Paripueira

Maceió: balneabilidade das praias

Ponta Verde, Maceió

Maceió tem a orla mais bonita do Nordeste. Alguém discorda? Acho que a do Recife chega perto, mas a ocupação da orla de Maceió é mais bonita: não há arranha-céus, e a única sombra que pode atrapalhar é a dos coqueiros. Na parte de baixo da Ponta Verde, inclusive, o sol vai até mais tarde, porque a curva deixa a orla voltada para o sul.

Sabemos, porém, que em Maceió a limpeza da água nem sempre está à altura da beleza da praia. Na época das chuvas (abril/julho), e mesmo na época seca, depois de chuvas fortes ocasionais, línguas negras levam esgoto a diversos pontos da praia.

Felizmente, o IMA, Instituto do Meio Ambiente alagoano, publica regularmente relatórios de balneabilidade. A página que traz estes relatórios é esta aqui. Vale a pena consultar antes de entrar n’água.

De uma maneira geral, Ponta Verde e Pajuçara costumam estar próprias para banho durante todo o verão. Já a praia da Jatiúca está normalmente imprópria o ano inteiro.

Veja: Balneabilidade das praias de Maceió no site do IMA

Leia mais:


Paripueira

60 comentários

Sempre tive problemas com Maceió por causa da infausta presença daquelas figuras, com aquilo roxo, que fizeram do Estado de Alagoas uma capitania de seus desmazelos – sou do tempo da passeata pelo impeachment e da ojeriza à casa da Dinda. Enfim, acho que afinal está na hora de conhecer uma terra que pertence a todos nós, e não é feudo de corrupto nenhum, não é mesmo? Assim como Salvador, sob a égide dos Magalhães, sempre foi sentida como uma capital de todos os brasileiros. Então, sem mais delongas, vou conhecer essa orla mais linda do NE.
abraços,
vera

Tentei entrar no mar na linda Ponta Verde, mas os potes de margarina, as garrafas d’água, as bitucas de cigarro, os sacos de salgadinho e as garrafas quebradas não deixaram.

Também não conhecia a dica do IMA! Muito preciosa!

Em relação a orla mais bonita do Nordeste, ainda não conheço Maceió mas acho que ganha mesmo 🙂 Sobre a orla de Boa viagem em Recife , não é uma das minhas preferidas, quiçá uma das mais bonitas, prefiro a de Aracaju e da minha amada Fortaleza 🙂

Com Jatiúca e Pajuçara são impróprias, o que dizer das piscinas naturais das mesmas?? Também são?

Até

    Olá, Érika! Não sabemos de piscina natural na Jatiúca, não 😀

    As da Pajuçara há muito tempo são um programa de índio, não apresentam mais transparência devido à visitação sem cuidado.

    O catamarã da Lopana leva na maré baixa a piscinas de Ponta Verde, onde tampouco há muita transparência mas o banho é gostoso e sem muvuca.

    Opa Bóia.. me confundi então.. 🙂

    Então a dica certeira é: Quer piscinas naturais, saia da orla urbana de Maceió, confere? A não ser pelo banho gostoso de ponta verde, como você mesma referiu..

    Ah! Ontem publiquei no blog sobre a Praia do Patacho, gente que coisa linda, linda,linda e gostosa 🙂 Só não tive tempo para aproveitar as dicas do VnV sobre São Miguel dos Milagres . Terei que voltar, e conhecer de fato a rota ecológica.

    Segue o link: http://respirandooutrosares.blogspot.com/2012/02/patacho-al-praia-cinco-estrelas-no.html

    Gracias…

Excelente post para alertar os banhistas, sou de Maceió mas fico sempre insegura de entrar no mar na orla, pouco tempo atrás ainda tinham bocas de esgotos por toda a praia, mas agora não tem mais nenhuma, isso é ótimo. E é bom saber que não tem que ter medo! Na época de chuva sempre soube que não era bom mesmo, até a cor da água fica estranha.
Mas concordo que a orla de Maceió é a mais bonita do Brasil! Um mar desse não existe em lugar nenhum do Brasil na frente de casa. A orla de Recife é feia, a cor do mar não tem comparação, fora os tubarões… totalmente IMPRÓPRIA para banho! Ui!

http://www.oguiadeportugal.com/

Triste pensar que um mar tão lindo se torne impróprio mesmo em apenas alguns meses do ano.

Nem Maragogi salvou. 🙁

Quando fui a Maceió em outubro de 2008 fiquei 10 dias, a orla ainda estava em obras, mas grande parte já estava pronta.
Simplesmente linda, mas me lembro de ter amado a orla de Aracaju com seus restaurantes, parquinhos, bancos de praça e completa tranquilidade para passear por ela a noite. Enfim…

Como estava em Ipioca na casa de uma amiga, não frequentei as praias do centro, fui apenas um dia nas piscinas naturais da Pajuçara, no mais só passeava na orla do entardecer ao anoitecer e ia comer tapioca nas barracas da Jatiúca, andar pela Ponta Verde ou visitar as feirinhas na Pajuçara.

E foi por lá que um dia comprei um tour para Porto de Galinhas – 3h de viagem.
Doideira eu sei, mas foi legal! Lá eles querem te vender passeios, mas eu quis só curtir a praia e ver as lojinhas do centro comercial.
Valeu a pena porque aí que fiquei sabendo que tenho que voltar para conhecer a praia dos Carneiros-PE 😛

Em Ipioca, a praia não tinha estrutura parece que é só para os moradores locais.
Ficávamos nas piscinas naturais e depois pegavamos o barco quando a maré começava subir.
E ela sobe muito rápido. Aliás é importante ficar atento a isso para não vacilar.
O mar espumou, se estiver sem barco ou guia para alertar a hora de ir embora, dá um jeito de começar a voltar.
Com a maré 0 você pode se empolgar com a água nas canelas e andar, andar mar adentro e voltar com a maré subindo é perigoso.

Como estávamos de carro e uma nativa (minha amiga) era quem nos levava para conhecer os lugares foi tudo perfeito.
Eu quis mudar pra lá. 😀

Acho que vale a pena sair das praias da Avenida explorar os aredores da capital ainda mais se for em época de mar impróprio.

O jeito é ir para as praias:

* Do Francês – bem estruturada, gente bonita e mar delicioso para banho,

* Gunga e Barra de São Miguel – Beleza incontestável e praias mais vazias, no Gunga dá até pra ficar sozinho na praia é só se afastar das barraquinhas,

* Ipioca – Bom, eu ficava na parte deserta da praia, só tinha uma barraquinha de um morador local rs, então não conheci o restaurante da Silvana Chamusca (https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/maceio-ricardo-freire/comment-page-7/#comment-189821)

* Japaratinga – Caminho de Maragogi, quase deserta e bem raza, água quente como eu nunca vi 🙂 (Minha amiga disse que era pra gente virar canja. Não entendi! ¬¬ rsss)

Esqueci… fiz o passeio das 9 ilhas, Pontal da Barra, não gostei muito não, viu?! http://www.overmundo.com.br/guia/passeio-das-9-ilhas-pontal-da-barra

O barco agarrou num banco de areia que eu fiquei com medo a embarcação teve que fazer até contrapeso, depois na junção rio-mar outro medo, achei que o barco ia pegar vôo de tanto que pulava, credo!
O Almoço incluido no restaurante filiado, não-bom. :/
A paisagem é bonita, mas não gostei da organização e não me senti segura.
O que salvou foi o pôr-do-sol que é espetacular e o cara do barco ainda colocou na vitrola: “nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas … ”

Da próxima vez quero ir ao Delta do Rio São Francisco, mas vou pesquisar muitas opiniões antes. 😀

Tenho que ir antes que poluam tudo!
Salvem os mares, Amém!!!

    O melhor paseio de barco é no trimarã CAIO PORTO que sai da Barra de São Miguel e vai até o Gunga com parada pra banho. A bordo tem música de boa qualidade e comidinhas excelentes. O visual nem precisa falar. acho que custa umas 80 pratas com quase tudo incluido – MENOS BEBIDA.

    PS.:
    A Praia do frances é muito TURISTICA.

    Com certeza você não terá qualquer arrependimento ao visitar a foz do Velho Chico, coisa linda demais.

    Nos arredores de Maceió também indico a praia de Carro Quebrado, que achei estonteante e possui um banho de mar espetacular.

    Abraço

Super oportuna a dica! Eu estava com uma reserva para uma pousada em Jatiúca e diante do post acabei de pegar um quarto no Gogó da Ema (que você inclusive indica, mas que quando eu reservei, em dezembro, não tinha vaga)! Muito obrigada por me livrar de um mal maior: como todo brasiliense, eu não posso ver mar, mesmo em dia de chuva, que já estou correndo pra água!

Nosso Líder Ricardo Freire, realmente a Orla de Maceió é das mais bonita do Nordeste. Agora, tratando-se de uma Praia isoladamente, nós do VaConferir estivemos visitando a Praia do Gunga e nada melhor mostrar aqui um pouco do que curtimos, vejam:www.vaconferir.com/2012/01/paradisiaca-praia-do-gunga-alagoas.html

Oi, Riq! Que bom que dividimos a mesma opinião! Para mim, Maceió é capital mais interessante do Nordeste e tem a orla mais bonita também.
Estou escrevendo uma série de posts sobre minha mais recente passagem pela cidade, que eu adoro voltar sempre.
Bom saber que Ponta Verde está própria para banho. Sexta estou indo pra lá novamente!
Beijos,
Karla
http://www.cariocandoporai.blogspot.com

Eu cheguei a morar em Maceió por um tempo e o boato que rolava era esse mesmo. E eu sempre desconfiei se isso era verdade mesmo.

Riq,
Excelente a dica do IMA! Não conhecia!
E pra quem não sabe, não tem nenhum jabá na indicação do Vila Chamusca! Nem na forma de macarajé 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.