Marrocos pra Sabrina

Marrakech. Foto: Arnaldo Interata, Fatos & Fotos de Viagem -- https://interata.squarespace.com

A Sabrina está pensando em ir ao Marrocos. Bora ajudar?

Eu de cara recomendei não perder tempo com Casablanca, que é uma cidade grande e chata. Mas minha experiência no Marrocos não é muito grande. Fui em 98, como parte de um périplo pelo Oriente Próximo (em francês é mais bonito, Proche-Orient). Permaneci algumas horas em Casablanca, daí peguei um vôo a Ouarzazate, já próximo ao deserto (peguei um passeio até Zagora), depois aluguei um carro com motorista para atravessar as montanhas Atlas até Marrakech. Adorei, e estou pra voltar desde então.

Uma coisa que muita gente desconhece é que há muitos vôos diretos a Marrakech, que não precisam passar por Casablanca.

Preparei uma seleção de fontes quentes sobre o Marrocos:

Marrakech no Fatos & Fotos de Viagem, por Arnaldo Interata (de onde eu gentilmente surrupiei a foto do post)

Marrakech no Achados, por Dri Setti

Marrocos no Saia pelo mundo, por Mari Campos

Marrocos no O que eu fiz nas férias, por Gabe Britto

Marrakech com crianças no Viajando com pimpolhos, por Sut-Mie

Marrakech no Crônicas de viagens, do Claudio

Marrakech no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate (continua aqui)

Fez no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Merzouga no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Morocco Travel, ótima agência — aproveite para se inspirar nos roteiros

Riads Morocco, riads para alugar

Trem no Marrocos — só para consulta; não dá para comprar do exterior

Marrocos no New York Times

E você, já foi ao Marrocos? Compartilhe as suas dicas na caixa de comentários. Shukran!

146 comentários

Olá!
Planejo ir com a família (2 crianças de 11 e 5) para Marrakesh em Julho. O Ramadã é impeditivo?
Obrigada!

    Olá, Denise! O Marrocos é razoavelmente religioso e, se a sua temporada coincidir com o Ramadã, passará sim perrengues para se alimentar de dia; terá que fazer discretamente e longe do olhar dos marroquinos. Mas o maior problema dessa época é o calor. Não se vai ao Marrocos no verão, não.

“Grande artigo e óptimo blog! Deixe aproveitar este seu espaço de comentários para apresentar Viagens em Marrocos.
Somos uma equipa de especialistas em turismo por todo Marrocos. Planeamos viagens de sonho em Marrocos, passando por deserto, cidades, montanhas e oásis de uma beleza incrível.
O nosso site é https://www.viagens-em-marrocos.com, e aí pode ver mais detalhes e ideias.
Se estás a pensar em Marrocos, vem experimentar um dos nossos veículos 4×4 e conhecer os segredos mais escondidos.
Obrigado.
Omar”

Olá. É possível montar um roteiro para Marrakech, a partir de Lisboa, por conta, ou é melhor contratar um pacote.
Obrigado

    Olá, Marco! É possível fazer tudo por conta, sim. Não entendemos muito de pacote.

    Marco, a TAP voa direto pra Marrakesh.
    Lá vc pode passar 02 dias e depois, pela internet ,https://www.visitasguiadasdemarrakech.com/ ,contratar um tour privado de até 04 dias (que foi o que fiz e que recomendo) que vai de Marrakesh ao Sahara e de lá até Fez ,passando por lugares incríveis e com hoteis com café e jantar incluídos.Vale cada tostão!A volta pode ser via Casablanca ou outra cidade próxima.Não há voos de Fez para Lisboa.De Fez vc pode partir de trem,que é ótimo por sinal.

Iremos em janeiro para Lisboa e Porto. Depois de uma semana, gostaríamos de ir ao Marrocos via Lisboa, direto para Marrakech e dunas do Saara, no máximo de 6 noites, 7 dias. Há alguém que já tenha feito tal roteiro? Obrigado

Pretendo fazer em junho uma excursão chamada “cidades imperiais” de sete dias até Marrakech por meio do destinia.com. Ela é totalmente terrestre partindo e voltando para Tanger. Alguém quer opinar? Vale a pena por ser terrestre?

    Olá, Clóvis! Sim, o Marrocos não é tão grande, dá para encarar ir por estrada.

Joana, estou lendo Nas Noites Árabes do mesmo autor de A Casa do Califa e estou encantada pela escrita de Tahir Shah! Não sei como, mas vou tentar conhecer Essaouira…

Concordo com a Joana em relação a Essaouira, é uma cidade linda, não imaginava que ia gostar tanto… o Marrocos é apaixonante!

Passei 18 dias no Marrocos em dez. Quanto aos guias, tanta na Medina de Marrakech quanto na de Fez, o governo ou orgao de cultura de lá criou um sistema de roteiros muito interessante. Veja o site https://www.visitmedina.ma/. Vc nao precisa de guia. Toda a medina tem placas coloridas, indicando o tipo de roteiros a se percorrer. As placas verdes, por exemplo, indicam os roteiros de jardins. As marrons dos portoes da medina. E cada ponto de interesse historico destacado tem uma placa explicativa. Ou vc pode usar seu celular, atraves do codigo QR, para obter as infos e os itinerarios. Simples, sem custo, inteligente. Fazendo todos os percursos, vc descobrira as medinas como a palma de sua mao, indo a lugar escondidos, fora das obviedades turisticas.
A medina que mais gostei foi Fez. Na verdade, a Medina que mais gostei. Fiquei hospedada nas medidas em todos os lugares que passei. Fez vale dois dias. E mais um se for a Meknes e as ruinas de Vollubis.
Fui ao deserto do Saara, saindo de Fez. Em Merzouga. É um mundo a parte realmente, e não me arrependo. Mas andar de camelo te destroi por alguns dias. Diz meu namorado que quem tem o costume de andar de cavalo, nao sofre tanto. Sei nao. Só sei que é bem longe e cansativo.
Casablanca vale pela mesquita. A maior e mais surpreendente. Como nosso voo chegava em Casablanca a tarde e só pegamos o voo para Fez no fim da noite, deu tempo de conhece-la e jantar num restaurante incrivel na cidade.
E Essaouira foi a cidade que mais gostei no Marrocos. A beira mar, uma mistura africana, muculmana e portuguesa incriveis. Aqui o assedio dos vendedores é quase inexistente, as muralhas da medina sao lindas, banhadas pelo mar mais maravilhoso e forte que vi, e as casas brancas e azuis, abandonando aquela cor marrom predominante em todo o Marrcos.
Marrakech vale pela praça el fna. Aquilo é o mundo em um só lugar. Fiquei apaixonada. E as montanhas do Atlas, perto da cidade. Fiz o trajeto por elas vindo de Ouzazarte. É belissimo.
Voltei apaixonada pelo Marrocos e pretendo voltar em breve, para conhecer o Norte.
O povo é educado, a comida é deliciosa. Os lugares, lindos. A riqueza da arte manual deles incrivel. Recomendo a leitura do livro A Casa do Califa, para se apaixonar ainda mais por tudo.
O unico porém sao os comerciantes e as compras. Lembre se sempre de pagar um decimo do que pediram, sem exagero. E nunca iniciar uma conversa para a compra de algo. No mais, é fácil ignorar o assedio. Não me incomodou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito