Los Roques

Enquete: você tem medo de avião?

Los Roques

Quem tem medo de avião aí? Até na equipe do Viaje na Viagem temos a nossa cota de medrosos (presente!). Eu sei, eu sei: viajar de avião é muitíssimo mais seguro do que viajar de carro ou de ônibus. Mas, na hora da decolagem, quem é que consegue se lembrar disso? Na 23D, um está se benzendo. Na 5C, outro parece querer esmagar os braços da poltrona. Os tranquilos? Desconfio que metade tomou um uisquinho, um remedinho, ou pelo menos um suco de maracujá.

É um troço que não é racional. Eu, por exemplo, fico logo cismada quando pego um vôo de São Paulo ao Rio e entra aquele monte de global no avião. Galã da novela das 9, apresentadora de canal a cabo, narrador de futebol. Pronto: já penso logo nas manchetes da tragédia. “Morre âncora de telejornal e mais 54 passageiros na ponte-aérea” — e eu, obviamente, entre os tais 54. (Tirando o dia em que entrou a Nicette Bruno no avião. Pensei: não iam aprontar uma dessas, derrubar avião com a Nicette dentro. Me deu até uma tranquilizada.)

Aprendi no Aviões & Músicas: turbulência não faz avião cair; arremeter é algo corriqueiro (para quem pilota, ao menos), e falha no motor não é suficiente para o avião despencar. No último relatório anual da IATA, consta que em 2016 houve apenas 1,61 acidentes a cada um milhão de vôos comerciais. De repente é uma boa idéia, no próximo vôo, levar tudo isso anotado em um papelzinho.

Queremos saber: você tem medo de avião? O que faz para (tentar) se acalmar? Deixou de fazer alguma viagem por medo? E superstições, adota alguma?

Conta pra gente!

Mais enquetes:

132 comentários

Eu sempre contei os relatos das minhas viagens dando gargalhada do meu medo de avião ate que um dia viajei pra casa de uma amiga e cheguei la com a mão rasgada com sangue das minhas próprias unhas tamanha tensão. Ela me receitou 3 gotinhas de rivotril pra voar e hoje em dia nunca mais passei por tudo isso que voce descreveu. Ter medo é muito diferente de ter um ataque de pânico deste. E no meu caso, voo internacional é o que eu menos tenho medo. Meu problema é voo doméstico, sobretudo se ele decolar do SDU que é “meu” aeroporto. Rsrs. Hoje em dia todo minhas gotinhas seja rio-bh com duração de 50 min 😂.

Morro de medo. Só de pensar que estamos a kilometros de distância do chão me dá um frio na espinha, uma sensação horrível, chego até suar. Dentro do avião não consigo relaxar com m nada, o tempo todo ligada. Peguei um vôo de São Paulo a Santiago no Chile que pegou tanta turbulência que eu pensei que fosse morrer. Fiz um pacote de viagem para Roma, pois tenho o sonho de conhecer o Coliseu de Roma e já estou sofrendo bem antes da viagem. Não sei o que faço gente.

Tenho muito medo de avião. Daqueles que trava ainda na hora de comprar a passagem pela internet. Depois de 3 viagens (em 2013, 2015 e 2016), sempre acompanhadas de palpitação, suor frio e dor de barriga, em setembro de 2017 desisti em cima da hora de uma viagem que já tinha comprado passagem. Passei mal, fui parar numa UPA, onde o médico de plantão falou que foi uma crise de ansiedade.
Depois do episódio, não tive pra onde correr. Busquei ajuda com psiquiatra, que me receitou tomar Rivotril 1 hora antes do voo. Também frequentei terapia por 6 semanas seguidas. Em dezembro de 2017, lá estava eu comprando passagem novamente. Segui a receita médica e não senti o que costumava sentir. O frio na barriga estava lá, mas não era incapacitante (estou falando de não ter forças para levantar a mala na hora do despacho!) Foram 2 voos em dez/2017 e 3 voos em 2018 sempre precedido do Rivotril. Prometi para mim que iria viajar pelo menos uma vez por ano desde então.