Lu adverte: para garantir a menor diária, compare com o site do hotel

booking1

Esta semana a Lu me mandou um email relatando a chateação que passou por conta de uma promessa não-cumprida pelo site de reservas Booking.com.

É que em todas as etapas das reservas do Booking aparece o aviso, em português, “Melhor preço garantido”. Mas não foi o que aconteceu com a reserva que a Lu fez para o hotel Creatif Elephant de Munique.

booking

Depois de reservar pelo Booking, ela descobriu que reservando no site do hotel teria conseguido a mesma tarifa, mas com um extra importante: café da manhã incluído.

A Lu então reclamou com o serviço de atendimento ao cliente do Booking, que prometeu providências em 48 horas. Como não obteve resposta em dois dias, ligou para o escritório do Booking e ficou sabendo que a agência tinha entrado em contato com o hotel, mas que não tinha conseguido incluir o café porque se tratava de uma “promoção” com outro tipo de quarto, que não estava disponível no Booking.

A Lu não se deu por satisfeita e ligou para o hotel, onde tampouco conseguiu dobrar a gerência — que, ainda assim, admitiu que os quartos em oferta eram os mesmos oferecidos via Booking. E o pior é que, a essa altura, a oferta que a Lu tinha encontrado já não existia mais no site do hotel. Resultado: ela já vai chegar de bode no check-in.

Com o episódio podemos aprender que, antes de fechar uma reserva com essas agências online, sempre é bom abrir uma outra janela no browser e simular uma reserva nas mesmas datas no próprio site do hotel. (Para achar o site oficial, google o nome e o endereço, que é uma informação que consta no alto da página de cada hotel no Booking.)

Não se esqueça também de comparar as condições de reserva e cancelamento. No Booking, na imensa maioria dos casos (a exceção são ofertas arrasadoras), nenhum débito é feito automaticamente no cartão de crédito, e dá para cancelar até 48 horas antes da chegada sem multa.

(No caso específico do sistema de reservas deste hotel de Munique, haveria um débito de 10% do valor das diárias no ato da reserva, e em caso de cancelamento o valor integral da primeira diária seria debitado do cartão.)

Obrigadíssimo, Lu, pelo alerta!

62 comentários

È A MINHA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL, VCS ACHAM MUITO ARRISCADO RESERVAR HOTEL ATRAVES DO SEU PROPRIO SITE, A DIFERENÇCA É MUITO GRANDE DAS AGENCIAS, ESTOU INDO PARA MIAMI E ORLANDO!
OBRIGADO

WASHINGTON

    Olá, Washington! Por favor não use maiúsculas na internet. É como se você estivesse gritando.

    Não é arriscado reservar em sites de hotéis nem em grandes sites de reservas. O http://www.tripadvisor.com traz os preços em diversas agências online garantidas.

Gostaria de saber se o site EasyToBook é confiável? Entrei no Kayak e o hotel que queria só tinha lá, mas nunca comprei. Estou morrendo de medo, pois dei informações do meu cartão.

Eu tive a experiência inversa, fiz reserva pelo booking.com com melhores preços e quando escrevi para o hotel para pedir redução no valor do estacionamento, eles ofereceram reduzir o preço da diária e do estacionamento.
Sempre imprimo e levo as reservas por e-mail, mas nunca foi necessário apresentar.

Ops, esqueci de pôr a minha pergunta: alguém tem relatos sobre os consolidadores ClickHotéis (HotelDo) e GTAhotels? Eles são confiáveis?

Outra coisa: em pesquisa sobre hotéis em BsAs, ao lado do valor da diária havia a advertência de que poderia ou não incluir as taxas.

Na dúvida, entrei em contato com o próprio hotel e eles responderam que o valor do consolidador não incluia o IVA (21%). Achei estranho, pois os valores eram iguais aos dos outros consolidadores que dizem incluir os impostos.

Na dúvida, prefiro não arriscar. O que vocês acham??

    Se não estiver “printado” 😉 no voucher que o IVA está incluido, eles vão cobrar . Tenha certeza !
    Não vale a palavra impostos , sem especificar quais impostos .

    Antes da emissão do voucher já há esta informação dúbia, logo, é melhor não arriscar 😉

    Valeu pela dica Sylvia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.