LadyRasta explica: por que Santo André é bacana

Santo André, Bahia

A querida Flavia Penido, the one and only LadyRasta, está desde o fim do ano fazendo uma das coisas mais gostosas que existem: pulando de praia em praia na Bahia. Quando chegou a Santo André, vilarejo 30 km ao norte de Porto Seguro (devidamente protegido por um riozinho que só se atravessa com balsa), quase não saiu. Ela foi para passar três dias, acabou ficando seis, e não vê a hora de voltar.

Neste post recém-publicado no seu blog, ela conta os porquês deste lugar ser tão especial. E eu republico aqui até por penitência — eu demorei muitos anos para identificar o verdadeiro charme de Santo André.

Vá ler — e aproveite a viagem para ver também como ir do Arraial d’Ajuda a Santo André pelo modo semi-roots, outro post de utilidade pública para quem quer zanzar pela região.

39 comentários

Caro Bóia. Obrigado por suas dicas. É sempre bom falar com quem já esteve lá. Vamos ver como me saio em Itacaré e P. Seguro e desta vez (estive lá em 1997 – totaly crazy) terei a ajuda (valiosissíma) de vocês. Saúde sempre, para curtir sol, praia, cervejinha gelada, comidinhas e belas paisegens! Valeu!

Ricardo. Suas dicas são “ouro” para quem (me incluo nessa) busca conhecer lugares mágicos -aqueles que se leva para o resto da vida-e pessoas interessantes, de preferência simples e de bem com a vida. Estou com programação Janeiro 2012 para Itacaré (Pousada Vila Bella) para 7 dias visitando Maraú, Boipeba e Taipus de Fora. Será que dá ??. Depois tenho mais 5 dias reservados em Porto Seguro pois quero ir a Santo André. Vale a pena mudar para Arraial D´Ajuda para fugir da muvuca do axé?? Obrigado.

Olá, Ricardo, estamos programando férias para o começo de julho e estamos em dúvida entre Trancoso (minha primeira opção) e Sto André (descoberta do meu namorado).
Como não encontro muitas informações sobre Sto André, estou em dúvida. Sto André é muito roots? Tem algum centrinho pra passear a noite ou pelo menos opções de restaurante?
Em Trancoso, pensamos em ficar na pousada Capim Santo. Parece bem confortável e romantica… É uma boa opção?
Uma última pergunta? Chove mto em julho?
obrigada.

    Alô, Marianna! Aqui quem responde é A Bóia. Para pegar o espírito da coisa em relação a Santo André, clique no link que leva ao relato da Flavia Penido, indicado no texto acima. Trancoso, ou Arraial D’Ajuda, de repente, parecem mais acertados para o tipo de lugar que você procura, com restaurantes e um “centrinho”.

    Não deixe de ler o post mais do que completo do Ricardo Freire sobre o sul da Bahia: https://www.viajenaviagem.com/2007/06/resumindo-sul-da-bahia/
    O Comandante esteve, inclusive, na Capim Santo.

    Se você pegar chuva, não será o tempo todo. Veja mais: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

    Oi, Bóia! Obrigada pelo rápido retorno e pelas dicas.
    Estou convencida de ir a Trancoso. Passei apenas um dia lá, na minha viagem de formatura. Nem tive tempo de conhecer direito.
    A pousada Capim Santo já me confirmou a disponibilidade.
    Estou muito animada. Suas dicas foram muito úteis!

Ricardo, estou pensando em ir em Abril para Santo André (resort Costa Brasilis) ou para arraial (no Eco Resort). Vi num post antigo que nesta época do ano teremos menores chances de pegar chuva, correto? Sobre as duas opções acima, qual seria a mais bacana?

Ricardo estou em dúvida entre me hospedar em Porto Seguro ou em Arraial D’ajuda, qual você indicaria? Em Arraial pesquisei muitos hotéis e me interessei pelo Hotel Mar Paraíso, o hotel é realmente bonito que nem é mostrado no site, vale a pena ficar por lá?
Obrigado

    Por favor nunca duplique perguntas em posts diferentes. Está respondida no outro em que você perguntou.

Tenho férias entre 26 dez/10 e 15 jan/11 e estou pensando em ir de carro p/ bahia, alugar uma casa em uma praia tranquila por lá (de preferência bonita) e esquecer da vida.
Pensei na Praia de santo andre. Alguem já alugou casa ali?
Alguma outra sugestão de praia?
Obrigada

Olá Ricardo, boa tarde.
Estamos pensando em ir para Santo André (BA) em março próximo e como você é o nosso guru de viagens, gostaria de poder contar com sua ajuda para definir a Pousada que iremos ficar.
Como já estamos cansado de “resortões” e ultimamente temos buscado lugares mais intimistas, ficamos em dúvida na escolha da Pousada.
Consideramos a Pousada Victor Hugo, a Pousada Vila Araticum e a Guest House CasaPraia que tem apenas um bangalô.
Vi num de seus blogs um comentário seu que a Vila Araticum não é exatamente pé na areia apesar dela se apresentar como se fosse.
Não é?
O site da Pousada Victor Hugo é muito ruim e não mostra como são os apartamentos.
Gostamos de conforto e eu particularmente de mais espaço.
Como durmo pouco e gosto de ler, sempre dou preferência para Hotéis e Pousadas que tem um ambiente separado do quarto, para não incomodar minha esposa, que adora dormir.
Ví algumas fotos da Guest House CasaPraia e achei muito confortável.
Teria algum inconveniente ficarmos lá?
Muitíssimo obrigado pela atenção.
Abraços.

    O bangalô da Casapraia é arquicharmoso, mas é indicado para quem quer curtir o ambiente da Casapraia, que à noite funciona como um bar. Ou seja: é como você ter uma suíte no melhor bar da cidade. Nos dias de festas, isso significa que você só vai dormir depois da festa.

    A Vitor Hugo tem dois quartos mais confortáveis com ar split e closet, mas não têm ante-sala, não. Você teria que ler na varanda (o que não é má idéia).

    Mas a área social da pousada é muito gostosa, com uma sala e um avarandado que você adoraria ter na sua casa de praia.

    Valeu Ricardo, muitíssimo obrigado.
    Suas dicas valem ouro.
    Forte abraço

Entendi o “esquema megabarraca”… que pena! Era um lugar super rústico, mas isso foi a mais de 10 anos atrás…obrigada pela explicação. Aliás, acho que praia no Brasil que você não conheça tá difícil….

Riq, a muitos anos atrás, fiz uma viagem de carro pelo litoral do Brasil (SP a Pipa) e parei em N lugares, entre eles uma praia linda no sul da Bahia chamada Olivença. Fica bem próxima a Ilhéus. Passados todos esse anos, nunca mais ouvi falar dela. Vc conhece? Já ouviu falar? Por que será que não “vingou”?
http://www.olivencailheus.com.br/
Fiquei curiosa….

    É o trecho mais bonito do litoral de Ilhéus, Paula. É supermovimentado — na praia da Batuba fizeram uma megabarraca estilo Fortaleza, com restaurante e palco pra shows. O que não ajuda muito Ilhéus é a cor do mar… é turvo o ano inteiro. E o surgimento de Itacaré ao lado acabou desviando todos investimentos de charme.

Sim, eu entendi.. É que quem viaja pouco por ano, tem q ficar analisando prós e contras de cada lugar… Mas to muito agradecida por tuas dicas. Valeram muito a pena! Sou tua fã!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.