Na carona dos amigos

Apertem os cintos, que vamos dar o nosso tradicional rolê pelos blogs dos incansáveis viajandões que comentam aqui no VnV.   

        colombo320.jpg

Para começar, olha só quem está de blog novo: a Majô! Na surdina — descobri por terceiros, você acredita? — ela pôs no ar o Filigrana, que começou com um ótimo roteiro para um fim de semana off-praia no Rio (com direito a Museu do Catete, Confeitaria Colombo e Jardim Botânico), e já ganhou um post novo, em que ela dá um trailer da viagem à Sicília, que começa hoje. Vamos acompanhar, Majô!

    riodasostrasilha400.jpg

Charada do sábado: você sabe em que lugar fica essa piscina natural?

    riodasostrasjazz400.jpg

Resposta: numa ilhazinha perto da cidade praiana onde se realiza esse festival de jazz.

Continua boiando? Pois trata-se de Rio das Ostras, de onde a Meilin, do Pergaminho Eletrônico, acaba de voltar, com um relato fresquinho. (E se você quiser saber qual é o botequim do momento no Rio, leia nesse outro post dela.)

    rota-bicicleta.jpg

Do Rio, onde moram a Majô e a Meilin, para a Rota Ecológica alagoana, que foi assunto de um postão meu aqui semana passada. O Alexandre, do O que se faz, esteve lá em junho com a Grazi; veja tudo o que ele conta sobre o lugar, incluindo um passeio à Praia do Morro (na foto aí embaixo).

praiadosmorros450.jpg

Vamos continuar subindo?

    lencois400.jpg

A Lucia Malla, do Uma Malla pelo mundo, foi aos Lençóis Maranhenses e confirma aquilo que a gente já tinha discutido aqui: que quando você vai com tempo, consegue se virar para fazer tudo de maneira independente e gastando menos. A Lucia acha que isso vale para qualquer lugar do mundo — e está certa.

Voltando para o Sudeste, vamos dar uma paradinha em Belo Horizonte, de onde o Rodrigo Purisch, do Aquela Passagem!, acompanha a crise aérea com um olhar crítico e abordagens originais. Por exemplo: ele vê com bons olhos o início dos desentendimentos entre o governo e as companhias aéreas. (Faz sentido!)

          carlota350.jpg

Passando por São Paulo, ainda dá tempo de você pegar os destemperados Diego Fabris e Diogo Carvalho em ação durante uma maratona gastronômica: em cinco dias eles conferiram os krathong-thongs do Mestiço, os risotos do Dressing, o polpettone do Jardim de Napoli, os cafés do Santo Grão, a paella do Don Curro, o feitiço da Vila (Madalena) do Posto 6, o ambiente esfumaçado por charutos da filial paulistana do Esch Café e as entradinhas, sobremesonas e a decoração do Carlota, onde dividiram a mesa com um certo blogueiro gordinho que não usa cabelos.

torreinglesa450.jpg

Rumbo al sur: Buenos Aires não pode faltar na nossa ronda. Vamos começar pelo interessantíssimo texto da Mônica Gribel — agora de blog novo, o Por onde andei… — em que ela defende, com bons argumentos, a validade dos city-tours (a foto aí de cima, da Torre Inglesa, foi tirada durante um deles).

    viejoalmacen400.jpg

Já a Carla Portilho, na moita, vem escrevendo um completíssimo guia de Buenos Aires no seu Idas e Vindas. Nos capítulos mais recentes, ela revela por que não gosta do passeio pelo Delta do Tigre (mesmo depois de duas tentativas) e conta sobre suas experiências com shows de tango: adorou o Viejo Almacén, detestou o Señor Tango.

E a partir de agora o blog da Carla também vai ser fonte indispensável de consulta para quem planejar uma ida à Bolívia e ao Peru — viagem que ela está fazendo nesse instante. O post em que a Carla detalha o planejamento e o itinerário é primoroso — e só não dá para dizer que é definitivo porque depois de voltar ela certamente vai ter ainda mais idéias e macetes que vão ser úteis quando você for.

Quem está indo também para Machu Picchu é o Ronaldo Moraes, do Ventura, que pôs no ar um guia com tudo o que você precisa saber para se aventurar por lá.

E já que estamos no Peru, a Mari Campos do Pelo Mundo, comemora o fato de Machu Picchu não estar mais na lista da Unesco dos patrimônios da humanidade ameaçados. Ei: e quando você estiver por lá (na Mari, não em Machu Picchu), não deixe de ler o post sobre intercâmbio de casas (eu ia escrever troca-troca, mas isso não ia pegar bem no Google).

    wash-casabranca400.jpg

Bora pros Estados Unidos?

    wash-smithsonian400.jpg

Desde o último rolê dos blogs o Arnaldo Interata Affonso, do Fatos e Fotos de Viagem, pôs no ar mais seis capítulos do seu guia de viagem a Washington. Você fica sabendo que Washington é uma cidade fácil de visitar; informa-se sobre o que há para ver e fazer; descobre que nem todo Mall é shopping; passa a morrer de vontade de visitar o Smithsonian; fica sabendo de que cor era a Casa Branca; e ganha um tour guiado pelo Memorial da Segunda Guerra Mundial. Bravo, Arnaldo!

Hora de cruzar o Atlântico.

    elborne400.jpg

Vamos desembarcar em Barcelona, onde nossa corresponsal Carmen, do En busca de la cuadratura del círculo, fala de El Born, o bairro medieval que virou o xodó dos turistas. (A Carmen vai passar as próximas semanas em Alagoas; se alguém passar por ela em Maragogi ou na Rota, mande lembranças, sim?)

eiffel450.jpg

O Beto Paschoalini d’O Meu Lugar finalmente pôs no ar a segunda etapa da sua viagem de carro de Roma a Paris pelo caminho menos curto 😆

Desta vez, a gente pega carona com ele do sul da França a Genebra, então a Luxemburgo, Bruxelas e Bruges, e finalmente a Paris. Daí o Beto entrega o carro e ainda carrega a gente pra uns idas em Londres.

    bruges400.jpg

Voltando à França, podemos embarcar no sexto capítulo do mochilão europeu do Daniel Bender, do Goitacá — que nos leva de Paris a Amsterdã.

            toledo267.jpg

Chegando a Amsterdã, você obviamente vai querer visitar o Marcio nel Cimatti, d’A Janela Laranja — só que o cara está ofilaine na Toscana, mas enquanto não manda notícias de lá deixa fotos da sua última viagem a Toledo, na Espanha.

Em vez de voltar para o sul, no entanto, vamos continuar até o norte europeu.

    escand-bergen.jpg

É por lá que anda o intrépido Breno B., do Vem Comigo, que está blogando ao vivo o seu tour europeu. Depois de passar por Bergen (foto aí de cima) e Estocolmo (foto aí de baixo), ele já deve estar nos Países Bálticos, de onde teremos notícias a qualquer momento. Fique ligado.

    escand-estocolmo400.jpg

Não era você que queria viajar nesse fim de semana? Boas viagens, então…

51 comentários

oi! Estou indo em setembro para Amsterdam, Bruxelas e Paris. Tô com dúvida no hotel de Bruxelas. Alguém tem informação sobre o NHAtlanta?

Preciso de ajuda!! 🙂
Estou indo a Trier (Alemanha) e resolvi ir a Luxemburgo também, já que é bem perto. Não consigo achar informações sobre a Cidade, sobre hoteis ou mesmo sobre a melhor localização para me hospedar (vou de trem).
Alguém pode me indicar alguma coisa?
Obrigada!
Mariana

meu deus, qtos blogs q eu ainda não conhecia. cada vez q passo aqui fico horas e mais horas viajando por mais alguns blogs!!
=)

Olá,

Alguém poderia me ajudar a decifrar o quadro de horários dos barcos do lago Leman (Genebra a Lausane) do site http://www.cgn.ch ou poderia me informar onde encontro informações menos confusas?

Abraços,
Marisa

Caro Ricardo,
tenho um dia para passar em Toledo. Vale a pena pernoitar? Curtir um bom restaurante e passear sem ter hora pra voltar? Um bate-volta é mais recomendável?
Vou em janeiro, inverno, dias curtos etc. Ouvi comentários no sentido de que a cidade é vazia à noite, até insegura…
Não quero entrar numa roubada e perder uma boa noite gastronômica em Madrid, de onde partirei.
Abraço e grato pela atenção.
Waldemar

    Na minha opinião, o bate-volta está de bom tamanho. Não vale a pena perder nenhuma noite em Madri.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.