Na carona da Lucia: Amazonas

    tefe400.jpg

A Lucia Malla postou um desafio no seu blog que eu não saberia responder. Esse prédio é uma instalação militar em Tefé, no meio da Amazônia — e acabou servindo de gancho para um post interessantíssimo sobre os costumes de uma cidade à beira do Amazonas.

Tefé é a porta de entrada para a reserva Mamirauá, onde fica a recomendadíssima ecopousada Uacari. A Lúcia promete falar em breve sobre a sua experiência por lá. Oba!

17 comentários

A foto que aparece não é de nenhuma instalação militar, como dito em um comentário. Trata-se da seda da prelazia de Tefé,AM. Prelazia é uma circunscrição eclesiástica. Enfim, é a sede da Igreja Católica em Tefé.

10.03.2011
.oi.jente.boa.de.tefe.meu.nome.e.lucilene.moreira.moro.em.manaus.am.a15.anos.mas.naci.e.micriei.em.tefe..amo.esa.cidade.porke.a.mihna.familha.kerida.mora.nesa.cidade.maravilhoza.ke.e.tefe.e.telho.muitas.lenbransas.maravilhozas.de.tefe.o.mel.espozo.e.daki.de.manaus.pouco.vol.em.tefe.mas.mato.a.saude.vendo.as.foto.dessa.linda.cidade.de.tefe.telho.muita.vontade.de.mora.em.tefe.poren.meu.esposo.nao.tem.porke.a.cidade.e.pekena.e.porke.polcos.sao.os.recusos.amo.a.natureza.os.che.aciros.das.plantas.amigos.de.tefe..leia.essa.mensagen.e.men.dega.ok.voce.achou..valeu.abrassos.tefe.emssed.assenaso.lucelene.moreira

Olá Lúcia!!!
O meu irmão é da Marinha. Foi designado para servir em Tefé.
Apartir dai fiquei curioso. Vc tem fotos da Cidade,ou me indica algum Site???
Valew,Abraço!!

Oiee!
Eu sou caboquinha do Am e moro em Tefé
pra quem quizer conhecer… aqui é muitoO legal
ñ é como todos de fora falam ñ
aqui ñ tem so bichos, mata e indios ñ.
aqui é sim é cidade boa de se viver
eu tenho uma irmã q casou com um Mineiro
e quando ela foi conhecer a cit dele
os amigos dele ficaram bagunçando com ela
perguntando dela se ela tem uma canoinha
e se ela anda no meio dos bichos aqui
fala serioO!!!
aqui é uma cit como qualquer mais so q menos desenvolvida
aqui é todo mundo pode até ser indioO mais é aqui q esses
granfinihos de cidade grande vem ganhar dinheiroO
e os q ainda ñ conhece Tefé
aqui tudo é maravilhoso ñ sairia daqui por nada
aqui é a cidade maravilhosa…
BjuÛ

Estou em Tefé no momento, justamente prestando serviço para a Mamirauá, farei algumas palestras sobre tecnologia por aqui e claro irei visitar a reserva – mais uma vez, já fui ano passado.

Ninguém comentou o belo bichinho de estimação que eles tem na pousada Uacari, nem a abundância de peixes e botos, mas estes muito rápidos e são necessárias câmeras para filmar…

O peixe-boi, que quando eu vim ano passado era filhote e estava sendo alimentado de mamadeira em um dos flutuantes (peixe-boi adora que cocem sua barriga, ele até vira de barriga para cima para facilitar) agora foi transferido para a um grande tanque na reserva de Amanã, mais distante que Uacari.

Semana que vem tem uma festa da castanha em Tefé, a cidade está agitada porque vem ai o grupo Calcinha Preta.

Uma correção importante no texto, que só descobri quando vim aqui para a região : A cidade não fica a beira do Rio Amazonas, isso porque o rio Amazonas não existe aqui. Existe uma bacia amazônica formada por inúmeros rios, entre eles o Solimões (perto do qual está Tefé) e o Rio Negro. O rio Amazonas apenas começa em Manaus, no encontro das aguas entre o Solimões e o Rio negro, sendo este encontro das águas famoso pelo fato de águas de colorações totalmente diferentes não se misturarem.

Por fim o rio Amazonas desemboca no mar em Belém do Pará, onde temos mais um encontro das águas, entre o rio e o mar, desta vez um encontro agitadissimo que forma a famosa pororoca e atrai muitos surfistas.

[]’s

Dennes

É muito interessante falar de Tefé. Mas, gostaria de informar a quem acessa este blog, que a foto acima, não é uma instalação militar e sim o Prédio do Seminário São José.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.