Olá, Mario! Para a Espanha especificamente o seguro não é obrigatório. Mas é recomendável, porque para ser atendido pelo INSS local você precisaria tirar um certificado aqui no INSS do Brasil.

    Na França e na Alemanha o seguro é obrigatório.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito