Toronto: subindo na CN Tower

CN Tower, Toronto

Nesta viagem eu resolvi parar de me estressar com a previsão do tempo. Não sei se foi sempre assim, mas me parece que os caras são pessimistas profissionais. Se houver 30% de possibilidade de chuva, o que aparece no desenhinho da previsão? Chuva. Hmpf. Previsão assim não é previsão: é a informação do pior cenário. Assim, até eu.

Pois não é que ontem Toronto amanheceu sem uma nuvem sequer no céu? Mesmo desencanado etc. resolvi consultar a previsão do tempo para ver quando é que o pior cenário poderia se instaurar. E não é que o pior cenário era sol, sol, sol, sol e mais sol, sem nenhuma possibilidade de chuva? Ueba! Dia melhor impossível para subir à CN Tower. Certo? (Até porque o pior cenário do dia seguinte era chuva a partir do meio da manhã.)

Até a inauguração do Burj Dubai a CN Tower era a torre mais alta do planeta. Hoje é apenas a mais alta do Ocidente. Guinness Book à parte, ela é o Cristo Redentor de Toronto, o marco que você procura no horizonte.

A localização é bem no centro da cidade, perto do lago e a poucas quadras da Union Station, a estação ferroviária.

A estrutura tem 553 metros, mas os observatórios ficam em alturas menos vertiginosas. O primeiro mirante (“Look Out level”) está a 346 metros do chão. O segundo (“Sky Pod”), a 447 metros. (O observatório-padrão do Burj Dubai fica a 452 metros.)

Há três restaurantes: o 360, que é rotatório e caro, e fica um pouco acima do primeiro nível (a 351 metros); o Horizons e o Far Coast Café,  que comem dois cantos preciosos no Look Out level.

Você escolhe entre três tipos de ingresso:

Observation Experience leva apenas ao Look Out level (23 dólares canadenses; crianças, 15 dólares canadenses)

Observation Experience Plus dá direito também ao Sky Pod (29 dólares canadenses; crianças, 25 dólares canadenses)

– Total Experience também inclui um filme em 3D e uma “movie ride” à la Epcot Center (35 dólares canadenses, todas as idades)

Pois bem. Fui todo pimpão no meu dia perfeito para subir à CN Tower e… ao comprar o ingresso, fui informado que o Sky Pod (o nível de observação mais alto) estava fechado devido ao vento.

Aaaaaaaaaaaaah…….

Bem. Como no dia seguinte a previsão do pior cenário era bem ruinzinha, subimos assim mesmo.

CN Tower, Toronto

O elevador leva 1 minuto exato para subir até o Look Out level. O mirante tem dois níveis. Um, envidraçado — e que não oferece os 360º da vista por causa do restaurante e do café.

No andar inferior há uma varanda de 360º sem vidros, mas gradeada. (Achei que as fotos ficaram melhores com as grades do que com o reflexo do vidro do andar de cima).

CN Tower, Toronto

CN Tower, Toronto

Antes de descer você ainda pode sentir a vertigem de caminhar sobre o chão de vidro vendo a calçada 350 metros lá embaixo.

CN Tower, Toronto

CN Tower, Toronto

Desejo muito sol e pouco vento quando você for!

Leia mais:

28 comentários

Morei alguns meses em Toronto e nunca subi a CN Tower porque tenho medo de altura… Tenho fotos só da base…
🙁

Quando subi nessa torre em 2007 pra 2008 fazia -27C lá fora… Affff. O tempo tava bem nublado, mas deu pra aproveitar. O que eu acho muito legal é que voce consegue ver a curvatura da Terra olhando pro horizonte! Notem a primeira foto.
E Márcia, eu deitei no vidro na CN Tower e sentei no “caixote” de vidro na Willis. É muito louco! Mas que dá uma sensação muito esquisita, isso dá!!

Riq, a pergunta que não quer calar é: Vc caminhou sobre o vidro, ou só ficou no pézinho? 😉 Eu não me lembro de ter tido coragem pra caminhar sobre aquele vidro não, acho que fiquei só com a foto do pezinho também. Aliás, nem na CN Tower, nem no Willis Tower de Chicago.

Estive em Toronto em 2008 e a visita a CN Tower é show de bola! Outro passeio que curti muito foi Niagara Falls.

Segue uma foto da CN Tower: https://www.flickr.com/photos/tiagolordello/4090432342/in/set-72157622769281156/

    Uma dica p/ quem for p/ niagara, é uma parada em uma cidadezinha que chama Niagara on the lake. A cidade não é uma atração turistica, e eu acho que justamente isso é o charme dela. Aquelas ruas e suas casinhas vitorianas, os moradores andando com seus cachorros tranquilamente na rua coberta de folhas amareladas (era começo de outubro), e ainda os lanches na beira com lago, com direito a uma vista do skyline de toronto em um dia claro.
    Eu moraria la se pudesse.

    Danilo, ela é turística para americanos e canadenses, geralmente para casais em lua de mel, mas fundamental é passear de carro por estradas vicinais e visitar os vinhedos nas cidades próximas.
    Na região de Ontário podemos encontrar o ICE WINE, de origem germânica, é um vinho de sobremesa delicioso produzido após o congelamento natural das uvas.
    Penso que Niagara on the Lake é melhor do que visitar Niagara Falls, isto é, para quem já conhece as Cataratas de Iguaçu.

Riq, estive agora em Toronto, e o CN Tower não foi um dos pontos altos da cidade….que eu adorei, por sinal! Se você ainda estiver aí, sugiro um almoço no Marché, que fica no BCE Plaza, um prédio lindo do Arquiteto Calatrava.

    A-do-rei o Marché, muito legal, para mim também foi um ótimo programa, não apenas uma refeição…

    Marché é um problema pra quem é indeciso e não pode comer muito, heheh
    Tem opção para qualquer gosto.
    Recomendo muito!!

Uma dica é marcar um almoço ou jantar no 360. O pratos principais custam na faixa de CAD$40-CAD$60 mas quem vai ao restaurante para comer não paga a subida de elevador (deconta-se já CAD$23 por pessoa) e não pega fila. Depois é só ir para o Observation Experience – que também faz parte do “pacote”. O melhor horário é no fim do dia ou começo da noite quando dá para ver o por do sol e as luzes da cidade.

Tenho uma foto do meu pé no vidro da CN tower também, quase igual a que foi postada!
Quanto à previsão do tempo o melhor seria como o cara da meteorologia de uma rádio em Pedro Juan Caballero, Paraguai, fronteira terrestre com Ponta Porã/MS, que anunciava, todo santo dia, com a maior sinceridade possível: “mañana puede llover como puede no llover”…

Uma das coisas que mais chamou a minha atenção na temporada que passei em Montreal, foi a importancia que tem a previsão do tempo para eles. É sagrado acordar de manhã e verificar as mudanças do tempo ao longo do dia, antes de qualquer outra coisa. Eles baseavam o dia em função disso literalmente, não sei se é porque a nossa não era muito confiavel naquela epoca, mas no começo eu achei isso bem estranho. E eles me acharam a esquisita por não ter esse hábito, óbvio.
Mas, com o tempo, fui vendo que funcionava mesmo e que era muito útil.
Confesso que senti bastante falta disso quando voltei ao Brasil.

    Morei no Canada por 10 anos e hoje sou viciada em previsão do tempo. E agora mirando na Australia, estive comentando com o Kiko (marido) que sinto falta do programa de TV com 24hs de informação sobre o tempo.
    Mas quem mora no Canada… PRECISA disso, pois o clima muda muito e no inverno é quase essencial se saber o que vestir para sobreviver do lado de fora 🙂
    O melhor website de weather do Canada é esse https://www.theweathernetwork.com/ e é o que faz o programa de TV também!

Estive em Toronto em 2007, com 16 anos de idade, para um curso de inglês. Esse foi um dos melhores passeios naquela viagem e tb tenho a foto do meu pé e a calçada lá embaixo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito