Paripueira

Maceió: balneabilidade das praias

Ponta Verde, Maceió

Maceió tem a orla mais bonita do Nordeste. Alguém discorda? Acho que a do Recife chega perto, mas a ocupação da orla de Maceió é mais bonita: não há arranha-céus, e a única sombra que pode atrapalhar é a dos coqueiros. Na parte de baixo da Ponta Verde, inclusive, o sol vai até mais tarde, porque a curva deixa a orla voltada para o sul.

Sabemos, porém, que em Maceió a limpeza da água nem sempre está à altura da beleza da praia. Na época das chuvas (abril/julho), e mesmo na época seca, depois de chuvas fortes ocasionais, línguas negras levam esgoto a diversos pontos da praia.

Felizmente, o IMA, Instituto do Meio Ambiente alagoano, publica regularmente relatórios de balneabilidade. A página que traz estes relatórios é esta aqui. Vale a pena consultar antes de entrar n’água.

De uma maneira geral, Ponta Verde e Pajuçara costumam estar próprias para banho durante todo o verão. Já a praia da Jatiúca está normalmente imprópria o ano inteiro.

Veja: Balneabilidade das praias de Maceió no site do IMA

Leia mais:


Paripueira

72 comentários

Olá Rique e Bóia, primeiro agradeço pois graças a vcs minha ida pra Argentina e Uruguai foi perfeita.

Estou indo pra Maceió, o que posso conhecer na cidade além das praias?

Valeu mais uma vez, Beijos.

    Olá, Tatiane! Maceió se caracteriza por lindas praias, na cidade e no entorno, e também pela oferta gastronômica diferenciada.

    A cidade histórica mais próxima é Marechal Deodoro, a 30 km (é a sede do município onde está a Praia do Francês).

    Penedo, a 150 km, pode ser combinada com uma visita à Foz do São Francisco (desde que você pernoite por lá).

    Leia sobre Maceió aqui:
    https://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire

Eita coisa boa. Essa deve ser a página mais visitada de viagem. Bem, acabo de voltar de uma viagem por algumas praias do Nordeste, tirei 10 dias de férias do restaurante e saí por aí de carro. Definitivamente, o Nordeste é muito lindo. Mas a Orla de Maceió, é a orla mais bonita. Basta atravessar uma rua e vc está numa bela praia. Olhe, não sou alagoana, sou baiana.
Vai umas dicas de viagem:
Meu roteiro:
Tamandaré – Praia de Carneiros – Olinda (PE)
Praia de Pipa – Timbau do SUl (RN)
João Pessoa – Jacuma – Carapibus – Coqueirinho e Tambaba (PB)
Porto de Galinhas (PE)

O Litoral mais caro e não se come tão bem é o de Pernambuco. Mas tem lugares lindos para ver e relaxar.
A CIdade mais limpa João Pessoa e Segura e ver o Por-do-SOl na Praia do Jacaré ouvindo o Bolero de Ravel seria muito legal se não tivesse uma poluição sonora dos Bares, com uma música, no meu gosto, nada agradável. Mas vale comer uma Carne de Sol no restaurante Tábua de Carne (praia de Tambaú), a decoração não é lá essas coisas, parece uma churrascaria, mas tem uma excelente carne-de-sol de cordeiro, com paçoca e pirão de queijo.
A tranquilidade da Pousada Bem-te-vi, que tem uma limpeza impecável, um atendimento Maravilhoso e um preço excelente, fica na praia de Tabatinga, entre Jacumã e Tambaba. Os donos Ton (Holandes) e Cesar (gaúcho), fazem de tudo para nos sentirmos bem. Não hospeda crianças.
Logo em seguida, tem a praia de Coqueirinho, a impressão que temos é que estamos numa Ilha ainda virgem.
Pipa, apesar de não ser a mesma tranquilade de 17 anos atrás quando estive lá, continua um charme e com exceletes restaurantes indico comer o Filet de Robalo Tailandês no restaurante AQUI na rua da Gameleira e o delicioso FIlet de Atum com crosta de gergilim do TAPA’S, Pipa tem um preço muito bom. Tem uma pousada simples e aconchegante com um excelente preço chamada Cavalo Marinho.
Fui a Olinda para jantar e dormir. Claro que fui a Oficina do Sabor do Chef Cesar Santos. O Mix do Chef, uma uma entrada super completa, tem um pouqinho de tudo. Ele é famoso pelas Morangas, mas gostei muito mais do risto de camarão com molho de manga, delicioso.
Passei apenas um dia em Porto de Galinhas, é linda, a cor do mar, as piscinas, mas virou uma Praia do frances bem mais cara.
Matei a saudade de praias, minahs duas ultimas viagens foram para Patagônia, que adoro.
Estou de volta ao batente. Mas como cozinheira, adoro provar a comida dos outros.
Abraços

Ricardo, super interessante esse post. Mas o comentário da Silvia é pertinente. Esses “230” da praia de Cruz das almas estão totalmente fora de questão pra banho. Em dezembro estava super imprópria pra banho. Tanto que em todos os dias que estava frente a ela (hotel) só surfistas entravam.
Acho que o critério a olho nu vale muito.
No mais vc está certíssimo. Maceió tem a orla mais linda do nordeste, própria ou imprópria pra banho.
Ps; Fui a Maragogi da última vez e a sujeira estava pior que a da Ponta Verde.

Ah, desculpa, mas eu discordo! Embora Maceió seja linda, Natal tem a orla mais linda do Nordeste, sem contar que as praias são limpas. O caminho de Natal até Pipa é coisa de cinema! Para mim, não existe lugar melhor para passar férias, já fui trÊs vezes e pretendo voltar mais e mais. Sem falar da hospitalidade do povo, e daqueles camarões imensos e de ótimos preços (pelos menos pra quem é de Sampa, como eu!). É sem comparação…

    Cláudia, sou de Natal e também considero nossas praias “coisa de cinema”!!! Estou programando uma viagem em família pra Maceió no carnaval e vou poder fazer uma comparação – embora não inteiramente imparcial!!!

Adoro Maceió, mas o que tá pegando mesmo por á agora é a violência, e a sensação de insegurança.

Uma pena!!!

Entrei no site do IMA e fiquei com uma duvida
Na praia de Jatiuca os coliformes analisados são da ordem de 130 e considerada impropria
Em seguida a praia de cruz das almas com coliformes a 230 foram consideradas proprias
Qual será o criterio?

Fico orgulhosa em ver a minha cidade tão bem comentada pelo Ricardo Freire, pessoa de quem a opinião sempre me importou e sempre me orientou em muiiiittassss viagens.
O site do IMA realmente é um achado. Concordo quando falas de ficar longe do mar no inverno. É preciso ser realista. Esse é um grande problema que Maceió ainda não conseguiu resolver.
Gosto da Praia do Saco (sairá um post sobre ela amanhã no meu blog) mas é lamentável aquele paredão de casas que impede que nossos olho observem a total beleza daquele paraíso.
Um abraço
Alline – Roteiro Baby Maceió

Situaçao parecida vive boa parte da orla urbana de Fortaleza, onde os relatórios da Semace indicam boa balneabilidade ao longo do período seco ano, mas o preconceito de clase social afasta muitos frequentadores…
https://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2012/01/13/noticiafortaleza,2469944/semace-aponta-23-pontos-proprios-para-banho-nas-praias-de-fortaleza.shtml

    Ed, não entendi a sua colocação…

    Os principais locais para banho dentro da orla de Fortaleza estão adequados para banho…

    Exato, muitos não frequentam por considerarem ser local de classes economicamente menos privilegiadas, a despeito da beleza local e da facilidade de acesso.

    classe economicamente menos privilegiada = FAROFEIRO, PERIFÉRICO, MUNDIÇA.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito