Jordânia pra Fê

Soldado jordaniano - foto: Arnaldo Interata
[Soldado jordaniano – foto: Arnaldo Interata]

A Fê Costta, do Viaggiomondo, que está passando um tempo em Dubai, quer dar um pulinho ali na Jordânia no Natal. Está com medo, porém, de ser muito frio, e de não conseguir flutuar no Mar Morto.

Ela pergunta: alguém já foi para lá nessa época? Conseguiu entrar n’água? Dá pra ir à Jordânia e abrir mão dessa experiência?

Dicas e experiências sobre a Jordânia em qualquer estação também são bem-vindas 😀

Jordânia no Fatos & Fotos de Viagem, por Arnaldo Interata

Bate-volta a Petra desde Israel, no Mikix, por Mirella Mathiessen

Olá Riq!!!
Eu de novo por aqui!! Estou indo para o Egito agora em dezembro. Farei a maior parte da viagem com tour mas no final ficarei 4 dias no Cairo por conta própria, será que alguém poderia me dar uma dica de hotel bem localizado?? Durante o Tour ficarei no sofitel le Sphinx, mas como ele fica em Giza, achei que seria um pouco fora de mao para andar por lá.
Aproveitando que estou indo de turkish, farei uma parada de 5 dias em Istambul, se vc puder me dar alguma sugestao de hotel por lá tb seria ótimo.
Nao sei se vc lembra mas em agosto comentei que estava indo para o Alaska. Ainda devo algumas informaçoes sobre esse destino!!! Assim que chegar o recesso de final de ano coloco umas informaçoes aqui. É uma viagem muito legal.
Bjos

Fronteiras Israel-Jordânia:

esidtem três lugares para cruzar:
King Hussein/Allenby- ao lado de Jericó, na Cisjordânia e o mais perto de Jerusalém e Amã- como é na Cisjordânia, é o mais complicado. Para entrar na Jordânia por aqui, só com visto tirado antes no Brasil. Para entrar para Israel, formalidades e checagem de passaportes que podem levar algumas horas- vantagem qué depois da fronteira em meia hora você está na Porta de Damasco em Jerusalém

Ao norte, perto de Beit Shean- mais simples que a King Hussein, mas para entrar na Jordânia é preciso pagar o visto na entrada (não precisa de visto antes)- mais tranqüilo para quem vai para Israel

Eilat/Aqaba- a mais tranqüila de todas- não se paga nada para entrar na Jordânia e o procedimento dura poucos minutos- para entrar em Israel deve ser meio chatinho, mas também mais tranqüilo

Do Egito, há um ferry direto Taba-Aqaba que poupa passar por Israel.

E nem Egito nem Jordânia se importam com carimbos de Israel (até porque as fronteiras são abertas e obviamente quem vir por elas estava em Israel)- nos outros países da região, nem pensar… se quiser visitá-los, pçea para não carimbarem o passaporte,mas os israelenses vão ficar desconfiados e podem te dar mais um chá de cadeira- além do que tem que pedir pra Jordânia/Egito também carimbar fora as entradas/saídas pq fica fácil descobrir que vc esteve em Israel.

Vamos lá : estivemos no Mar Morto em janeiro/08 ( ficamos no Kiempinski, um tremendo hotel, com diárias extremamente baixas pra categoria dele e onde tivemos o melhor por do sol das nossas vidas) e devido ao frio, fomos a Roma e não vimos o Papa, ou seja, não entramos no Mar Morto.
Inclusive, você percebe que a região do Mar Morto tem um micro-clima muito interessante já que lá existem variações de temperaturas muito grandes emn curto espaço de tempo. Nos disseram que ele fica 400 metros abaixo do nível do mar. Estava, inclusive, nevando em Aman e sol em alguns períodos no Mar Morto.
Passamos em Madaba ( uma Zona Leste de São Paulo com algumas coisas interessantes sobre mosaicos) e fomos a Jerash, uma das decápolis do Império Romano. Vá mesmo pois é imperdível. Vimos um hipódromo, um teatro com uma acústica incrível e com um grupo de jordanianos tocando gaiota de fole, além de igrejas, templos, casas e até um centro comercial. Todos muito bem preservados!
Quanto a Petra, também ficaria duas noites lá encaixando o Petra by night na primeira, já que este passeio é quase uma bichogrilice pois a trilha até o Tesouro é iluminada por velas e lá você só vê a fachada dele na penumbra ao som de música antiga e com chazinhos pra espantar o frio.
Você fica imaginando como será com a luz do sol e no outro dia, a surpresa chega já que é de tirar o fôlego (literalmente) e falar vários “Ohhhhs”. Inclusive, vale a pena ir até o Monastério ( são 800 degraus). Não desanime quando disserem: não vá!
Aconselho a fazer primeiro o by Night e depois o passeio diurno.
Tivemos bastante sorte pois pegamos lua cheia no by night e um tremendo sol no outro dia.
Contrate um guia pois passear por Petra sem ele, significa perder um montão de informações.Ficamos no Movenpick que é um hotel correto e muito bem localizado.
Por falar em guia, é importante contratar um motorista pois andar por lá sem falar jordaniano pode acarretar em alguns problemas. Vimos várias barreiras policiais na estrada que fica em frente ao Mar Morto com soldados com armamentos pesados. Pra não ter problemas, o nosso guia dizia que éramos italianos!

Estou AMANDO todas as dicas!
Alguem fez Jordania em dobradinha com Egito ou Israel?
Na verdade minha viagem nao sera apenas a Jordania, e estou tentando conciliar um ou 2 dias em Petra com a viagem ao Egito em Abril ou a Israel em Maio…
Mais alguma dica?

Dri, o problema de fazer Israel + Jordânia na mesma viagem são as formalidades de fronteira, que são bem chatas por terra. Da última vez que eu tinha pesquisado, parecia que a travessia era menos complicada no sul (Eilat/Aqaba). Dá uma pesquisada com “border”, Jordan e Israel que deve aparecer coisa atualizada.

É fácil por Aqaba se a Dri for até a Península do Sinai. De lá tem um ferry rápido para Aqaba. E do Cairo dá para ir até Sharm-El Sheik de ônibus ou de avião.

Dri e Ricardo,
    Fiz Jordânia e Israel. O maior problema da fronteira terrestre, na minha opinião (fiz a de Allenby, conhecida como ponte Rei Hussein) são os horários meio apertados. Na quinta-feira, dia em que passei, fechava ao meio dia. Paga-se um valor para atravessar e do lado israelense você vai levar em torno de 1 hora para conseguir entrar (entrevista, checagem de visto, conferência do hotel onde vai ficar em Israel e coisas do gênero, retirada da bagagem). Depois disto é só pegar um taxi ou van e, cerca de 20 minutos depois, você está ao lado dos muros da cidade antiga de Jerusalém.

Minha experiência ruim não foi neste momento (tirando o tempo gasto, a entrada em Israel foi tranquila), mas ao tentar sair do país, já no Aeroporto de Tel Aviv, com destino à França, quando verificaram, ainda na fila para o check-in, que havíamos estado na Jordânia.
    Fomos interrogados por 4 (quatro) pessoas diferentes, na própria fila. Explicamos que estivemos a passeio na Jordânia. Cismaram com um livro (sim, um desses livros sobre o país, estilo Guia de Ouro da Jordânia ou algo parecido), nos perguntaram se conhecíamos alguém na Jordânia, se tínhamos amigos lá, se falávamos árabe… Depois, viram que já havíamos estado no Egito (anos atrás) e começou tudo de novo.. risos.. Meu marido já estava sem paciência, por repetir as mesmas respostas para tanta gente e pasmem: acharam que ele estava nervoso, porque havia passado creme no rosto e por causa do calor estava um pouco suado!!!). Revistaram toda a nossa bagagem, nos fizeram abrir tudo e só depois permitiram que fizéssemos o check-in. Depois disto, para entrar no salão de embarque, todo mundo passou por mais uns dois raios-x e, em todos, revistaram as nossas mochilas de mão.
    Nesta brincadeira, gastamos mais de 2 horas (portanto, vá com antecedência para não correr o risco de perder o vôo)
    Nunca passei por algo assim antes. Dizem que o aeroporto de Tel Aviv é um dos mais preocupados com segurança no mundo. Entretanto, eles colocam aqueles pós-adolescentes do exército deles para fazer estas perguntas na fila do check-in e eles não têm o menor tato. Talvez por isso, tenhamos sido inquiridos por 4 pessoas diferentes.
    Pessoalmente, saí de Israel com uma sensação muito ruim.
    Meu consolo é que não parecia algo pessoal. Havia um alto executivo francês na minha frente e encasquetaram com o homem, porque ele só viajava com uma maleta de mão. Este episódio se deu mais ou menos na mesma época em que criaram caso com a filha daquele diplomata brasileiro só porque ela tinha um nome ou sobrenome (não me recordo) que parecia ser de origem árabe.
    Bom, estas coisas acontecem… risos.. Ainda assim, valeu à pena ter conhecido Israel e, principalmente, Jerusalém.
    um abraço,
    Cássia (@popysp)

A minha saída de Israel também foi traumática. Eu resolvi voar pra Amã pra não enfrentar a fronteira terrestre. Passei exatamente pelo que você passou — a moçadinha da Mossad. Sempre digo que se tivesse acontecido isso na entrada, eu teria pedido prra me deportarem no próximo vôo pra qualquer lugar. Ninguém merece tanto perrengue.

É uma chatice tããão grande , que ajudamos os adolescentes
    pedindo um intérprete que falasse portugues , e aí a coisa complicou pro lado deles , e foi pápum 😎

Oi Luisa… ia falar sobre a minha experiência. Fi bem tranquila e pelo que meus amigos de Israel dissera, a fronteira por Eilat é a melhor e a mais simplificada, no post tem mais explicação.

Dri, qualquer coisa me escreva 🙂
    Bjs

A regra é ( ou era) não carimbar o passaporte em Israel ( e sim em uma folha em branco ) para poder entrar na Jordania.

Obrigada Sylvia!

Pois entao, o plano original eh chegar na Jordania atravez da Penisula do Mar Vermelho no Egito, mas ao planejar a viagem do Egito, temos TANTA coisa pra ver e fazer por lah, que jah to achando que nao vai valer a pena desperdicar 1 ou 2 dias de Egito para estender ateh Petra, mesmo sendo mais facil (jah fiz varias pesquisas e jah ateh tenho o contato e precos de algumas agencias que organizam esse tipo de passeio day trip ou 2 dias na Jordania saindo de Sharm el Sheik).

Entao por outro lado, como tambem vamos para Israel no mes seguinte, talvez fosse mais facil cruzar ali pelo mar morto, onde os dois paises fazem fronteira, e assim talvez seja mais rapido e com menos correria…
    Mas pra ser sincera ainda nao pesquiser muito sobre a relacao Israel/Jordania, entao vou dar uma lida no blog da Mirella! Bem lembrado Sylvia!

É mais o problema da burocracia mesmo, e de ter que trocar de condução na fronteira.

Nós não conseguimos atravessar pelo Mar Morto ( ao norte e ao centro), nos informaram que só seria possivel pelo sul .. muito complicado prá decidir lá mesmo .

Olá!

Estive na Jordânia em abril e estava muito quente. Não deixe de entrar no Mar Morto, independente da temperatura. Por causa da salinidade da água, você não vai poder ficar muito tempo lá dentro mesmo (eles recomendam 15 minutos de mergulho, sem molhar a cabeça). Tome cuidado para não ter nenhum corte ou ferida muito recente na pele, porque qualquer coisinha vai arder bastante.

No Mar Morto, recomendo ficar no hotel Kempinkski. Além da saída para o mar, ele tem diversas piscinas sensacionais. Fora os restaurantes e todos os outros mimos. Acho que há “day pass” para aproveitar as piscinas e a praia. https://www.kempinski-deadsea.com/en/home/index.htm

Também recomendo dormir em Petra e tentar fazer o passeio “Petra y Night”. É uma coisa bem para turistas mesmo, mas a atmosfera é inexplicável. As ruínas de Petra iluminadas por velas, música tradicional, céu estrelado… Vale a pena! E o hotel Movenpick é realmente o mais bem localizado em relação às ruínas de Petra.

Tente também passar a noite no deserto de Wadi Rum. O passeio de jipe sai por no começo da tarde, te leva pelos pontos mais legais do deserto, pára para ver o pôr-do-sol e termina nas barracas “nem tão tradicionais” beduínas. No que eu fui, o conforto era enorme. Água encanada, cama com colchão nas tendas, etc. Comemos um cordeiro que estava enterrado na brasa e depois tivemos show de beduínos que cantaram e dançaram com o grupo até altas horas da madrugada. Também inesquecível!

Recomendo um dia para Amã, com passeio pelo centro velho, coliseu, ruelas e becos do centro da cidade. Vale se embrenhar pelos becos e encontrar lojinhas e feirinhas bem “locais”. Fiquei pouquissimo tempo em Jerash, mas me pareceu ser um lugar bem legal também.

No geral, os jordanianos são muito simpáticos, muito hospitaleiros e vão fazer de tudo para que vocês aproveitem a viagem ao máximo. A maioria da classe média/alta fala inglês bem. Vendedores e taxistas também. Nas ruas é mais complexo, porque o povão fala um inglês com sotaque muito carregado e de difícil compreensão. Mas eles se esforçam bastante para serem entendidos.

Bom, se tiver mais dúvidas pode me mandar um e-mail ([email protected]). Publiquei algumas fotos da minha viagem aqui: https://www.flickr.com/photos/leandromp/collections/72157618501264506/

Espero ter ajudado!
Leandro

Leandro vocè lembra o nome da empresa ou pessoa com quem ficou em Wadi rum? Vi tuas fotos e achei bem legal o alojamento e tal, e como quero dormir no deserto me pareceu perfeito. E uma outra perguntinha, você foi ao deserto desde Petra ou de Aqaba? E com que tipo de transporte?
    Beijos

Oi Patricia! Passei a noite em Wadi Rum com passeio que eles oferecem em um posto turístico na “entrada” do deserto. Existe uma área ali com restaurante, lojinhas, etc. e um balcão de informações que vende turs de um dia inteiro, pernoite, pernoite em grupo, etc.

Fui ao deserto desde Petra, mas estava em um grupo grande com um ônibus à disposição (viagem de trabalho/turismo), então tivemos muitas mordomias que o viajante normal talvez não teria.

abs!

Brigaduuu Leandro, eu acho que vou a Wadi Rum a partir de Aqaba porque sei que de lá tem ônibus, agora até Petra vamos ver o que consigo! hehehehehe
    Beijos

Wadi Rum tem um cooperativa local de beduínos… todos os preços são tabelados e eles te levam a acampamentos de acordo com a ocupação… acho que existem alguns acampamentos que você precisaria reservar, mas não vejo necessidade…não há agências que façam os passeios de jipe, só essa cooperativa.. os motoristas são bons e simpáticos, mas não são guias, fazem observações simples…

Leandro, ajudou bastante, obrigada!!

Infelizmente não conseguí ver suas fotos… aqui em Dubai o site do Flickr é bloqueado, por medida de “segurança”… :s Vc as tem em outro lugar que não seja lá ou no orkut?

Oi Fê, posso colocar no Picasa, do Google. Você consegue acessar daí?

Bem, entrar no site do Picasa eu consigo, mas daí acessar algum álbum, já não sei. Se não for dar trabalho, gostaria muito de ver! 🙂 Obrigada!!

Oi Leandro, vc se lembra com que agencia-beduino-camp vc fez o passeio pelo wadi rum? Não vou dormir pois vai estar muito frio la agora em dezembro, somente quero passar o dia.

Oi Helo,
    o passeio foi fechado diretamente na “entrada” do deserto. Lá eles fecham pacotes com passeios de 2 horas, dia inteiro, pernoite, etc. Não lembro se tinha uma empresa específica ou era coisa do próprio órgão que administra o deserto.

Fe

Leia o blog do Arnaldo sobre a Jordania, que é sensacional.

Não sei se voce tem tempo, mas Eilat, na fronteria com Israel, vale a vista, pelo aquário, e pelas excrusões nos recifes, e no deserto. Se voce pretende visitar outros paises arabes, peça para nao carimabarem seu passaporte.

Olá Ernesto!

Já lí a Jodrânia no blog do Arnaldo duas veze: quando ele publicou e agora! 🙂 Já selecionei as dicas todas!! ;))