Marrocos pra Sabrina

Marrakech. Foto: Arnaldo Interata, Fatos & Fotos de Viagem -- https://interata.squarespace.com

A Sabrina está pensando em ir ao Marrocos. Bora ajudar?

Eu de cara recomendei não perder tempo com Casablanca, que é uma cidade grande e chata. Mas minha experiência no Marrocos não é muito grande. Fui em 98, como parte de um périplo pelo Oriente Próximo (em francês é mais bonito, Proche-Orient). Permaneci algumas horas em Casablanca, daí peguei um vôo a Ouarzazate, já próximo ao deserto (peguei um passeio até Zagora), depois aluguei um carro com motorista para atravessar as montanhas Atlas até Marrakech. Adorei, e estou pra voltar desde então.

Uma coisa que muita gente desconhece é que há muitos vôos diretos a Marrakech, que não precisam passar por Casablanca.

Preparei uma seleção de fontes quentes sobre o Marrocos:

Marrakech no Fatos & Fotos de Viagem, por Arnaldo Interata (de onde eu gentilmente surrupiei a foto do post)

Marrakech no Achados, por Dri Setti

Marrocos no Saia pelo mundo, por Mari Campos

Marrocos no O que eu fiz nas férias, por Gabe Britto

Marrakech com crianças no Viajando com pimpolhos, por Sut-Mie

Marrakech no Crônicas de viagens, do Claudio

Marrakech no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate (continua aqui)

Fez no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Merzouga no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Morocco Travel, ótima agência — aproveite para se inspirar nos roteiros

Riads Morocco, riads para alugar

Trem no Marrocos — só para consulta; não dá para comprar do exterior

Marrocos no New York Times

E você, já foi ao Marrocos? Compartilhe as suas dicas na caixa de comentários. Shukran!

146 comentários

Em novembro estou indo para Marrocos vou com muma amiga, estamos pensando em alugar um carro, pretendemos fazer Casablanca, Rabat, Fez , Marrakech, o que vocês acham??? caso alguem já tenha feito desta forma, por favor me digam qual melhor itinerário, olhando no mapa é como se fosse uma ferradura.

Beijos e obrigada

    Isabel,

    Apesar de ser um país seguro e de respeitarem de uma maneira geral os turistas, vc não acha arriscar muito duas mulheres ocidentais sozinhas num carro por lugares realmente desérticos? Sei lá, acho que em certos lugares temos que nos precaver de todos os meios. Recomendo muito Marrakech, mas se quiser sair rodando pelo Marrocos acho que deveria pegar uma agência de turismo com boas referências… Viajei solo para lá e me vi em algumas enrascadas (nada grave) que nunca havia passado em nenhum outro lugar…

    Pensa bem e vamos ver o que os outros trips pensam…

    Abraço.

    https://cronicasdeviagens-mottas.blogspot.com/2009/12/marrakech-cidade-vermelha.html

    A Luiza fez uma viagem pelo Marrocos de carro e contou algumas coisas em 3 posts, não sei se encaixa com seu roteiro, mas vale olhar: https://arquivodeviagens.wordpress.com/category/marrocos/
    Eu concordo com o Carlos, acho complicado duas mulheres sozinhas se aventurando por lá… talvez as grandes cidades não tenha problemas, mas começou ir para o interior, o negócio pode ficar mais chatinho.
    Mas nunca pesquisei sobre o assunto muito detalhadamente… mas certamente seria a primeira coisa que eu buscaria informações.
    Boa sorte… e se for, depois vale um relato, né? 🙂
    Abs

Bem-vindo ao desierto-Merzouga

VIAS DE VIAGEM A MARROCOS 4X4 Marrocos.

Eu lhes dou as boas-vindas ao desierto-merzouga.c.la
Nós somos uma família do deserto do Sahara, que nos especializamos, durante vários anos, e organizar as rotas
Viagem de 4×4 descobriu a beleza do Marrocos. Em nossas viagens, os viajantes são escoltados para descobrir o esconderijoancanto o deserto e as dunas, para viver e gastar o tempo com a família nômade no deserto, misturado com
locais nos mercados e se mover em um 4×4 todos os campos do país. Pretendemos fazer a viagem uma experiência inesquecível.Oferecemos viagens especiais para grupos, famílias, empresas eindividuais. Convidamo-lo a deixá-lo envolver com o aroma das suas ruas, com o contraste de suas paisagens
seus costumes, cultura antiga e hospitalidade de seus habitantesque tanto surpresa o viajante.
Viagem com a simpatia e profissionalismo dos http://www.desierto-merzouga.c.la

Muito obrigada Silvia,

estou mais tranquila…acho q e isso msm, respeitar as tradições, e procurar os guias oficias, estou mais tranquila!;)

Ola!

Estou programando minha viagem p portugal, espanha e italia, e pensei em incluir o marrocos no meu roteiro ( as passagens pela easyjet sao tentadoras), estou indo com minha mãe. Minha duvida e se e arriscado 2 mulheres em marrakech, em vista q iremos por conta propria? Estava lendo o post da flavia toledo logo acima e fiquei um pouco assustada. Tem mais alguem q ja tenha ido na msm situaçao ( 2 mulheres) e sofrei algum preconceito?

Obrigada!

    Mariana ,use guias oficiais para ir ao souk ( contrate na oficina de turismo , não use os dos hoteis( lembre disso)) e usem roupas largas de algodão cobrindo todo o corpo .Prendam os cabelos ( se forem claros usem lenços) e divirtam-se !
    Complicadinho é 1 mulher sózinha, no mundo árabe mulheres em dupla, e corretamente vestidas não são impostunadas ( ao menos esta é minha experiencia).

Eu e meu noivo já pesquisamos sobre os dois destinos. É que bate uma dúvida danada pois Marrocos e Grécia parecem incríveis! Minha pergunta aqui fou uma tentativa de encontrar alguém que já tenha visitado os dois países e que possa emanar algum tipo de opinião comparativa para nos ajudar. É claro que a decisão final será nossa. Como vc bem disse, ela é muito importante para ficar a cargo de terceiros. Bjo e bom fds!

Ricardo e leitores, o que vcs acham: passo minha lua-de-mel no Marrocos ou na Grécia? Valeu!

    Olá, Fabi! Não deixe uma decisão tão importante na mão de outras pessoas que não você e seu marido! Informe-se sobre os destinos e faça uma enquete de dois participantes 😉

se a sabrina realmente optar por marrakech ao invés de praga, eu recomendaria q não ficasse no centro novo da cidade. gosto e já apostei mt no ibis em diversos lugares, mas há opções tão em conta qt ele na medina — q é o principal motivo pra se ir a marrakech — e certamente mt mais charmosas.
voltei de marrakech há duas semanas. escolhi randomicamente o riad carina (https://www.charming-riads-in-marrakech.com/english/riad_carina/traditionell-riad.html) e acabei me dando mt bem. ele fica ao sul da praça jemaa-al-fna, colado ao muro do palácio el badi e com vista para os ninhos de cegonha (um monte deles!); um lugar mt agradável e cheio de cor local. como esse, há mts outros riads q te deixam ainda + próximo do centro da ação de marrakech.
eu ñ trocaria por nada essa experiência. além de proporcionar um mergulho na cultura local, te colocar perto das gds atrações (el bahia, el badi, medersa, tanneurs) e facilitar as compras e o acesso à praça em todas as horas do dia, ficar na medina tb deixa à mão ótimos lugares pra comer, como villa flore (www.villa-flore.com), cafe arabe (https://www.ilove-marrakesh.com/cafearabe/index_en.html) e o simpático bougainville.
medina toujours!
tb não acho mt recomendável bate-e-voltas a partir de marrakech: o deserto fica longe, o ônibus pra essaouira leva horas pra cobrir 200 km etc. com seu pp carro as coisas ficam mais fáceis, claro, mas melhor mesmo seria fazer excursões de 2 ou 3 dias, dormindo no local de interesse.
ah! e desencana de camelo: no marrocos é “dromadaire” (dromedário, o de uma corcova só).

Eu fiz o roteiro das imperiais em trem, sem nenhum planejamento (tive exatas 48 horas entre a decisão e o voo) e foi muito tranquilo, claro que já havia lido muito sobre o país anteriormente. Adorei Fèz!
Em Marrakech experimente o restaurante Al-fassia, na Av Mohammed V, decoração bacana e comida deliciosa, mais frequentado pelos locais.
Como já disse o Ernesto, os Íbis são uma opção interessante, ficam colados às estações de trem e ocupam prédios reformados para ser da rede,são até charmosinhos.

a única coisa que vale o tempo em Casablanca é a mesquita Hassan II. tem alguns bons restaurantes, mas comer bem, isso vc fará em qualquer lugar do Marrocos.
Bom, aqueles velhos cuidados que temos que tomar e pechinchar e negociar sempre.
As pessoas não são tão “invasivas” como no Egito, mas sempre te oferecem coisas e se você pegar, já era, te cobram.
Não me sentiria bem la só com mulheres, eu andava grudada no meu namorado. é bom não olhar homens nos olhos na rua, li que eles interpretam isso como uma paquera. É sempre bom cobrir joelhos e ombros, não usar roupas decotadas.
E não beber água nem refrigerante com gelo em restaurantes mais simples ou nas ruas, nas feiras – a água não é tratada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito