Marajó: quem tem dicas pra Loanda?

Marajó

[Mapa: Paraturismo]

Outro dia a Loanda entrou num post de Belém para pedir dicas sobre a ilha do Marajó. Pois bem — o Marajó está entre os destinos brasileiros com menos informações disponíveis na rede. É um segredo que os paraenses ainda guardam para si.

Minto: o site da Paraturismo tem três seções dedicadas à ilha — um capítulo para a ilha como um todo, outro para Soure e outro para Salvaterra, as duas principais cidades.

Não consigo encontrar, porém, relatos de blogueiros em português. As duas melhores peças que garimpei são escritas em inglês: um relato do brazuca honorário Seth Kugel no New York Times e uma página da Patricia Ribeiro no About.com.

Pelo que eu entendi: você pega o barco no terminal hidroviário de Belém e em três horas chega a Porto Camará, no Marajó, de onde continua de ônibus a Soure ou Salvaterra, ou de trânsfer ao seu hotel-fazenda. Soure é maior do que Salvaterra, mas não consegui entender em qual é mais indicado ficar. Estando onde estiver, no entanto, você se encaixa em passeios para ver as belezas da ilha.

Vou colar aqui os primeiros links. Depois a gente edita as contribuições dos trips.

Marajó no site da Paraturismo

Soure no site da Paraturismo

Salvaterra no site da Paraturismo

Itinerários de tours organizados no site da Paraturismo

Amazônia econômica e uma ilha-paraíso, por Seth Kugel no NYT (em inglês)

Marajó, onde o Amazonas encontra o Atlântico, por Patricia Ribeiro no About.com (em inglês)

E você? Já foi ao Marajó? Deixe as dicas pra Loanda e pros colegas da Bóia!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


51 comentários

Ola Lilian, fui para Belem e Marajo com a operadora Turismo Consciente, especializada no Para, gostei muito,! Eles estao com um otimo pacote para o carnaval para la, saindo de sao paulo, por 2400, com passagem, hospedagem, passeios. Passando por belem e marajo. Sem passagem sai mais barato ainda, vale a pena dar uma olhada com eles – http://www.turismoconsciente.com.br.

Quantos dias aconselham ficar em Belém e Ilha do Marajó? Tudo bem ir em outubro???

    Olá, Graziela! Em outubro faça reserva com muita antecedência para o fim de semana do Círio (este ano, 12, 13 e 14 de outubro). Belém fica lotada e os barcos de/para Marajó ficam lotadíssimos, com marajoaras que vêm a Belém para a festa.

    No mais, o mês é ótimo para ir ao Pará. O Ricardo Freire recomenda ir a Marajó durante a semana, quando a ilha normalmente está vazia aproveitando o fim de semana em Belém. Fique três dias em Marajó e três a quatro dias em Belém.

. já fui varias vezes ao Marajó especificamente de BM com itinerário via Camará, com saída do terminal a aquaviário do porto de Belém. Temos duas opções de saída, pela manhã as 06h30min.e a tarde as 14h30min, minha sugestão é a viagem da manhã a tarde tende ter problemas metrológico. As praias mais bonitas são Pesqueira essa com barracas já Araruna não tem barracas e você se sente a vontade pra curtir a natureza.

Francianne Carvalho, tô pensando em dar uma esticada à Ilha de Marajó no Carnaval. Ou seja, ir à Belém e aproveitar para ficar ao menos dois dias na Ilha de Marajó. Você acha viável? Ou seriam necessários mais dias? Existe algum passeio bacana que posso agendar com algum guia de lá?

    Olá, Lilian! Desculpe me intrometer na conversa — você não conseguirá reservar apenas dois dias no Carnaval em nenhuma cidade turística do Brasil. Todas as pousadas e casas para alugar trabalharão com o mínimo de diárias do carnaval, que deve ser 4 ou 5.

Acabei de voltar de Soure.Pra quem está em Belém e não está de carro, a viagem começa no portao 9 da Companhia de Docas do Pará, onde fica o Terminal Hidroviário de Belém. A Estação das Docas fica bem ao lado. Peguei o navio (parece um barco grande) das 6:30h. Compre sala vip, é bem melhor, e o preço é por volta de 25,50, vai por mim, não economize aqui. Compre com antecedência. A viagem foi bem tranquila, apesar dos avisos que recebi sobre o navio chacoalhar muito. Chegando no Porto Camará, você vai precisar de uma condução até Salvaterra ou Soure, que são as cidades mais estruturadas, onde ficam os hotéis e pousadas. Procure o Edgar: os microônibus dele atravessam de balsa até Soure. O preço é 12 reais por pessoa. A maioria das vans fica em Salvaterra (do outro lado do rio é Soure)e você terá de pegar um barquinho para atravessar. Já combine a volta com ele: além de te buscar no hotel, ele já compra a passagem de volta de navio (não esqueça de pedir sala vip, rs.)Fiquei na Pousada O Canto do Francês. Parece um sítio, com uma varanda e um quintal gramado. É bem rústico, mas ótimo de ficar. Tem frigobar e ar condicionado, tudo muito limpo, todos muito atenciosos e a comida é ótima. Gostei muito das praias. São um pouco longe da cidade, pequenas e bem diferentes das convencionais. Pra ir à Praia Barra Velha, por exemplo, você vai atravessar o mangue, é bem diferente, mas é lindo. Não precisa levar guarda-sol, pois as barracas já tem quiosques fixos para os visitantes. É tudo bem simples, então quem procura um lugar luxuoso p ficar pode esquecer. A cidade é pequena, mas tem alguns mercados e farmácia. Dá pra fazer quase tudo a pé, ou alugar uma bicicleta pra facilitar. Vá preparado, pois nem todos os lugares aceitam cartão de crédito e os bancos nem sempre tem dinheiro. Há uma agência do Banco da Amazônia, mas pra quem não é paraense como eu há também uma do Bradesco e uma do Banco do Brasil. Se não quiser ir pedalando ou de moto taxi até as praias, prepare o bolso, rs. Um taxi cobra em média (ida e volta) 40 reais até Barra Velha (3km) e 60 até Pesqueiro (10km). Tem também uma van que sai da praça, mas só vai quando completa certo número de pessoas. Deixe combinado com o taxi de buscar na praia, pois celular não pega e não é confiável voltar com qualquer um. Não fique até tarde nas praias também, recomendações da pousada. Chame o Cláudio taxista, ele vai te atender prontamente e é confiável. Aproveite as comidas. A carne de búfalo é maravilhosa e o queijo então é divino. Peça o Filé Marajoara nos restaurantes: filé de búfalo com uma fatia generosa de queijo marajoara derretido acompanhado de batata frita. O melhor! Vá ao Hotel Ilha de Marajó pra ver o Carimbó no sábado à noite (é aberto ao público)e aproveite para jantar. A viagem de volta foi mais agitada. Peguei o navio das 15h e esse sim chacoalhou muito, mas muito mesmo. Apesar de serem empresas diferentes, o preço é o mesmo.

Ah… quase esqueço: leve repelente (na verdade passe antes de chegar lá) porque como dizem os paraenses, tem muito carapanã e acreditem é muito mesmo, rs.
Aproveitem a viagem!!!

Fui a Marajó na minha promeira viagem turística solo há mais de 10 anos. Meu roteiro foi praticamente o mesmo da Carmem. Fiquei na mesma pousada, a dos Guarás, só que tive mais sorte com o tempo, pois não peguei chuva. Gostei muito. Inclui Belém e Carajás (minha irmã morava lá na época) na mesma viagem. Uns 15 dias ao todo.

Acho que Marajó ta merecendo um post com todas as dicas!!!! Não vejo a hora chegar nesse paraíso, falta pouco!

Já fui a Marajó duas vezes e adorei.Nas duas vezes me hospedei no hotel Ilha do Marajó,em Soure, que é bem razoável. Compartilho de todas as dicas enviadas pela Luciana, e acrescento mais uma: não deixe de ir um dia na praia de Joanes comer na Peixaria do Sales, que serve ótimas e fartas refeições. Quanto às praias para mim a melhor é a do Pesqueiro onde se avistam revoadas de Guarás, um espetáculo inesquecível(acho que já disse isso aqui).

Já estive por lá em 2006 e como já foi dito aqui tudo é muito simples e caseiro. Vc pode encontrar mais informações no forum https://www.mochileiros.com.

Estando em Belém não deixe de visitar uma outra ilha menos conhecida ainda: Algodoal. Pra ter idéia a energia elétrica chegou lá a poucos anos, não existe veículo automotivo, todas ruas são de areia, não tem polícia, enfim, o tempo gira em outro ritmo por lá. Veja as fotos: https://plus.google.com/photos/103388299978967088145/albums/5192181841865403729

    estou indo para Algodoal amanhã! Depois eu conto!
    se alguém quiser outras dicas daqui de Belém, Mosqueiro, Salinas, Alter…tô aqui, viu?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito