lavanderias automáticas na europa

Como usar lavanderias automáticas na Europa (e diminuir sua bagagem)

O segredo de viajar leve é usar lavanderias automáticas. Na Europa as lavanderias automáticas estão por toda parte — jogue a palavra ‘laundromat’ no Google junto com o nome da sua cidade (melhor ainda: do seu bairro) e você logo descobrirá a mais próxima de você.

Se você investir duas horas (e cerca de 10 euros) por semana numa lavanderia automática, vai poder levar roupas para apenas 8 dias de viagem. No sétimo dia, você lava jeans e peças de algodão e volta para o hotel com suas roupas limpinhas e cheirosas.

Lavanderias automáticas: self-service MESMO

As lavanderias automáticas da Europa levam o conceito self-service às últimas conseqüências. As lojas ficam abertas (muitas delas, 24 horas) sem nenhum funcionário dentro. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou… tirar dúvidas.

Na minha opinião, esse é o único problema das lavanderias automáticas da Europa: não existe ninguém para ensinar você a usar. Eventualmente pode haver um cliente que se compadeça do seu estado catatônico e ofereça ajuda, mas não conte com isso.

Mas não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente alienígena de funcionamento da lavanderia. Na verdade, depois que você domina o básico, a coisa fica praticamente intuitiva. Este post foi feito para você dominar o básico 🙂

Passo 1: localize o painel de controle

Lavanderia automática Europa: como funciona

A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle. Esta caixa comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É aqui que você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso.

Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.

Passo 2: identifique uma máquina livre

Lavanderia automática Europa: como funciona

Veja as lavadoras que não estejam ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle.

Escolheu, pagou? A máquina é sua, ninguém tasca, você viu primeiro.

Passo 3: compre sabão e amaciante

Lavanderia automática Europa: como funciona

Nesse momento você vai descobrir o primeiro uso realmente útil do wifi da lavanderia: dar um Google Translate nos nomes dos produtos à venda.

Por exemplo: caso você se encontre na Alemanha, como eu, pode perguntar que diabos significa Vollwaschmittel (detergente neutro) e Weichspüler (amaciante).

Normalmente há dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Não está aparecendo na foto, mas os compartimentos tinham o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem).

O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.

Passo 4: escolha o programa e ligue a máquina

Lavanderia automática Europa: como funciona

Agora você deve escolher a temperatura da água e a duração do ciclo.

Depois, é só fechar a máquina e apertar no ‘start’.

Ufa. Você acaba de ganhar 50 minutos de recreio. Pode dar uma voltinha ou usar o wifi para atualizar suas redes sociais (e pesquisar sobre os próximos passeios).

Passo 5: secar

Lavanderia automática Europa: como funciona

Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras.

Localize uma secadora vaga, veja o número (nesta lavanderia, eram letras), selecione no painel e pague.

Daí, coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance da roupa encolher) e aperte o play — digo, start.

As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.

Passo 6: dobrar

Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentinhas. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso. Vá dobrando e alisando, dobrando e alisando.

OK, elas não ficam engomadas, mas fique tranqüilo que suas roupas de algodão estarão bastante apresentáveis. Palavra de escoteiro.

Passo 7: comemorar

Não falei? Você conseguiu! Trocou o perrengue de arrastar uma mala G pra cima e pra baixo por duas horas de desafio e adrenalina numa lavanderia que não fala o seu idioma. Parabéns!

Leia mais:

Mala: viaje leve

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    44 comentários

    Amei suas dicas! Já salvei no celular! Já fiz uso dessas lavanderias na Itália e estavam em inglês. Agora vou para o Leste Europeu inclusive a Berlin então estou tranquila com sua dicas será fácil. Obrigada!!!

    Existem uns “cubinhos” me falha a memória achar nome melhor) da marca Ariel que juntam num só o sabao e o amaciante. É só jogar dentro da máquina junto c as roupas. É fácil d carregar, vc só leva o q vai usar a cada lavagem. Encontrei em vários paises da europa. Mas normalmente fico em lugares que tem a máquina e instruções em Inglês. Agora estou indo pela primeira vez tentar lavar as roupas aqui na França sem falar uma palavra de Francês. Que os Deuses viajantes me ajudem. Rs

    Irei ficar por quase 2 meses na Europa e achei essa a melhor opção. Mas fiquei com uma dúvida, já que vou fazer isso várias vezes, posso comprar o sabão no mercado ou sou obrigada a usar o da loja?

      Olá, Daniela! Pode comprar no mercado, claro. Mas as embalagens na Europa são bastante grandes, se você ficar viajando vai ser complicado carregar.

    Bóia, desculpa a ignorância. No post fala que durante a lavagem temos 50min de folga. Não acontece de alguém roubar a roupa enquanto isso? Obrigada.

    Eu levo um mini ferro de passar na mala, que pesa cerca de 320g. Roupas íntimas e camisetas eu lavo no banheiro do quarto do hotel( lave no início da noite e na manha seguinte estará seca). Dica: não deixe roupa estendida no quarto durante o dia, as camareiras não gostam e podem joga-las no chão.

    Respeito todas as opinioes mas cada hora no exterior vale ouro (principalmente se o dia estiver ensolarado, o que é coisa rara na Europa e Am.Norte).Portanto não vou abrir mãode horas preciosas procrurando lavanderias, passando o perrengue de entendê-las funcionar e esperar ficarem prontas.Fora a logística de levar e trazer esse volume de peças de roupa.Mais sensato viajar com uma mala e 23kg que cabe toda a roupa da sua viagem tranquilamente.Precisou de uma peça ou outra? Entregue num dia no seu hotel e no outro estará passadinha dentro do seu quarto.Sofrimento nas férias deixo para os mochileiros…

    Sempre quis usar esse sistema, mas não me sentia encorajado… já viajo com mala menor mas faço airbnb ou aps com máquina de lavar. Vou tentar usar o sistema laundromat algum dia. Excelentes dicas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito