Na carona dos amigos

Apertem os cintos, que vamos dar o nosso tradicional rolê pelos blogs dos incansáveis viajandões que comentam aqui no VnV.   

        colombo320.jpg

Para começar, olha só quem está de blog novo: a Majô! Na surdina — descobri por terceiros, você acredita? — ela pôs no ar o Filigrana, que começou com um ótimo roteiro para um fim de semana off-praia no Rio (com direito a Museu do Catete, Confeitaria Colombo e Jardim Botânico), e já ganhou um post novo, em que ela dá um trailer da viagem à Sicília, que começa hoje. Vamos acompanhar, Majô!

    riodasostrasilha400.jpg

Charada do sábado: você sabe em que lugar fica essa piscina natural?

    riodasostrasjazz400.jpg

Resposta: numa ilhazinha perto da cidade praiana onde se realiza esse festival de jazz.

Continua boiando? Pois trata-se de Rio das Ostras, de onde a Meilin, do Pergaminho Eletrônico, acaba de voltar, com um relato fresquinho. (E se você quiser saber qual é o botequim do momento no Rio, leia nesse outro post dela.)

    rota-bicicleta.jpg

Do Rio, onde moram a Majô e a Meilin, para a Rota Ecológica alagoana, que foi assunto de um postão meu aqui semana passada. O Alexandre, do O que se faz, esteve lá em junho com a Grazi; veja tudo o que ele conta sobre o lugar, incluindo um passeio à Praia do Morro (na foto aí embaixo).

praiadosmorros450.jpg

Vamos continuar subindo?

    lencois400.jpg

A Lucia Malla, do Uma Malla pelo mundo, foi aos Lençóis Maranhenses e confirma aquilo que a gente já tinha discutido aqui: que quando você vai com tempo, consegue se virar para fazer tudo de maneira independente e gastando menos. A Lucia acha que isso vale para qualquer lugar do mundo — e está certa.

Voltando para o Sudeste, vamos dar uma paradinha em Belo Horizonte, de onde o Rodrigo Purisch, do Aquela Passagem!, acompanha a crise aérea com um olhar crítico e abordagens originais. Por exemplo: ele vê com bons olhos o início dos desentendimentos entre o governo e as companhias aéreas. (Faz sentido!)

          carlota350.jpg

Passando por São Paulo, ainda dá tempo de você pegar os destemperados Diego Fabris e Diogo Carvalho em ação durante uma maratona gastronômica: em cinco dias eles conferiram os krathong-thongs do Mestiço, os risotos do Dressing, o polpettone do Jardim de Napoli, os cafés do Santo Grão, a paella do Don Curro, o feitiço da Vila (Madalena) do Posto 6, o ambiente esfumaçado por charutos da filial paulistana do Esch Café e as entradinhas, sobremesonas e a decoração do Carlota, onde dividiram a mesa com um certo blogueiro gordinho que não usa cabelos.

torreinglesa450.jpg

Rumbo al sur: Buenos Aires não pode faltar na nossa ronda. Vamos começar pelo interessantíssimo texto da Mônica Gribel — agora de blog novo, o Por onde andei… — em que ela defende, com bons argumentos, a validade dos city-tours (a foto aí de cima, da Torre Inglesa, foi tirada durante um deles).

    viejoalmacen400.jpg

Já a Carla Portilho, na moita, vem escrevendo um completíssimo guia de Buenos Aires no seu Idas e Vindas. Nos capítulos mais recentes, ela revela por que não gosta do passeio pelo Delta do Tigre (mesmo depois de duas tentativas) e conta sobre suas experiências com shows de tango: adorou o Viejo Almacén, detestou o Señor Tango.

E a partir de agora o blog da Carla também vai ser fonte indispensável de consulta para quem planejar uma ida à Bolívia e ao Peru — viagem que ela está fazendo nesse instante. O post em que a Carla detalha o planejamento e o itinerário é primoroso — e só não dá para dizer que é definitivo porque depois de voltar ela certamente vai ter ainda mais idéias e macetes que vão ser úteis quando você for.

Quem está indo também para Machu Picchu é o Ronaldo Moraes, do Ventura, que pôs no ar um guia com tudo o que você precisa saber para se aventurar por lá.

E já que estamos no Peru, a Mari Campos do Pelo Mundo, comemora o fato de Machu Picchu não estar mais na lista da Unesco dos patrimônios da humanidade ameaçados. Ei: e quando você estiver por lá (na Mari, não em Machu Picchu), não deixe de ler o post sobre intercâmbio de casas (eu ia escrever troca-troca, mas isso não ia pegar bem no Google).

    wash-casabranca400.jpg

Bora pros Estados Unidos?

    wash-smithsonian400.jpg

Desde o último rolê dos blogs o Arnaldo Interata Affonso, do Fatos e Fotos de Viagem, pôs no ar mais seis capítulos do seu guia de viagem a Washington. Você fica sabendo que Washington é uma cidade fácil de visitar; informa-se sobre o que há para ver e fazer; descobre que nem todo Mall é shopping; passa a morrer de vontade de visitar o Smithsonian; fica sabendo de que cor era a Casa Branca; e ganha um tour guiado pelo Memorial da Segunda Guerra Mundial. Bravo, Arnaldo!

Hora de cruzar o Atlântico.

    elborne400.jpg

Vamos desembarcar em Barcelona, onde nossa corresponsal Carmen, do En busca de la cuadratura del círculo, fala de El Born, o bairro medieval que virou o xodó dos turistas. (A Carmen vai passar as próximas semanas em Alagoas; se alguém passar por ela em Maragogi ou na Rota, mande lembranças, sim?)

eiffel450.jpg

O Beto Paschoalini d’O Meu Lugar finalmente pôs no ar a segunda etapa da sua viagem de carro de Roma a Paris pelo caminho menos curto 😆

Desta vez, a gente pega carona com ele do sul da França a Genebra, então a Luxemburgo, Bruxelas e Bruges, e finalmente a Paris. Daí o Beto entrega o carro e ainda carrega a gente pra uns idas em Londres.

    bruges400.jpg

Voltando à França, podemos embarcar no sexto capítulo do mochilão europeu do Daniel Bender, do Goitacá — que nos leva de Paris a Amsterdã.

            toledo267.jpg

Chegando a Amsterdã, você obviamente vai querer visitar o Marcio nel Cimatti, d’A Janela Laranja — só que o cara está ofilaine na Toscana, mas enquanto não manda notícias de lá deixa fotos da sua última viagem a Toledo, na Espanha.

Em vez de voltar para o sul, no entanto, vamos continuar até o norte europeu.

    escand-bergen.jpg

É por lá que anda o intrépido Breno B., do Vem Comigo, que está blogando ao vivo o seu tour europeu. Depois de passar por Bergen (foto aí de cima) e Estocolmo (foto aí de baixo), ele já deve estar nos Países Bálticos, de onde teremos notícias a qualquer momento. Fique ligado.

    escand-estocolmo400.jpg

Não era você que queria viajar nesse fim de semana? Boas viagens, então…

51 comentários

Riq, gracias pela citação (adorei o “troca-troca” 😆 😆 😆 ).
Gira, seja bem vindo! E poste bastante sobre a experiência de viajar com a Clarinha (ando pensando bastante em um mascote de viagem para os próximos anos… 😉 )
Embora eu entre diariamente em quase todos os blogs, esses tours no VnV são sempre uma delícia, com todo mundo embarcando, de uma certa maneira, na mesma RWT trip!

Riq, agradeço a citação do “O que se faz” no meio de tantos blogs excelentes!

E concordo com a Ellen e o Ronaldo, pois este blog já se tornou uma referência para muitos que desejam fazer uma boa viagem!

Ei, JB do GM!
Bem vindo de volta!
Esperamos as notícias da viagem. 🙂
Ah, o meu blog novo tá engatinhando ainda e eu aprendendo a usar o WP.
Mas eu chego la’!

Vim aqui agradecer ao comandante a honrosa citação ao meu blog. A todos da tripulação dou o meu parabéns pelo excelente material que cada um tem produzido, fazendo emenda no post da Ellen, as revistas especializadas não demoram muito e virarão leitura secundária. Aproveito também o espaço para avisar a todos que acabei de completar o meu guia sobre Machu Picchu e se tudo der certo em Setembro estarei viajando.

Boas vindas à trinca GIRA! Obrigado, Riq! Parabéns, blogueiros e tripulantes.

Ricardo,

Acabei de postar sobre Vilnius… Estou escrevendo sobre Tallinn enquanto como linguiça de alce em Helsinki.. ô saldades do feijão da mãe…

Próximo encontro eu tô dentro hein?

Nooosa!Que delícia!Parabéns a todos.Acho que posso parar de assinar a Viagem e Turismo…

Êêêê trem bããão sô!!! Que viajão esse… e, nos dias de hoje, são as viagens mais longínquas e seguras ao mesmo tempo 😎

Gracias pela lembrança, pelas palavras, e principalmente pela coompanhia na mesa, dindo!

Bem-vindos, Jorge! Já corrigi o link do Ronaldo. Brigado!

Oba, deixa eu estrear este post. Olá amigos!!!! Estou de volta das férias!

Majô, como assim? Você lança seu blog e não avisa? Vou lá conferir e linkar imediatamente. Parabéns, a próxima deveria ser a Sylvia.

Fiquei com pena de não ter comparecido no último encontro da tripulação, mas já li que terá mais em agosto, então está ótimo.

Chegamos ontem de Amsterdam (o Márcio estava na Itália). Passamos antes por Viena e por Roma. Foi tudo ótimo!!! Vou levar meses colocando no ar nossas primeiras experiências turísticas com a mascote Clara. Ela está mais do que aprovada. Tremenda companheirinha. Voltei mais coruja do que fui. Vou me controlar, ok?

Foi demais passar essas duas semanas a três. Ela evoluiu tanto e nós descobrimos um monte sobre ela.

PS: Riq, acho que um link do blog do Ronaldo está errado, está mirando o blog da Carla. Dá uma conferida. Um abraço,

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.