Machu Picchu: prometem reabrir a ferrovia dia 29 de março

Machu Picchu, Peru

Anteontem vi uma notinha no Panrotas falando que a PeruRail (nome oficial: Ferrocarril Transandino) prometia a reabertura da ferrovia a Machu Picchu para o dia 29 de março.

O site da PeruRail ainda não informa nada e permanece fechado para reservas, mas consegui achar essa notícia em vários lugares, como o Peru21.pe e o Día a Dia argentino.

No blog da agência de viagens Inti Travel encontrei como ficaria o esquema inicialmente: o passageiro seria levado de ônibus de Ollantaytambo (de onde estava partindo a maioria das composições antes da chuvarada) a Piscaucucho, uma viagem de 45 minutos. Só a partir de Piscaucucho a viagem seguiria de trem, num percurso de 1h15min até Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade sagrada dos incas.

Minha opinião: eu não acreditaria piamente nessa data exata. O que eu depreendo dessas notícias é que uma solução de reabertura de Machu Picchu está próxima. Se você está pensando em ir para lá em abril, eu recomendaria pesquisar constantemente no Google e no Google News as palavras-chave Machu Picchu, Perurail, Ferrocarril Transandino e Piscaucucho pra ver o que vem.

Enquanto estiver esse embaço, programe mais dias do que você acha que vai precisar, porque uma logística nova sempre é complicado de implantar.

Para ter acesso aos relatos do Peru de todos os superblogueiros da comunidade, clique aqui.

61 comentários

Lu, que bom que gostou do relato. É meio antipático dizer o que NAO fazer mas o máximo que alguém me deu de orientação sobre ir ou não a Gran Caverna foi, “É, eu não me lembro bem, acho que fui…”. hello… como não lembrar daquela escadaria do perrengue, que faz a subida para Waina ser um básico 1…

Eu tinha lido sobre a Cibalena A, mas lógico apaguei da memória. Lógico também que eu nunca falo com médico nenhum, só registrei o “tome chá de coca”. Quando o Plasil não fez efeito e a novalgina da farmacinha de viagem tb nao, eu pedi socorro! Seu blog foi dos que mais consultei! Muito obrigada pelas suas dicas que me proporcionaram dar essas! 😉

Hola! De tanto perguntar sobre Peru desde 2007 aqui no blog, de visitar os blogs dos trips, eu tinha que vir aqui compartilhar algumas dicas.
– Em Cusco, jantamos no Chez Maggie e no Inka Grill, no primeiro um menu turistico com comida em tamanho adequado para altitude a um bom preço, no 2o um jantar a um preço digno de restaurantes no eixo RJ/SP que valeu muito a pena – comi um file de alpaca a milanesa com banana e ovo, maravilhoso. Só que muita comida, no dia que regressamos em Cusco de Macchu Picchu, não me caiu bem depois (será que foram os 2 pisco sours haha?)
– Em Águas Calientes, o jantar que vale a pena destacar foi o do Índio Feliz (outra dica do guia de viagens que tenho) – o melhor da viagem, ouvindo som peruano (um conjunto chamado Son Del Cusco com umas músicas chicletes que grudam na cabeça), com os melhores pisco sours que tomamos!
– Para altitude, se você tem problemas de estômago como eu, a mistura chá de coca, bala de coca, mastigar folha de coca, pode provocar o que me provocou e a única coisa que me fez sobreviver após não comer 1 dia inteiro foi um remédio chamado sorocchi pill (tem um que é sorocchi plus, mas esse é o genérico). Quando a primeira cartela do remédio acabou, foi o dia que voltamos para mais 1 noite em Cusco e eu quase passei mal de novo. Mas o chá eu continuei a tomar regularmente, mesmo sendo horrível. Em Machu Picchu, o clima tropical ajuda a não sentir a altitude, sem contar que é mais baixo. Passei super bem.
– O ideal é ir direto de Lima para Cusco, passar 1 dia inteiro lá para se aclimatar e só fazer qualquer passeio no dia seguinte para se adaptar a diferença de altitude que é punk. Deixe para conhecer Lima na volta.
– Waina Picchu, ou Huaina Picchu na língua local, é desafiador e a vista vale muito a pena mas em nenhum post de nenhum blog vimos que valia a pena depois da subida, descer a Gran Caverna para ver esta e o Templo de La Luna: NAO VALE! Subimos, depois descemos até esses dois paraA uma altitude menor que Machu Picchu, o 2o é até bonitinho, mas volta para Mapi, é PIOR do que a subida para Waina. Tivemos que subir quase até o topo de novo e os degraus são muito piores. Eles sugerem que o percurso todo leva 4 horas e descontando a 1 hora que ficamos parados seja comendo seja meditando seja recuperando o fôlego, levamos 1 hora a mais. Mesmo para quem dá suas corridinhas e malha como a gente, sugiro treinar subir ladeira na esteira com inclinação 6, pq treinando a inclinação 3 eu parava toda hora para respirar (estamos mais próximos dos 40 do que dos 30). E em resumo: quando te sugerirem ir a Gran Caverna, NAO VA, voltem para Machu Picchu e aproveitem a energia e a atmosfera que a cidadela proporciona.
– Nós compramos um pacote cujo preço na pouca antecedência compensou (quem me conhece sabe que eu odeio excursão). Passamos 1 dia em Mapi com um guia só para nós e no outro, subimos Huaina no 1o grupo, depois almoçamos. Sugestão: se você estiver disposto como a gente, fiquei até o por do sol e seja expulso como nós.
Riq e meninas, se quiserem fotos da subida de Waina, o meu Rick tirou ótimas. bjs

    Cristina,
    Que bom que correu tudo bem! E excelente a dica do que NÃO fazer em Machu Picchu!
    Só para lembrar: o equivalente brasileiro à Sorojchi pills é a nossa Cibalena A. O melhor é conversar com seu médico antes de viajar pois, tanto a Cibalena A quanto o chá de coca, mascaram os sintomas do mal da altitude.
    Obrigada pelo relato, abraço

Boia, por favor me salve!!!!
Estou indo ao Peru no dia 30 de setembro e o meu roteiro está assim:
30- chegada em lima
01 – Lima – cusco
02- cusco – tour
03 – cusco – vale sagrado
04- cusco para agua caliente (trem partindo de ollan)
05 – Machu Pichu
06 – Cusco
07 – cusco – lima
08 – lima – brasil

As perguntas: gostaria de conhecer arequipa, como faço?
ser[a que tem trem de partindo de agua calientes?
qual seria a melhor forma para conhecer?
Outra coisa, vc acha ,melhor pegar o trem de ollantay? no perurail nao aparece esse nome, apenas vale sagrado?
Aguardo desesperada resposta
Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.