Já passou a Páscoa no exterior? Conte pra gente!

Guarda Suíça no VaticanoCom a inestimável ajuda da Bóia Paulista, estou fazendo um post sobre pecualiaridades da Páscoa nos destinos internacionais mais desejados pelos brasileiros.

Pesquisando na internet e em comentários já deixados aqui no VnV, vamos compilando informações preciosas. Vimos que, nos Estados Unidos, os outlets e grande parte das lojas de departamento e megastores fecham no domingo de Páscoa. Que na França a Sexta-feira Santa não é feriado — mas a segunda-feira é (ainda assim, os museus abrem). Em Roma só assiste às missas no Vaticano quem tiver convite expedido pela sua paróquia. A Andaluzia fica coloridíssima com festas e procissões. Já Santiago do Chile fica às moscas de sexta a domingo (nem os museus abrem).

Quer ajudar o nosso levantamento? Se você já viajou ao exterior na Páscoa, conte pra gente como foi: se houve mudança no funcionamento do comércio ou dos museus, se foi difícil achar restaurante aberto — e qual foi o ponto alto do feriado para você.

Obrigado!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


58 comentários

Ano passado estávamos em Bilbao na época de Pascoa e considerando que não tinhamos parentes na cidade, não recomendaria. A cidade ficou fechada (inclusive alguns museus – salvo o Gughenhein que funcionou ritmo normal). Lojas todas fechadas de quinta a terça! Se precisassemos de uma emergência teria sido em vão. Aliás precisamos e tivemos que despencar para uma outra cidade proxima para tentar comprar uma roupinha extra, muito inconveniente.
Feriados de Pascoa na Espanha são tradicionais e lindos, mas pode ser um transtorno se não tiver mais nada para fazer.

Em 1998 passei a Páscoa em Sevilha. Lá a coisa é levada a sério. A cidade enche de turistas e os preços triplicam, mas sem dúvida é muito bonito ver a procissão dos Nazarenos. Como se trata de um feriado importante na Espanha, os aeroportos estavam abarrotados. Claro que isso foi naquela época, imagino que com os novos terminais em Madri e Barcelona as coisas estejam melhores.

hahahahahha Ah, que bom! Fiquei assustada com o comentário da Patrícia B. Maia. Mas acho que ano passado a semana santa caiu um pouco mais pra frente! Eu vou viajar dia 4 de abril.

    Livia, ano passado coincidiram os feriados 21/04 e Semana Santa. Nevou apenas no Valle Nevado. Não estava frio na cidade, foram dias lindos exceto na sexta feira q choveu.

Chegaremos à Paris esse ano em pleno domingo de Páscoa. Na segunda-feira, que é feriado, a programação será: matar a saudade do filhote que está morando lá 😉

Em 2010 passei a Páscoa em Paris…a cidade estava bem cheia, o frio estava cortante e durante a tarde houveram algumas pancadas de chuva, mas a cidade é maravilhosa e compensa tudo! As atrações turísticas abriram normalmente, os restaurantes e lojas da Champs Elysees também.

Ano passado estive em Santiago. Como o país é muito católico, museus fechados e alguns restaurantes também. Na sexta santa por sorte caiu neve e fomos ao Valle Nevado e no domingo programamos Vina del Mar e Valparaiso com parada em uma vinícola no caminho. Deu pra conhecer sem problemas estas duas cidades.

Passei a última páscoa em Buenos Aires e Ushuaia. Sexta-feira santa estava em Buenos Aires. Tudo funcionou normalmente (lojas do centro, florida) e o metro inclusive era free naquele dia! Visitação Casa Rosada também estava funcionando.
Sábado chegamos em Ushuaia onde fizemos o passeio de barco no canal de Beagle. Tudo funcionou normal, e a cidade estava bem cheia.
Domingo (de páscoa) fizemos o passeio ao Parque da Terra do Fogo. Tudo aberto e funcionado normalmente.
Enfim, são destinos que não se perde nada por fazer no feriado de páscoa.

Passei a Páscoa em NY em 2010 e o que realmente me chamou a atenção foi que as pessoas foram muito gentis e algumas estavam com chapéus enfeitados com coelhos e flores. Dentro de um ônibus da cidade eu estava sem dinheiro trocado para pagar a passagem e tive que tentar trocar com os outros passageiros, e para minha surpresa, uma senhora me ofereceu todas as suas moedas sem querer aceitar o meu dinheiro de volta por mais que eu insistisse e me disse que ela é que se sentia muito bem em estar fazendo aquilo porque era Páscoa. Achei surpreendente !!!

Já passamos a Páscoa em Barcelona (aproveitamos para ir à Sagrada Família) e em San Francisco (normal como já falado aqui). O que foi muito legal e não sei se coincidência, estavamos em Paris no primeiro domingo após a Páscoa e fomos à missa das 18 na Notre Dame, onde foi feita uma celebração especial com um cortejo enorme (mais de 50 padres) e aquele orgão maravilhoso tocando, só faltou Quasímodo ao final :))

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.