Mais uma 'homenagem' sem crédito: agora, n'O Sul 1

Mais uma ‘homenagem’ sem crédito: agora, n’O Sul

O Sul

A gente já deveria ter se acostumado. Primeiro foi a Veja, que copiou ipsis-literis a idéia do Ibismômetro e não se deu ao trabalho de dizer onde se inspirou.

Leia: Uia! Ibismômetro na Veja! (Só esqueceram de dar crédito)

Mais recentemente, foi a Viagem & Turismo que chupou na maior cara-dura o Calendário de Viagem do VnV.

Leia: Compare: Calendário VnV x Kibelendário V&T


.

O SulAgora mais essa: a Sylvia estava ontem tomando um expresso no café da academia que freqüenta, em Porto Alegre, quando me viu todo pimpão (e arregalado) numa página d’O Sul.

Lá estou eu, de gaiato, ilustrando uma matéria sobre a exigência de 3 meses de validade de passaporte para entrar na Europa.

A imagem não apenas é protegida por direitos como custou uma grana para fazer: faz parte de uma de nossas produções para a Visa.

Que beleza, hein, conterrâneos?

(E obrigado por avisar, Sylvia!)

Leia:

Europa: nova exigência para entrada no espaço Schengen. Nova?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


49 comentários

Eu já tive uma foto minha do Flickr usada sem pedido, autorização e/ou crédito na capa de uma dessas listas telefônicas que copiam as Páginas Amarelas.

Em geral eu não me importo com essas coisas pois não ganho nada com isso, não é meu trabalho.

Mas creio que nos casos do Ricardo Freire isso é obviamente mais grave, pois estão roubando o trabalho dele.

Eu já não leio jornais e revistas há um bom tempo e esses casos só reforçam que a minha decisão foi correta.

Fala sério, tudo bem que o VnV é “a” referência para viajantes e blogueiros, mas ultimamente esses casos de plágio, cópia., ou seja lá que palavra utilizar, estão demais! É o terceiro caso envolvendo o VnV e grandes veículos de comunicação, em um pequeno intervalo de tempo. Isso só mostra como a internet infelizmente é meio sem lei. Parece que qualquer coisa que publicamos vira domínio público pelo fato de estar na web. Direitos de imagem e propriedade intelectual parecem inexistentes.
Alguma coisa tem que acontecer, essas coisas não podem ficar impunes. 🙁

Ah, Riq, pensa na divulgação positiva, na visibilidade. Agora tu tás no mesmo jornal em que o Adroaldo Streck fez aquela avaliação tão rica sobre os gays na novela da Globo.

Que vergonha! (não acredito que foram tão “ingênuos” a ponto de achar que a publicação dessa foto – tão pequenina e gentilmente surrupiada – não chegaria ao seu conhecimento) #fail

Lembro do lançamento do O Sul, lá em 2001. Anunciaram como se fosse O MELHOR JORNAL DO MUNDO mas, quando o primeiro exemplar chegou, a piada era que ele havia feito a Zero Hora parecer o The New York Times.
Nos últimos 13 anos, absolutamente nada mudou para melhor, só para pior. O meu blog é mais jornal do que ele.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito