Magali

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

melancia

Minha nova dieta chegou ontem por e-mail. E, conforme eu temia, os cardápios das próximas oito semanas não prevêem nem sequer um naco de melancia.

Antes que você pergunte de onde possa ter vindo essa dieta, eu digo: de uma ótima nutricionista, de carne e osso, que consultei uma semana antes, e que compõe os cardápios caso a caso (e sem remédio). Por isso a demora – e o e-mail.

Estou arrasado. Jamais pensei que um dia fossem me proibir de comer melancia. Depois de três décadas e meia entrando e saindo de dietas, eu imaginava que melancia fosse o alimento perfeito. Bem – talvez seja por isso que eu tenha passado esse tempo todo entrando e saindo de dietas.

Sei que não estou sozinho. Se você googlar a palavra “melancia” e a expressão “pouco calórica” vão aparecer centenas de resultados, de fontes idôneas e respeitáveis. Senhor, o que foi que eu fiz para não poder comer nem melancia? (Está bem. Eu sei o que eu fiz. Pulemos de parágrafo.)

Quem diria que uma, perdão, curcubitácea pudesse ser tão doce? Melancia é gostosa em todas as línguas. “Sandía” em espanhol. “Pastèque” em francês. “Cocomero” em italiano. E “slurpt nham nham” em boca cheia.

Melancia é rica em fibras. Não tem conservantes. Não leva gás. Não tem bicho que nem a goiaba. Sua casca não fere feito a do abacaxi. Pode enfiar o pé nela, que você não fica com ressaca.

Melancia não mudou de grafia com a reforma ortográfica. Tampouco precisou se fundir com nenhuma outra fruta por causa da crise. Melancia não está no Cade. A Sadia não passou os últimos vinte anos dizendo que a melancia da Perdigão não prestava nem a pau. Ao contrário do Unibanco, ela nunca disse por aí que nem parecia melancia.

E no entanto, aqui estou eu, sem poder transferir para a melancia a compulsão que até outro dia eu dirigia aos pudins de leite condensado e aos mil-folhas de padaria (dormidos, de preferência).

Sim, a essas alturas eu já entendi que é exatamente esse o propósito. Passei da idade da reeducação alimentar. Agora o caso é de reformatação do HD.

Devo esquecer o beabá que eu pensava que sabia sobre tudo o que engorda e o que emagrece.  Quem manda agora são os alimentos funcionais. Descobri que, mesmo nos regimes que eu fiz, eu só comia comida “disfuncional”.

Não chores por mim, melancia. Se algum dia nos reencontrarmos, quem sabe eu também esteja gostoso.

Foto gentilmente surrupiada daqui.

46 comentários

Comi uma melandia hoje de sobremesa… Riq, tava tãããão boa!!!
Rsrsrsrs
Boa sorte com sua dieta!

Essa crônica me lembrou de uma conversa que tive com um vizinho marombado. Eu tava num discurso pró-fruta, querendo comer várias delas por dia, quando ele me perguntou se eu sabia que os elefantes se alimentavam basicamente de frutas. Não tinha como não concordar com ele. Difícil está concordar com uma nutricionista que impede que vc desfrute de tal prazer.
Será que a gente precisa passar por isso? Realmente? Ando numa fase tão descrente de tudo…Imaginar que alguém vai emagrecer e manter o peso com uma dieta maluca dessas…Desculpa, meu querido Freire, mas é odioso saber que os “ovomaltines” e danettes brancos estão sendo desprezados…
bjs, querido,
toda sorte do mundo, tá?

Se precisar de companhia para caminhar no Ibirapuera ou na academia, é só falar! Pilates vale tb, tá?

bjs,

    Brigadinho! Mas por enquanto tô BEM feliz com a dieta! Me sentindo SUPER bem, incrível!!!

Uma verdadeira melancia, essa crônica. :mrgreen:
Restou uma dúvida: como fica o marido da Mulher Melancia? 🙄

Estou rindo muito… É por isso que eu estou com as francesas e não abro – como de absolutamente tudo, mas só um pouquinho!!! 😉 Eu não ia conseguir fazer dieta, não, seria um fracasso retumbante!!! 😳

Reformatar o HD , é o troço mais dificil do mundo .
Mas depois de feito , ainda é preciso manter o foco , pois o HD tem uma memória estável , e nunca se esqueçe da formatação original .
*Palavras de quem sabe do que fala 🙄
(30kg acrescentados em cada gravidez e mais 10kg sem-saber-como em 2 anos #mas todos já perdidos e enterrados )
Alguem sabe se é possível cremar a memória celular ? 😎

Olha, foi por causa de uma melancia que eu engoli e demorou 9 meses pra sair, que eu tô gorda hj em dia. Tô com medA, pânicA, pavorA de melancia ! Me mande logo o contato dessa nutricionista que já fiquei fã 😀

Viúvos da Xongas agradecem!

Riq, onde você tirou esta foto ? rs

    Fui no Google Images, botei watermelon e apareceu essa entre as primeiras. Botei o link da página que aparece no Google Images, mas acredito que eles já tenham tirado de outra, só que sem crédito.

ahahaha só vc Riq pra me fazer rir neste dia tumultuado….
“Não chores por mim, melancia” foi a melhor ahahaha
Boa sorte com sua dieta !

Gostaria de saber qual nutricionista vc foi? Poderia indicá-la?? Estou procurando uma boa há meses, não gostei das últimas q visitei, me passaram dietas prontas. rsss.
Tks. Adorei a crônica.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito