Lucia Malla, longe da praia na Croácia

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os “degraus” são a chave para apreciar o parque: a cada “degrau” por onde a água passa, vai sendo “filtrada” naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá — o post está aqui.

71 comentários

OLÁ LUCIA, TUDO BEM?
ESTOU INDO PARA A SERVIA E ESTAVA PENSANDO IR DE TREM ATE A CROACIA, VC SABE QTO TEMPO FICA???
BEIJOS

    De Belgrado a Zagreb são 7h17 de viagem.
    De Belgrado a Split, 15h20, via Zagreb.

Maria, dizem que as ilhas são ótimas. Principalmente se vc curte mergulho, tem diversos naufrágios legais. Nós não tivemos tempo de ir, infelizmente. 🙁

Thanks Lili,
parece que a temperatura da agua é um problema sempre por lá.Estive em Santorini em set/08 e segundo os locais a temp. é sempre perto de 21 graus,muito diferente do nordeste ,por exemplo.

Cada vez gosto mais da Croácia…por tudo que tem aparecido parece ser tão legal…está na minha listinha também…junto com tantos lugares…

Maria, certamente é o lugar! A época talvez já não permita banhos de mar, já que a água em julho era em torno de 24°, ligeiramente mais fria do que aqui no Ceará, mas bem mais aquecida do que no Rio.

Lucia,

escrevi algum tempo atras que gostaria de informaçoes da Croacia pois vou num congresso em set/09 em Dubrovinick.A dica foi boa e tenho outra pergunta:
vi um site de aluguel de barcos da Croacia(parece que este é O lugar certo para a extravagancia) e estou pensando em pegar um barco para ver as ilhas por + – 5 dias…..Será que é um,a boa idéia?

Rogéria, eu vou publicar mais alguns posts sobre Croácia em breve. Aguarde cenas dos próximos capítulos… 😀

Estive na costa da Dalmácia ano passado e tive (com muito esforço) tirar os lagos para a viagem não ficar pesada. Ficava contra – mão e eu deveria obrigatoriamente ir a Zagreb por causa do vôo da TAP. Mas, como em todo lugar deve haver algo não feito como desculpa pra vc voltar (e a Croácia certamente está na lista das repetições…)

A Croácia e o parque de Plitvice estão na minha Wish List, que inclui a Puglia (Itália) e a Provence, de desejos mais fortes. Mas a lista é grande….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito