Leitores relatam problemas com o VTM do Banco do Brasil

Moedas

As reclamações vinham pipocando há algum tempo. Leitores se queixando que seus VTMs emitidos pelo Banco do Brasil não eram aceitos no comércio ou então eram engolidos na hora de fazer saque.

O problema de aceitação é comum a VTMs que não têm o nome impresso. Muitas lojas, sobretudo na Espanha, exigem documento de identificação para comparar com o nome do cartão. E sem nome no cartão, como comparar?

Já o engolimento do cartão pelos caixas automáticos parece ter a ver com a falta de chip. Só que há outros VTMs sem chip no mercado, que não parecem dar problema como o do BB. (Fui verificar o meu próprio VTM e vi que não tem chip; sempre saquei normalmente, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.)

Anteontem a leitora Mariana Nissen publicou este longo comentário na nossa página do Facebook. É um relato que ela está compatilhando em outros blogs e mídias sociais. Está tão bem escrito e embasado, que não dá para não tranformar em post:

Comprei euros através do serviço Visa Travel Money do Banco do Brasil acreditando na propaganda do funcionário que dizia ser essa a forma mais eficaz e segura de levar dinheiro para a Europa. No entanto, o cartão NÃO funciona na Espanha e me sinto agora refém do Banco do Brasil, com mais de 3.500 euros que não posso gastar, nem sacar.

1. Não é possível sacar dinheiro com o cartão. O meu cartão principal e o reserva ficaram retidos em caixas eletrônicos. Me queixei com o Banco do Brasil em Madri, e, excepcionalmente, me deram outros dois cartões, já que a central de atendimento disse que demoraria 21 dias para enviá-los e o Banco do Brasil confirmou que esse é um problema freqüente na Espanha. No entanto, ao tentar usar um desses cartões para saque, novamente o caixa eletrônico engoliu o cartão. A atendente da Central de Atendimento do Banco do Brasil me explicou que isso acontece porque alguns caixas eletrônicos não reconhecem os cartões sem chip. Por que então o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip? E como faço para me certificar que posso tirar o dinheiro e não ficar sem cartão e dinheiro novamente?

Solicitei ajudar para localizar um banco e/ou fazer um saque emergencial, para tirar o dinheiro pré-pago, ou seja, dinheiro meu, já adquirido. Mas o Banco do Brasil e o Visa dizem que não podem me ajudar. Que o meu papel é educar as lojas na Espanha sobre esse novo produto e as suas vantagens. Sinto muito, mas não estou aqui para educar ninguém, e muito menos atuar como embaixadora de empresas tão importantes como Visa e Banco do Brasil. Tudo o que eu quero é ter em mãos o meu dinheiro.

2. As lojas não aceitam porque não aparece nenhum nome de cliente no cartão, e na Espanha todos checam a identidade do cliente antes de finalizar a compra com cartão. Se insistir, ameaçam chamar os seguranças. Para evitar esse problema bastaria imprimir o nome do cliente no cartão.

3. Nas poucas vezes que aceitaram, depois de certa insistência, a máquina não solicita o pin. Ou seja, não existe nenhum tipo de segurança extra, tal como o Banco do Brasil vende. Por que o Visa Travel Money do Banco do Brasil não tem chip, não sei. Solucionaria também o seu uso em qualquer ATM com bandeira Plus, e não apenas em alguns, aleatórios, como ocorre no momento.

4. Me dão como solução estornar o dinheiro para a minha conta corrente, sendo que comprei o euro a 2.81 e querem me devolver a 2.54. Ou seja, não é uma solução, principalmente porque continuo na Espanha e necessito euros, não reais.

Resultado, estou na Espanha, com um saldo de mais de 3.500 euros no Travel Money, mas sem poder comprar ou retirar dinheiro com dito cartão. O Banco do Brasil e o Visa se negam a ajudar no meu caso, dizendo que não tem registro de outro procedimento. Tenho um bebê de sete meses, contas para pagar, dinheiro economizado, mas retido agora por um cartão inútil.

Tudo o que eu peço é uma indicação clara de como eu posso sacar todo o meu dinheiro e deixar para sempre de contar com o Visa Travel Money do Banco do Brasil, já que o serviço não funciona na Espanha.


Mais problemas com o VTM do Banco do Brasil na Europa

O Viaje na Viagem alerta: procure comprar VTM com nome impresso e chip. Sempre pergunte à sua corretora sobre a possibilidade de gravar o nome e sobre a disponibilidade de cartões com chip.

Volto a lembrar também a inconveniência de depender 100% de um único meio de pagamento. Todos podem dar chabu. Dinheiro pode ser perdido, cartões podem ter problema de rede ou senha, e você pode precisar de mais dinheiro do que levou. Leve um pouco de dinheiro vivo, habilite o cartão da sua conta bancária para saques internacionais, leve um VTM e um cartão de crédito em qualquer viagem.

Leia mais:

287 comentários

Pessoal, quando forem usar o Travelmoney do BB, devem prestar atenção em um pequeno detalhe…
Estive na Pennsylvania em abril/2012 e das primeiras vezes que fui utilizar o cartão, não estava conseguindo. A máquina sempre recusava. De lá, liguei no BB e me informaram que não havia problema algum com o cartão. Foi então que resolvi “LER” o que aparecia nas máquinas no momento de passar o cartão. De alguma forma, as máquinas reconheciam que o cartão era brasileiro me perguntavam se eu queria “FAZER O PAGAMENTO EM REAL”. Como eu não estava lendo, eu apenas confirmava o pagamento em real, e lógico, o pagamento era recusado, pois o cartão é carregado em dólar e ele não faz essa conversão.
Após perceber essa falha minha, não tive problemas nenhum com o cartão.
Fiz uso dele na Pennsylvania, em NY e no aeroporto de Miami.

Esta situação com os cartões do BBC é preocupante.
Alguém saberia me informar se o mesmo acontece com o Money Card do Bradesco ?

Tive problemas com o VTM do BB nos EUA. Tinha saldo mais que suficiente, mas em vários locais não passava. Nem foi o fato de não ter nome impresso, foi o fato de as máquinas não aceitarem. Não sei se tem uma incompatibilidade ou o quê é. Sei que me sentia constrangida de ter meu cartão negado quando eu sabia que havia dinheiro ainda. Foi na sorte, sempre eu tentava usar e às vezes conseguia, ficava sempre tensa sem saber se ia dar certo. Ressalto aqui o constrangimento de passar por isso, não vale a pena.
Já usei VTM de casas de câmbio e não tive problemas nem na Europa nem nos EUA. Na próxima viagem usarei com certeza o da casa de câmbio.

Realmente estou impressionado com tanta reclamação. No final novembro e começo de dezembro de 2012 estive na Espanha e em Portugal e não tive problema algum com o meu BB VTM que também não tem o nome impresso. Até passei a recomendar o VTM pelo BB, as taxas são bem melhores que da confidence e do banco rendimento. Para se ter uma idéia, na época,estava 2,84R$ na confidence e no BB 2,70R$. Usei em Madrid, Lisboa, Barcelona, Toledo e Sintra, em hoteis, restaurantes, lojas, museus e até pra comprar ingresso no estádio do Barça. A única diferença é que em Portugal pediam o PIN e na Espanha a assinatura. Levei metade do dinheiro no cartão e metade em espécie, justamente para não realizar saques e para poder “zera-lo”, visto que a recompra do que sobra no cartão é muito ruim.

Bóia,

Irei para a Europa agora em julho e passarei pela Alemanha e Inglaterra. Devo carregar um travel money só em Euros e usar nos dois países ou carregar dois, um em libras e outro em euros?

Obrigada!
Abraço,
Carol.

    Olá, Carolina! Se escolher uma moeda, no outro país incorrerá em taxas de operação de câmbio de aproximadamente 5% do valor de cada transação. Teoricamente o melhor seria fazer dois VTMs diferentes. O problema é que tudo o que você não gasta é devolvido com um deságio maior do que esses 5%. Então o mais prático é fazer VTM da moeda do país no qual você ficar mais tempo. No outro você pode aproveitar e pagar com cartão de crédito, que vai dar quase no mesmo, por causa da taxa cambial do VTM.

    Mesmo ficando 13 dias em países do Euro (Alemanha + França) e 10 dias em Londres? Ainda assim é melhor fazer um todo em Euro?

    Obrigada!
    Carol.

    Olá, Carolina! para dez dias já pode compensar fazer duas moedas. Seja moderada no carregamento, recarregue se vir que vai precisar.

    Tb tive problemas com Visa travel do BB el Londres, onde varias instituições recusaram o cartão inclusive nas maquinas do metro, o tube londrino!

    Alguém conhece, ja usou o Mastercard CashPassport Multi moeda??? vou pra Londres e Paris e achei boa idéia…

    Carolina, se não me falha a memória, a Fitta tem um um cartão ” múltiplo”. Pesquisa no site deles.

    Oi, Thiago! Obrigada pela dica.. não conheço essa empresa, é confiável? Esse cartão múltiplo dá certo mesmo?

    Abraço!

    Não tenho certeza, semana passada estive numa loja da fitta e a moça ofereceu um cartão multi moeda. Já usei o VTM deles nos EUA e não tive problemas.

    Carolina, a Fitta e o Banco Rendimentos já oferecem cartões múltiplos. Eu já usei o do Banco Rendimentos e nunca tive problema.

Uma solução parcial para o caso de cartões (não resolve sempre, mas ajuda) sem nome é ter sempre à mão uma cópia impressa recente do extrato online, em que apareça tanto seu nome (como titular da conta no site) como o número do cartão.

Eu tenho um VTM do BB e outro do Banco Rendimento e nenhum dos dois tem nome no cartão ou chip. Não sei na Europa, mas nos EUA e Canadá eles foram aceitos numa boa e na maioria das vezes, sem nem precisar de senha. Estou em Cancun agora e o VTM do BB tb foi aceito numa boa.

Acho que o caso da Mariana, há um problema específico com a Espanha. Creio que o melhor a se fazer seja a recomendação do Ricardo que é levar vários meios de pagamento.

Tenho o VTM do BB e alterei a sua senha no dia da minha viagem para os EUA. Ao chegar no freeshop ainda no Brasil fiz uma compra para testar o cartao. Para minha surpresa apareceu a mensagem senha invalida. Liguei para o 0800 do BB e a atendente disse que o problema so poderia ser resolvido numa agencia no Brasil, ou seja, vc faz um cartao para uso no exterior e so pode resolver o problema em agencias do Brasil. Parece piada. Para minha sorte, nos EUA (Nova York e Miami) nao eh necessario a utilizacao de senha, bastando a assinatura. Ainda assim tive problemas para pagar um hotel e outras pequenas compras. Fica o aviso, nao confie apenas no VTM do BB.

    Eduardo,

    pode me dizer como vc conseguiu fazer a alteração da senha do seu cartão?
    estou na irlanda e não consigo fazer saque aqui nem por decreto. na utilização para pagamentos de compras é necessário a inclusão de senha. mas tb não estou conseguindo fazer a troca da senha.

Morei na Espanha em 2011 e não tive problemas com meu VTM, não era do Banco do Brasil, mas foi super bem aceito em todos os lugares, exceto a Zara. A vendedora alegou que não aceitavam cartão sem nome. Com jeito e em espanhol, expliquei que era um cartão de débito e não teria porque ser recusado. Apresentei meu documento e paguei as compras com o VTM.

Realizei saques regularmente em todos os caixas eletrônicos, sem problema algum.

    Isabela:

    Vc conseguiu fazer o cartao no mesmo dia? demora a ficar pronto? tem que agendaR?

    abs
    Kassila

olá Também tive problemas com o VTM do BB numa viagem à Nova Zelândia. A maquina engoliu meu cartão!!! E o interessante é que minha tia usou o dela na mesma máquina e não houve problema. E o pior é que pouco depois a maquina expeliu meu cartão sozinha. A sorte é que ainda estava por lá e peguei de volta. Depois disso não fiz mais saque, fiquei com medo. Usei somente para pagamentos no comercio e hoteis. Agora estou pensando em outra alternativa. Sou correntista do banco e acho que eles deveriam ter cartões com o nosso nome impresso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito