Johanesburgo, destrinchada pelo Emiliano Homrich

Melville, Cidade do Cabo. Foto: Emiliano HomrichO arquiteto paulistano Emiliano Homrich tem um blog com diagramação elegante e conteúdo finíssimo, o Grito na rua. Começou há pouco, mas começou muito bem. Boa parte dos primeiros posts fala de Johanesburgo, de um jeito que eu ainda não tinha lido, nem em português nem em língua nenhuma.

Homrich explica como a cidade funciona: o Centro (CBD, Central Business District), que é a parte antiga da cidade, onde os brancos não andam a pé; Sandton, para onde os negócios se mudaram depois do fim do apartheid, e que ele desaconselha, pela chatice e cafonice (mesmo com a melhor rede hoteleira da cidade); Melville, a Vila Madalena da cidade, onde dá para curtir a pé de dia e de noite (e se hospedar em guesthouses charmosas); e Rosebank, que é o bairro que está acontendo, onde pululam shoppings e hotéis novos.

Todas as informações estão postas em perspectiva; pela primeira vez fiquei com vontade de dar um pulinho lá. Se você vai — mesmo que seja só uma escala para fazer um safári — não deixe de consultar o Emiliano.

Leia no Grito da Rua:

Johannesburg, longe do óbvio

O Apartheid Museum

Onde se hospedar em Johannesburg

Melville: vida de rua em Johannesburg

14 comentários

Desde pequeno tu escrevia cartas, redacões com conteúdo e ortografia perfeita, além de ser apaixonado por geografia, tudo isso junto com a tua sensibilidade e criatividade só poderia ser um sucesso.

Se eu soubesse disso tudo antes de ir para lá, acho até que teria me aventurado um pouco mais pelas ruas de Joburg.

Eu nunca me arrependo de passar por aqui. Tem sempre ótimos posts, dá gosto de ver. Abraços!

PARABÉNS!Além de ótimo arquiteto,fotógrafo com muita sensibilidade,é também exímio narrador e sua redação é perfeita.
Continue nos presenteando com sua competência.

Emi,como elogio de mãe continua não valendo,só posso te dizer que desde teu tempo de criança sempre li teus textos com grande orgulho e prazer!Hoje os relatos de tuas viagens não são descrições frias e monótonas de um canto qualquer do mundo!As peculiaridades e a alma de cada cidade visitada por ti são percebidas e descritas com forte dose de emoção,sem no entanto esconder, omitir ou exagerar sua realidade!!!

grande indicacao! Eu ainda nao conhecia o blog e adorei. Fiquei pouquissimo em Joanesburgo, entre os safaris e Mauricio, e voltei com aquela sensacao horrivel de que nao conheci quase nada e tenho que voltar anyway. Otimos posts do Emiliano.

nossa, Riq, fico até sem graça…obrigado mesmo. Agora é que deu vontade de escrever mais e mais!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito