Viagens de carro Provence

Leasing de carro na Europa: você fez recentemente? Diga lá!

Próximo a St.-Rémy-de-Provence

Outro dia a Adri Lima perguntou das sobretaxas para devolver carro alugado na Europa, num país diferente do da retirada. Os sites das locadoras que oferecem essa possibilidade normalmente fazem o cálculo e discriminam automaticamente.

Mas eis que a Maria das Graças entrou para lembrar algo de que eu já tinha esquecido: o leasing de carros oferecido pelas montadoras francesas na Europa. Antigamente esse esquema era tido como um grande negócio: você pega um carro novinho de fábrica, rodapelo menos 17 dias e devolve para a montadora revender, pagando preço mais barato que locação.

Por que será que não se fala muito mais nisso? Será por que ficou caro? Ou será por que ninguém mais passa pelo menos 17 dias na estrada?

Quando me interessei pelo esquema, na outra encarnação, havia uma taxa de US$ 200 para devolver o carro em outro país (que é bastante razoável; nas locadoras isso pode chegar a 600 euros, dependendo da distância entre os países). De vez em quando também rolava uma promoção tornando grátis a entrega em outro país durante determinado tempo.

Na época havia até uma agência brasileira especializada em leasing Renault, a Renocar. Agora, procurando na internet, vejo que apenas a Citroën está representada no Brasil, pela TT Operadora. A Peugeot tem um site internacional e o programa da Renault parece ter um site baseado na Austrália.

Estamos atrás de relatos e depoimentos de brasileiros que tenham feito o leasing recentemente (ou ao menos pesquisado dentro de condições reais de viagem).

O que levou você a escolher (ou não) esta modalidade? Como foi na prática? Conta pra gente! Obrigado!

Leia mais:

39 comentários

Em agosto de 2013 aluguei uma BMW 320 cabriolet diesel pela Hertz por 16 dias por 1305 euros, rodei 6 mil km por 7 paises. Em setembro de 2014 aluguei uma BMW 420 cabriolet diesel pela Hertz, 21 dias por 1557 euros, rodei 4500 km por 7 paises. Carros ótimos e super econômicos. Reservei ambos com meses de antecedência e consegui um bom desconto apesar de ser alta temporada. Mas da próxima vez gostaria de fazer um leasing de algum carro elétrico se for mais barato do que o aluguel, provavelmente por mais de 21 dias. Pelo que vi somente as montadoras francesas fazem o leasing na Europa. Se alguém souber de outras me avise.

Em maio de 2014 meu namorado e eu fizemos uma viagem à europa cujo roteiro incluía 8 países.Escolhemos fazer o leasing porque em viagens anteriores alugamos carros de diferentes locadoras e tivemos que lidar com problemas mecânicos e tb com a cobrança indevida de multas.No começo discordei desta opção justamente porque havia lido aqui que o leasing era algo em desuso e do qual nem se ouvia mais falar.No final das contas decidimos optar pela segurança de fazermos a viagem num carro 0 km e com a garantia de troca de veículo em qq um dos países que iríamos percorrer caso houvesse qq tipo de problema com o carro.Tudo foi perfeito desde o contrato até a devolução,num processo desprovido de burocracia.Assim que chegamos na agência do aeroporto prá fazermos a entrega do carro o atendente perguntou…” Algum problema ?” respondemos que não.O que era verdade.Deixamos o veículo no pátio da agência e pronto. Na ocasião fiz alguns orçamentos em sites de locação mas o quesito segurança falou mais alto visto que somos um casal de meia idade e portanto mais prudentes do que fomos tempos atrás.Bom, esta é a nossa experiência.Espero que alguém tire proveito dela.

    Olá, Marcia! Para que alguém tire proveito do seu depoimento, é preciso que você nos conte com que cia. fez o leasing, por quanto tempo e quanto custou, se fez por conta ou se foi via agente de viagem. Conta pra gente? Obrigada!

    Oi Bóia, realmente ficou faltando muita informação mas como a nossa negociação foi meio complicada e incomum, preferi omitir prá não influenciar negativamente os leitores do blog. É que meu namorado que mora em B.Aires preferiu contratar o leasing pela Oremar, uma empresa argentina que entre outras atividades atua como agente de locação e leasing de veículos do mundo todo.Tudo correu muito bem até que descobrimos que o valor foi acrescido de 35% que é o imposto sobre serviços contratados no exterior e que havia entrado em vigor na Argentina.Na verdade foi uma burrada que fizemos então é bom nem pensar.Lembro que na ocasião fiz uma simulação de quanto custaria fazer o leasing no Brasil e deu vontade de chorar.
    Enfim falo da melhor parte.Rodamos 7.500 km durante 32 dias num Peugeot 208 super gostoso de dirigir, estacionar, e com espaço mais que suficiente prá duas pessoas.Retiramos o carro na agência Peugeot courbevoie em Paris onde fomos super bem atendidos e orientados sobre todos os recursos disponibilizados para nós já que a partir dali seríamos os proprietários do carro até o momento da devolução no aeroporto,Em maio próximo voltaremos à europa prá um tour Portugal e Espanha de 32 dias e mais uma vez vamos fazer um leasing só que desta vez no Brasil – https://www.peugeotnaeuropa.com.br/leasing.php.- Ainda não fiz contato com a agência mas assim que fizer publico o valor do leasing comparado ao de uma locação.

    até breve !

Acabo de fazer o leasing da Renault no site australiano indicado acima. Foi tudo tranquilo e muito seguro no processo de contratação. Já troquei varios emails com a oficina de Milano onde vou pegar o carro pois pedi que colocassem pneus de inverno para neve no caro. Enviaram toda a documentação oficial da Renault.

Peguei um carro Grand Scenic pois vou viajar com a familia por quase 40 dias. Achei o preço muito conveniente , sobre tudo pelo fato que todo está asegurado e não tem nenhum truque. O custo ( depois de converter os dolares australianos) foi de R$ 6100.

Na volta da viagem conto como foi a experiencia de andar de carro na Europa todo esse tempao.

    No site australiano https://www.renaulteurodrive.com.au informa “Prices on this web-site are available to residents of Australia/ New Zealand.”

    Há também o site americano:
    https://www.renaultusa.com

    o da Citroen:
    https://www.citroendriveeurope.com.au

    E o da Peugeot:
    https://www.peugeotnaeuropa.com.br

    Também estou cotando para 31 dias pegando na Itália e devolvendo na França, e comparando com aluguel one way, e também alternando carro e trem; o mais caro é locação com one way, já o leasing fica próximo de 2 locações, uma em cada país, mas sem a “moléstia” de pegar/entregar deslocar de trem, de novo pegar e devolver.
    Bóia, lance-se ao mar! Podia dar um toque para a Tania dar seu Feedback, ela foi em maio, afinal conseguiu?

    …e aí, Humberto, como foi sua experiência? Estou curioso para saber detalhes, especialmente quanto à negociação via Austrália.

Eu e minhas irmãs fomos para Europa em 2012 e, um dos meus cunhados, depois de muito pesquisar optou pela aquisição de um leasing. Seriam 23 dias de viagem por Portugal, Espanha, França e Italia. Pegamos uma perua Peugeot, automática, maravilhosa, super confortável e o custo beneficio foi pra lá de bom. Recomendo o leasing.

Já aluguei 5 vezes carros da Renault pelo sistema de leasing. A ultima foi em 2012 quando reservei um Duster ( que lá é chamado de Dacia ) a diesel, tração nas 4 rodas e com GPS. Maravilha ! Fez 16,8 km/litro.
Agora estou querendo viajar de n ovo pelo territorio europeu e não estou encontrando mais a Renocar que teria se mudado da Av. Ipiranga para o ABC.

O meu roteiro repetido duas vezes, para correções e acréscimos começa em Genebra e acaba na mesma cidade, passando por Evian, Montreux, Vevey, Lausanne, Berna, Interlaken, Lucerna, Zurich, Basel, Mulhouse ( e as pequenas cidadezinhas da Alsácia ), Strassbourg, Konstanz, Lindau, Füssen, Garmisch-Partenkirchen, Oberamergau, Innsbruck, St.Moritz, Davos, Arosa, Liechtenstein, Chur, Locarno, Lugano, Stresa, Val D`Aosta, Chamonix, Megéve,
Annecy e novamente Genebra para encerrar o tour e entregar a “maquina”. Já fui 22 vezes a Europa, até porque durante 16 anos trabalhei com turismo. Este programa de carro considero o mais interessante e bonito que já realizei pelos caminhos da Europa. Recomendo: Suiça, França, Alemanha, Austria, Liechtenstein e Itália. Pé na estrada…

Na realidade li os comentarios anteriores e me convenci do uso do leasing, vou pros balcans em setembro, sao 35 dias de Trieste, onde pegaria o carro se possivel com leasing e iria em frente -balcans – corfu e roma onde pretendo entregar o carro. O que vocês acham? Conseguiria fazer o leasing, pois aluguel é impossivel.
Vou procurar a Citroen (TTTours) , ou alguma outra sugestao?
Obrigado por qualquer informação
jose carim

    Olá, José! Mesmo em esquema leasing você precisa informar os países pelos quais trafegará. Informe-se com os fornecedores se é possível. Lembre-se que ao trafegar por regiões não autorizadas você perde direito ao seguro e pode pagar multas.

Olá Antero.
Você conseguiu descrever muito bem os prazeres que podemos desfrutar viajando de carro pela a Europa. Eu e minha esposa já fizemos várias viagens, percorrendo mais de 40.000 km, quase todas com leasing. Já experimentamos as 3 montadoras (Renault, Citroen e Peugeot). Com a Renault,compramos um Scenic que apresentou um problema mecânico em Nápoles e como não havia peça disponível na região, deram-nos um carro alugado por uns dias e depois nos forneceram outro Scenic para completarmos nossa viagem. O atendimento foi muito bom. Com a Peugeot , um pneu rasgado e tivemos que arcar com o custo de outro (300 euros, na Suiça). Como a Tânia, também nunca entendi porque o seguro não cobre. Com a Citroen (TTTours) sofremos um acidente na França e, o que poderia poderia ficar restrito a um susto, tornou-se um tormento porque a seguradora (Mondial)disponibilizou-nos um carro alugado por períodos de 2 ou 3 dias e ao final de cada período tínhamos que voltar à cidade de locação para “renovar” o aluguel. Ora, isso acabou por inviabilizar o prosseguimento de nossa viagem. Preferimos retornar antecipadamente à Paris e “infelizmente” fazer o “sacrifício” de por ali ficar o resto dos dias da nossa viagem.
Justiça seja feita: a TTTours aqui de São Paulo reembolsou-nos de todas as despesas ocorridas em função desse problema.
Mas, não obstante problemas como esses possam acontecer, repito o que disse no início: tudo compensa os prazeres que podemos desfrutar viajando de carro pela a Europa.

Boa tarde!
Estou pesquisando o assunto pois vou com 2 amigas em maio para Europa. Já fizemos 2 vezes o leasing da Renault, que infelizmente não existe mais. Da última vez alugamos com a Hertz, também foi uma boa experiência, mas foi uma viagem mais “caseira”, apenas 2 países. Dessa vez estou fazendo o leasing com a Citroen, principalmente porque vamos rodar fora dos circuitos normais, passando por Croácia, Hungria, Eslovenia etc. O carro novo além da maior sensação de segurança, tem a vantagem do seguro completo (com exceção dos pneus, nunca entendi isso!!!), para viagens mais longas eu acho o ideal. E concordo com o Antero, a liberdade de horários e a flexibilidade de encontrar hotéis fora dos centros, em locais mais pessoais, menos turísticos é gratificante. No balanço geral, acho que o leasing supera a locação para quem como nós não abre mão de viajar de carro. Na volto como foi a experiência com a Citroen, abraços. Tania

Ola, Boa Noite, Pessoal

Nos iremos em Abril / 2014 para Franca e Belgica. Ficaremos 32 dias. Queremos fazer um leasing. Quem pode nos indicar uma operadora???

Fiz um levantamento e, pelo visto, alugar esta melhor do que o leasing.

Aguardamos sugestoes

Katia e Mauricio Leandro

    Olá, Kátia e Mauricio! Vocês leram o texto? Leram os comentários anteriores? Por favor: leiam.

Olá Ricardo, ouço sempre seu Viaje na Viagem na Band News a caminho para o escritório.
Olha meu marido e eu viajamos duas vezes por ano para Europa e fazemos sempre o Leasing Renault, pois é bem mais econômico, como você fala em seu artigo. Carros zero, com cheirinho de novo, e sabendo que não teremos problema algum durante os 25/30 dias que rodamos por diversos países. Antigamente fazíamos nossa reserva com a Renocar, mas acho esta faliu! Em março último fizemos com a TT Operadora o Citroen – não fiquei feliz com o atendimento que a meu ver deixou a desejar….mas terá que ser com ela pois não há outra. Mas o Citroen Picasso foi excelente para nós dois. Só para o leitor ter um parâmetro, em setembro passado precisamos alugar um carro em Varsóvia e Devolver em Tallin (Estonia) e pagamos 1,370 Euros por 6 dias!!! Isso foi demais, mas eles cobram um custo extremo pela devolução em outro país; acho, esperando que você desista.
Abraços, Alejandra
PS – estou ao dispor para esclarecimentos se você quiser, e eu puder ajudar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito