Machu Picchu limita visitantes; ingressos só são vendidos online

Disponibilidade em Machu Picchu - julho

Quem avisou foi a querida Lu Malheiros, que além de fazer um post no seu Dividindo a Bagagem, deixou um recadinho na caixa de comentários.

Seguindo (ma non troppo) recomendações da Unesco, o sítio arqueológico reduziu o acesso a 2.500 visitantes por dia (a Unesco advoga 917). E para que isso seja respeitado, a partir desta semana só se pode entrar no parque com ingresso comprado antecipadamente pela internet.


A venda é feita pelo site MachuPicchu.gob.pe. Estão abertas as vendas até o fim do ano (mas lembre-se de que a época das chuvas começa em novembro). Clique em “consultas” para ver a disponibilidade. Não há mais vagas para esta semana, mas agosto ainda está tranqüilo.

Comprando no siteLista de agências que podem comprar o ingresso (veja no site)

Para comprar é preciso usar um cartão de crédito Visa integrado ao sistema Verified by Visa. Ou seja: é provável que os cartões que dão galho nos sites de trem na Europa tenham problemas aqui também. Há duas alternativas: comprar por intermédio de uma agência de viagem local (clique em “consultas” e, ao pé da página, em “agencias de viaje”, que aparece uma lista, com sites e emails) ou deixar para comprar quando você estiver no Peru — porque depois de comprar pela internet você ainda tem seis horas para pagar pessoalmente num banco credenciado. Esta alternativa não é recomendável nos meses de julho e agosto, altíssima temporada de visita.

Segundo este site, o limite de 2.500 pessoas por dia nem é tão draconiano assim; só em julho e agosto os visitantes estourariam este número se não houvesse a restrição.

Obrigado pela dica, Lu!

Leia também:

Mudança na compra de ingressos para visitar Machu Picchu, por Lu Malheiros

MachuPicchu.gob.pe

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


182 comentários

Boa noite!

Planejo ir a Lima – Cusco/Machu Picchu – Puno no início de dezembro de 2012. Sei que não é o mais recomendável em função do início da época das chuvas. Mas já conversei com amigos que estiveram por lá em dezembro, janeiro e fevereiro. Todos relataram que pegaram chuva sim, mas nada que prejudicasse um passeio.

Diante disso, e para conhecer mais depoimentos de quem já esteve por lá, gostaria muito de saber as experiências vivenciadas pelos que foram nessa época, em dezembro. Meus planos são de ficar 3 noites em Lima, 7 noites em Cusco (dormindo 1 dessas noites em Aguas Calientes), e finalizando em Puno com 2 noites.

Desde já agradeço pela atenção.
Abs.
Liliane

    Olá, Lili! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo; se houver resposta, aparecerá aqui.

    Olá Lili, realmente é a época menos recomendada. Mas mesmo assim eu acho que vale a pena ir! Eu fui em janeiro e fizemos Salar de Uyuni, La Paz, Copacabana, Puno, Arequipa, Nazca, Paracas, Lima, Cusco e MP. Não pegamos chuva em nenhum dia durante a viagem pela Bolívia, mas lá o salar estava alagado e não pudemos ir até o finalizinho dele. No Peru pegamos chuva justamente em Machu Picchu. Chegamos às 7h no parque e chovia muito. Ficamos encharcados. Mas dps parou e abriu sol. Qd chegamos ao cume de Huayna Picchu já estava aberto e foi lindo!
    Eu cheguei a fazer um post no nosso blog sobre isso “vale a pena ir na época das chuvas https://www.viajesim.com/2012/02/bolivia-peru-na-epoca-de-chuvas-vale.html” e basicamente penso o seguinte: se vc não vai apenas para Machu Picchu, se esse não é seu único objetivo e você não voltará totalmente frustrado se chegar lá e MP estiver fechada, vá com certeza! Pois Lima é linda, agradável, a região de Cusco é incrível e a cidade mesmo nos apaixonou para ficar por lá passeando e comendo bem e barato. Mas se vc quer muito só por MP, é melhor ir numa época em que vc não corra o risco de não conseguir vê-la. Já se tiver chovendo normal no dia do seu passeio, suba mesmo assim, não atrapalhou em nada (tirando um pouco do frio, claro). Machu Picchu vale até debaixo d’água (se estiver aberto e as chuvas não oferecerem riscos, claro).
    abs,

Olá pessoal, vou a MACHU PICCHU em agosto, estou comprando a entrada mas surgiram dúvidas… Existem 4 tipos: MP, HUAYNAPICCHU 7-8 e 10-11, MP MUSEO E MP-MONTAÑA MP 7:00 A 11:00.
Gostaria de ir dia 24/08 a MP (só vou conseguir o trem que chega 10:52h),e no dia 25 HUAYNAPICCHU 7-8. O que são esses MP MUSEO E MP-MONTAÑA MP 7:00 A 11:00??? Valeria a pena eu ir dia 25 a tarde no museu? O trem de volta só tem 15h, os outros mais tarde estão lotados.
Será que dia 24 a tarde toda em MP é o suficiente?
Sobre o trem não consegui o horário mais cedo, será que consigo comprar em Cusco nesse horário em alguma agência???

Boa tarde,

Lendo na net sobre a melhor data de ir a MP, e vi que novembro nao é uma boa época pois inicia o período chuvoso. Gostaria de saber se relamente é uma época perigosa de ir. Agendei de estar indo no inicio de novembro. Alguem pode me dizer o que acha sobre esta data?

Obrigada

    Olá, Larissa! Não recomendamos viajar nesse período para que ninguém perca o passeio. Pegar chuva por lá pode estragar a sua viagem. Mas, claro, pode acontecer de nem chover. Avalie se vale a pena arriscar 🙂

RELATO SOBRE AQUISÇÃO DE INGRESSOS PARA MACHU PICCHU E BILHETES DE TREM SEM CARTÃO VERIFIED BY VISA

Olá Bóia e demais amigos que participam desse blog. Conforme eu havia dito acima, estou voltando aqui para informar como foi minha experiência na compra dos bilhetes de trem e dos ingressos de acesso à Machu Picchu, já que não tenho cartão Verified by Visa.
Bem, meus cartões de crédito são do Banco do Brasil, portanto, repito, não são Verified by Visa, já que aqui no Brasil somente os cartões do Banco Bradesco possuem essa tecnologia. Mesmo assim resolvi tentar comprar os bilhetes de trem e os ingressos para Machu Picchu, já que — os que não sabem fiquem avisados — não se consegue lá, na hora, adquiri-los, salvo em alguns casos se quiser somente o ingresso de acesso ao parque, já que a quantidade de ingressos disponíveis para Huaynapicchu — que é o meu caso — é limitada a 200 por grupo, totalizando 400 ao dia.
Já os bilhetes de trem, esses é que são mais difíceis, pelo menos os melhores horários.
Então vamos lá.
Entrei no site da Peru Rail, escolhi os horários e fui seguindo as telas como se meu cartão fosse são Verified by Visa, no final de tudo, após colocar os dados do meu cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e clicar em concluir, o sistema informou que meu cartão não tinha a tecnologia e não concluiu a compra.
Fiquei chateado e ao mesmo tempo desesperado pois minha viagem já está marcada para o dia 17 de julho. Contudo, assim que apareceu a mensagem da negativa da venda, a Peru Rail me enviou e-mail com a seguinte informação:

Estimado: FRANCISCO MENDONCA JUNIOR
Le informamos que su operacion no se ha podido realizar debido a que su tarjeta de credito no esta registrada en Verify by Visa o el SecureCode Mastercard. En las proximas 24 horas, nuestro ejecutivo de ventas Sandra Carrera [email protected] estara poniendose en contacto con usted.
En PeruRail nos esforzamos por ofrecerle una experiencia unica de viaje y estamos dispuestos a apoyarlo en todo momento
Saludos,

Menos de 24h depois — salvo engano, foi no mesmo dia — recebi um e-mail de um dos atendentes da Peru Rail onde constavam os dados da minha reserva (a tentativa de compra inexitosa acabou se tornando uma reserva que estava aguardando o pagamento) e solicitava o envio, devidamente preenchido, de um formulário de autorização de compra no cartão de crédito que estava anexado à mensagem, juntamente com cópia do cartão de crédito, do Passaporte ou RG, e os dados dos passageiro. Vejam só a mensagem:

Buenos Días Sr. Mendonca, gracias por comunicarse con PeruRail. Le pedimos mil disculpas por los inconvenientes que ha tenido con nuestra página Web. He revisado su solicitud y ha sido posible confirmar los espacios que necesitaba.
Adjunto encontrará la Carta de Confirmación y un formulario de autorización de cargo a Tarjeta de Crédito por el total de la reserva, debe enviarnos por e-mail el formulario debidamente lleno a más tardar 30 días previos a la fecha de viaje con una copia de la tarjeta de crédito a ser usada para el pago y la copia del pasaporte o documento de identidad del titular de la tarjeta; también necesitaremos la información completa de los pasajeros (Nombres, Número de pasaporte o documento, fechas de nacimiento y nacionalidades) para poder emitir los tickets, los cuales serán enviados por e-mail.
No dude en comunicarse conmigo nuevamente en caso requiera mayor información o ayuda. Saludos!

Assim, enviei a documentação necessária e poucos minutos depois me foram enviados, também por e-mail os tickets.
DETALHE: os valores indicados na reserva constantes do primeiro e-mail que recebi apresentavam valores inferiores aos que estavam informados no site. Maravilha!!!!!!
DETALHE 2: Conforme constante nos trechos da mensagem acima indicada, é possível enviar a documentação e concluir a compra em até 30 antes da data marcada para a viagem. No meu caso, fiz a reserva em meados de maio e apenas confirmei a compra, enviando a documentação requerida, agora no começo de junho. Maracilha 2!!!!!!!!!

Em relação aos ingressos de acesso à Machu Picchu (adquiri o que dá acesso à Huaynapicchu – 2º grupo), o processo foi ainda mais fácil: fiz todos os procedimentos para aquisição através do site e, mesmo não tendo a tecnologia Verified By Visa, o sistema de pagamento deles aprovou minha solicitação.
Assim que coloquei todas as informações do cartão e conclui o processo, apareceu uma tela com o comprovante de pagamento onde havia a seguinte informação: “Respuesta: Pago Exitoso”. Maravilha 3!!!!!!!!!
Em seguida, tive que acessar o link “check-in” constante no site e colocar o número da reserva que o sistema retornou os ingressos de acesso. Foi só imprimir e pronto!
É isso aí pessoal, espero ter ajudado àqueles que, como eu, estavam desesperados por não terem cartão Verified By Visa e correr o risco de não adquirir os ingressos para Huaynapicchu.
Só achei ruim uma coisa: tenho carteira de estudante internacional da ISIC e, pelo que vi, eles dão descontos para os portadores. Ocorre que, segundo informações do próprio site, apenas é possível comprar ticket de estudante através dos escritórios e agências lá mesmo no Peru, ou seja, completamente inviável para os que pretendem os ingressos para Huaynapicchu que são limitadíssimos.
De toda sorte, resolvi garantir logo minhas entradas. Vou usar a carteira de estudante apenas para comprar os Boletos Turísticos.
Um grande abraço a todos.

    Mendonça Júnior,
    Que bom que deu tudo certo! Obrigada pelo comentário.
    Boa viagem, um abraço

    Eu é que devo agradecer a este excelente site e também a você, Lu Malheiros, que sempre nos dá excelentes dicas.

Bom dia, Bóia.
Muito obrigado pelas informações. Parabéns pelo site.

Olá! Novato no site.
Estou com passagem comprada de Salvador/Cuzco/Salvador no dia 23 de Junho. Como tenho que visitar alguns amigos em Lima, gostaria de ficar alguns dias lá e ir de ônibus para Cuzco. Minha dúvida: Se eu descer em Lima,terei algum problema no embarque de volta Cuzco/Salvador?
Obrigado

    Olá, Élio. O seu vôo tem escala em Lima? É essa a questão?

    Tem sim, Bóia! Aliás parece que tem conexão, não sei! O voo é Taca 137 até Lima, chegando às 09:35 e sai outro voo de número Taca 11 para Cuzco, às 11:20. Preciso desta informação. Gostaria de ficar uns dias em Lima.
    Aguardando resposta!! Obrigado

    Olá, Élio. Não recomendamos ir de ônibus a Cusco. Você pode tentar adiar a segunda perna do seu vôo. Entre em contato com a cia. aérea. Provavelmente haverá uma multa pela remarcação do vôo.

Sei disso Bóia. Não falei em comprar ao vivo. Falei em comprar pela internet sem o sistema Verified by Visa. O meu amigo tentou e conseguiu, por isso também vou tentar. Se conseguir, posto aqui.

Pessoal agradeço as informações.
Em relação à Peru Rail, tentei comprar os bilhetes no site e, como meu cartão não é Verified by Visa, óbio que não aprovou a compra. Contudo, assim que apareceu a mensagem da negativa da venda, a Peru Rail me enviou e-mail com a seguinte informação:

PRICE INFORMATION ABOVE IS SUBJECT TO CHANGE DEPENDING ON THE AVAILABILITY OF OUR TRAIN.

Attached we send you the Authorization form that must be filled and signed correctly by the cardholder in order to emit the train tickets, In order to make charges we need credit card copy and passport copy of cardholder.

CREDIT CARD ONLY
(MasterCard – Visa – American Express)

Remember please to scan the attached form after signing it. We also need the copy of your passport or ID as well as the front side of your credit card in order to charge you the reservation and issue the train tickets.

PAYMENT HAS TO BE MADE BEFORE JUNE 15th 2012

Baggage carriage Conditions

The travel ticket, allows the transport clients and their hand luggage (01 bag or backpack) with a weight of no more than 05kg/11lb and with a maximum size of 62 linear inches/157 cm (length + height + width), with the cars intended for this purpose. THE BLOCKADE OF THE OUTPUT IS PROHIBITED BY LAW. It is only allowed to transport large mass luggage in the case of trains which have a hold baggage; subject to the Conditions identified by PERURAIL.
The customer can hand carry a reasonable amount of medicines and personal items.
Before listing any item in your hand luggage, please make sure they are permitted by PERURAIL.
PERURAIL will charge a supplementary fee for excess baggage and may use a different transport rate for shipping.
It is recommended that the Customer not include any item of value (money, jewelry, and so on) Fragile or delicate objects. PERURAIL is not responsible for loss or breakage, and will not make any compensation.
Any claim about the baggage must be done immediately after the arrival of the train to the station.

Dear Passenger: Please make sure you have your entry ticket to Machu Picchu before your trip. For more information: http://www.machupicchu.gob.pe

Assim, vai ser possível a compra do ingresso, basta enviar a documentação requerida por eles e também cópia da documentação.
Em relação às entradas de Machu Picchu, não tentei comprar ainda, mas um amigo que foi ao Peru no ano passado disse ter conseguido com cartão visa BB, que não é verified by visa, mas é o que também vou tentar usar. Também vi diversos relatos de pessoas que conseguiram mesmo sem cartão verified by visa, tais como com cartões do itaú.
Quando tentar posto aqui no blog.

    Olá, Mendonça! O sistema “verified by Visa” é usado para compras na internet. “Ao vivo” os cartões passam sem problema.

Pessoal, socorram-me pelo amor de Deus! A venda de ingressos de aceeso à Machu Picchu e o bilhete de trem da Peru Rail somente podem ser comprados com cartão Visa By Verified. Pelo que vi, somente cartões Bradesco tem essa tecnologia. O Que eu faço agora?

    Olá, Mendonça! Se o seu cartão não funcionar, recorra a uma das agências listadas no site.

    Mendonça Júnior,
    Para comprar o ingresso para Machu Picchu, só mesmo com um cartão Verified by Visa (no Brasil, emitido somente pelo Bradesco). Já para a compra do bilhete de trem, a Peru Rail aumentou as restrições. Você pode comprar com qualquer cartão, mas, caso ele não seja Verified by Visa ou Secure Code Mastercard, você poderá comprar o seu bilhete online, mas terá que ir até uma agência deles para retirá-lo (antes de embarcar, claro!). Devo dizer que, quando fui em 2009, também tive que retirar o bilhete em uma loja da Peru Rail. Não houve nenhuma dificuldade, mas é importante levar o cartão com o qual se fez a compra.
    Como a Bóia sugeriu, você pode entrar em contato com agências de turismo para que elas providenciem essa compra. Há uma relação de agências no site oficial do turismo peruano https://www.peru.travel/br/planeje-sua-viagem-8-6
    O comunicado da Peru rail na íntegra, segue abaixo:
    Dear Passenger,
    For security reasons we would like to inform you, PeruRail has a new security control system meaning that any purchase made with a credit card has to have verified by visa or securecode mastercard. We suggest to contact your bank in case you do not have this information. If you pass the security control system you will receive your e-tickets.
    In case that your credit card does not have Verified by Visa, Securecode Mastercard or does not pass the security control, you will need to go to one of our Point of sale to pick up your ticket. Please consider that you must show your credit card used to purchase online and present identification. https://www.perurail.com/en/terms_and_conditions.php
    • We suggest you to pick up your tickets in advanced.
    • Please remember it is important that you present your train ticket upon boarding and arrive half an hour before the scheduled travel time.
    For any further assistance please contact us:

    [email protected]
    Online Support
    Call Center
    Monday to Friday 24 hs
    Saturday, Sunday, Holidays 7:00 a 20:00
    00-51 084581414

    Quando comprei as passagens ano passado (agosto), como não possuía Verified by Visa, mandei um e-mail para a Perurail e eles pediram cópia do passaporte e do cartão, além do formulário de autorização de débito.

    Pouco tempo depois recebi o bilhete por e-mail.

Pessoal,
Estou tentando comprar ingressos para Machu Picchu pelo seite e não consigo porque meu cartão não é Verified by Visa. Iremos visitar MP em 12/06. Gostaria de saber se tem outra forma de comprar o ingresso que não seja pelo site.
Obrigado!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito