Prumirim

Litoral Norte paulista: qual é a sua praia (e sua pousada!) favorita?

Prumirim

Os 175 km da Rio-Santos que separam a prainha da Juréia de São Sebastião da vila de pescadores de Picinguaba escondem (e em alguns pontos, revelam!) um dos trechos mais caprichosamente recortados do litoral brasileiro.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são o endereço de uma miríade de praias de todos os tamanhos, formatos e modos de usar.

Qual é a sua favorita em São Sebastião


Barra do Una

Seria Barra do Una, com seu rio navegável que acabou se tornando uma marina?

Juqueí

Ou Juqueí, por causa da estrutura de bons hotéis, restaurantes e lojas (e pela menor dificuldade de estacionar perto da praia)?

Barra do Saí

Talvez você faça parte do fã-clube da Barra do Saí, com suas casas perfeitamente escondidas da praia e suas piscininhas represadas nas pedras?

Se bem que você tem cara de quem prefere uma praia estritamente residencial, como a Baleia? (Ou Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá, Santiago?)

Camburi

Não seria de espantar se você peferisse a alta gastronomia da dupla Camburi-Camburizinho

Maresias

…ou o combo surf de dia/azaração by night de Maresias.

Qual o seu lado preferido em Ilhabela?

Praia do Pinto

Você está entre os habituês do norte da ilha, que curtem o footing na Vila e reencontram os amigos em prainhas como a Praia do Pinto?

Feiticeira, Ilhabela

Ou você desembarca da balsa e já vira à direta para para o sul da ilha, com suas praias (um pouco) mais extensas e a vegetação mais presente?

Qual é a sua praia em Ubatuba?

Quem quiser ir todo dia a uma praia diferente em Ubatuba, levará pelo menos 2 meses e 10 dias para terminar o circuito. (Alguns dias a mais se incluir também a vizinha Caraguatatuba, onde fica a sofisticada Tabatinga.)

Praia do Puruba, Ubatuba

As praias de Ubatuba se multiplicam porque não estão voltadas apenas para o leste: aqui, ali e ali de novo surgem penínsulas que levam a praias longe da estrada principal, como as belíssimas Fortaleza, Vermelha do Sul (Arquitetos), Bonete, do Cedro.

Itamambuca

As minhas preferidas, porém, estão no norte: acho Itamambuca uma versão benigna de Maresias, gosto do tipo de ocupação do Félix e de Prumirim, me encanto com a natureza intocada do Puruba e entendo o fascínio dos gringos por Picinguaba — ao final de uma enseada de onde se avista a intocada Praia da Fazenda e a Serra do Mar recoberta de verde (sem falar que Paraty está a meia horinha de lá).

Picinguaba

Conta pra gente!

Qual é o seu cantinho preferido no litoral norte paulista? E onde você gosta mais de se hospedar? Compartilhe com a gente — sua dica vai ser aproveitada numa supercompilação sobre as praias de São Sebastião a Ubatuba.

Obrigado!

49 comentários

Nunca havia ido ao litoral de SP e esse ano fui para Ubatuba. Posso ter dado azar, mas confesso que não gostei de quase nada. Ficamos em Maranduba e a praia é simplesmente horrível. Fomos à Enseada: águas calmas, mas nada de belo. Cedro: acesso precário, lotada, no dia a maré estava altíssima, mal dava para parar de pé, o que inviabiliza para quem está com crianças. Conhecemos depois a Cassandoca, cujo acesso é bem precário, mas foi a mais bonitinha. Não deu para voltar, pois choveu e a trilha fica perigosa para carros. Por fim fomos na Lagoinha, ao lado de Maranduba, bem sem graça também. Em suma: para mim, não vale a pena ir a Ubatuba, a não ser que você more perto e aí o gasto é pequeno. Eu não desejo voltar.

    Regina, realmente você deu azar ou não estava no clima daquele lugar sensacional! Ubatuba é linda! Praias, cachoeiras, natureza, gastronomia… Você NECESSITA voltar e visitar outras praias, Ubatuba tem dezenas de praias, uma diferente da outra. Para ir com crianças, minha indicação é a Domingas Dias, fica dentro de um condomínio de alto padrão, aberto ao público, mas o acesso é controlado, logo, nunca fica lotado. Fica ao lado da praia do Lázaro, que também é ótima. Dependendo da idade das crianças, outra ótima opção é a Praia do Alto (sentido Paraty), que tem escadaria pra acessar, muito fácil, mas crianças muito pequenas podem se incomodar em descer os degraus, mas a praia compensa MUITO, é uma piscina! E o que dizer de Prumirim? Praia linda com um rio no canto esquerdo pra se refrescar, rasinho, transparente, ótimo pra deixar as crianças brincado… fora que com 15 minutos de caminhada, você chega à cachoeira de mesmo nome, perfeita para lavar a alma! AMO AQUELE LUGAR CHAMADO UBATUBA!

Minha praia preferida em Ubatuba é Picinguaba. Vamos há mais de 10 anos e continua com aquele mar verde esmeralda e a calmaria de vila de pescadores.
Ficamos sempre na casa em que era a antiga pousada Rosa Picinguaba, que agora é alugada pelos filhos. Muito rústica e linda.
No Alugue Temporada, o imóvel é 913421.

Em Ilhabela, sempre ficamos na Pousada Terra Madre. Os quartos são ótimos, a piscina e o jardim uma delícia e o melhor café da manhã dos últimos tempos. Viajo muito e eles sempre me surpreendem no café da manhã.

Na Baleia, ficamos na Pousada Azul Maria, impecável.

Em Juquehy, já ficamos na Mata Atlântica, mas achei tudo caro pelo que eles oferecem.

Sinto falta de pousadas de charme ali no centro de Ubatuba, acho que essa compilação do VnV será muito boa para novas descobertas.

gosto bastante do sahy. lá tem o tiê sahy – a pousada é correta, cara de hotelzinho, mas ainda assim bem charmosa. o café da manhã é farto e caseiro, com pães feitos lá mesmo. e o restaurante deles [que antes ficava em camburi] serve um jantar delícia.
numa outra tentativa de sahyzar, ficamos na pousada amendoeira, que foi a maior decepção. a aparência honestinha do site esconde várias escolhas de baixa qualidade que eles fizeram: dos acabamentos ao papel higiênico à geleia do café da manhã que é de potinho de avião.

Ainda não conheço todas, mas sou apaixonada por Ilhabela! Tem um estilinho meio de interior, com muita gente andando de bicicleta pelas ruas, , muita natureza, praias lindas!
Indico demais fazer o passeio de jeep até a praia de Castelhanos (eu fiz com a Maremar Turismo e eles buscam e levam ao hotel). Lá também fiz meu batismo de mergulho. E tem vaaaarias trilhas com cachoeiras incríveis. Gosto da simplicidade q Ilhabela oferece.
Tenho alguns posts de Ilhabela no blog:

Castelhanos, em Ilhabela: como ir, onde comer, o que curtir
https://fuigosteicontei.com.br/praia-de-castelhanos-em-ilhabela-como-ir-onde-comer-o-que-curtir/

Trilha prq Praia do Bonete, em Ilhabela – tem cachoeira no caminho!
https://fuigosteicontei.com.br/trilha-pra-praia-do-bonete-em-ilhabela-sp-tem-cachoeira-no-caminho/

Contos de Ilhabela – como eu me encantei pelo litoral paulista
https://fuigosteicontei.com.br/contos-de-ilhabela-como-eu-me-encantei-pelo-litoral-paulista/

Onde ficar em Ilhabela : no charmoserrimo Hotel Boutique Kalango
https://fuigosteicontei.com.br/onde-ficar-em-ilhabela-sp-no-charmoserrimo-hotel-boutique-kalango/

😊 Abraços!

Ah, uma das minhas preferidas é Itamumbuca! Gosto muito de Ubatuba, do jeito despretensioso da cidade. Só evito visitá-la em feriados! hahaha

São muitas praias maravilhosas, mas as preferidas são Camburi – realmente a gastronomia ganha pontos aqui e recentemente estivemos na Pousada Villa Camboa – muito confortável, instalações aconchegantes e com saída direto para a praia; Praia Domingas Dias em Ubatuba – muito gostosa de mar extremamente calmo e perfeita para crianças, com acesso através de um condomínio ao lado da Praia do Lázaro; e a Praia do Cedro em Ubatuba, acessada através de uma pequena trilha, o que a torna mais sossegada, e tem uma paisagem incrível, vale muito a pena.

Retornei semana passada do trecho Guarujá – Ilha Grande, de carro, meu marido e eu. A ideia inicial era percorrer a Rio- Santos. Foi em Ubatuba nossa praia preferida, a Domingas Dias, e a Pousada Ana Doce é super aconchegante e nos recebeu com muito carinho. Adorei conhecer o Litoral norte paulista e não vejo a hora de retornar!

Juquei. Tenho lembranças felizes da infância, de acampamentos na beira da praia, com meus avós e primos, de kombi, sem nenhuma estrutura … Isso há mais de 30 anos! Oito anos atrás voltei a frequentar a praia, minha preferida na região, tanto pela praia, como pelas boas pousadas e restaurantes. E sempre fico com o coração feliz de voltar naquela praia tão conhecida. Mas dessa vez, sem barracas e com bastante conforto !

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito