Na Time Out: 101 coisas para fazer em Nova York no inverno

Caleidoscópio de luzes na Grand Central Station (foto: Time Out NY)
Caleidoscópio de luzes na Grand Central Station (foto: Time Out NY)

A primeira coisa que você deve fazer para desempacotar sua estada em Nova York é passar numa banca e comprar as revistas de programação cultural, gastronômica e muvuqueira da cidade: a Time Out NY e a New York Magazine. (Espíritos mais alternativos devem também pegar seu exemplar grátis do Village Voice num dispenser de esquina.

Em qualquer edição você vai encontrar muito mais coisas que gostaria de fazer do que cabem na sua semana na cidade. A grande maioria vai fazer você experimentar a cidade de uma maneira original — ou, pelo menos, diferente daquela que tinha planejado.

De vez em quando você dá a sorte de topar com uma edição super-recheada de dicas — ou, pelo menos, com um blog que dá a sorte de ser avisado pelo Twitter de que tem uma matéria dessas no ar.

Se você vai para Nova York nos próximos três meses, saiba que está a um clique de distância de uma mina de dicas para se divertir no frio de Manhattan (e também do Brooklyn e até do Bronx). São 101 dicas originais para curtir o inverno nova-iorquino.

Tirando um ou outro programa standard — tipo o show das Rockettes no Radio City Music Hall, que mesmo sendo superturisticão é uma delícia  –, a revista leva você a admirar o inverno de ângulos inusitados. (Por exemplo: segundo a Time Out, o melhor lugar para admirar as luzes do comércio natalino é na janelinha dos ônibus M2, M3 e M5 que descem a Quinta Avenida abaixo do Central Park).

O mais divertido, para mim, é o bar crawl (em português poderia ser baratona) Santa Con, em que uma pequena multidão fantasiada de Papai Noel vai passar o sábado dia 12 de bar em bar, começando às… 10 da manhã. O ponto de encontro será comunicado neste site, agora na sexta.

E se você sentir falta de dicas de Réveillon, é porque elas estão em outra matéria: mais especificamente, aqui. (Lugares indicados para ver fogos: Rockefeller Park na Battery Park City e Astoria Park, embaixo da ponte Triborough, no Queens, de frente para Manhattan.)

Por uma questão de direitos autorais, eu não posso transcrever aqui todas as 101 dicas invernais. Mas se vocês quiserem ajudar dando um pulinho lá na matéria e destacando uma ou outra de que mais gostaram na caixa de comentários, fiquem à vontade 🙂

93 comentários

Ah! “A Bóia”, muito obrigada pela resposta. Ir ou não ir, eis a questão. Luciana Z

    Luciana, eu estive em NY em fevereiro desse ano. Estava bem frio! Na minha programação, alguns trechos que planejava fazer a pé acabaram sendo feitos de metrô por causa do ventinho hehe de qualquer forma, amei muito e não me arrependi em nenhum momento de ter conhecido NY no frio. Tive a sorte de pegar um dia de neve logo no dia em que fui passear no central park…
    Se agasalhando bem vc dá conta, e tem tanta coisa bonita para ver que vc se distrai e esquece o frio!
    Uma coisa que eu não repetiria: fila da TKS na times square em fevereiro. Vc está parada no meio do vento, não tem nenhum lugar coberto na fila e demora algumas horas. hehe se eu tivesse pensado nisso antes, teria comprado antes pela internet. Os meus momentos de frio marcantes e inesqueciveis:
    fila da TKTS na times square
    o vento na região de wall street
    o passeio da estátua da liberdade
    Ah, e outra coisa, não levei oculos de sol para comprar lá e o vento gelado na lente de contato não fez bem logo no 1o dia, ficaram bem vermelhos, proteja seus olhos do ventinho.
    Gosto é gosto né… amei NY no inverno, mas no futuro, se voltar lá, irei em outra estação do ano. Acho que a gente sente melhor a cidade quando há mais pessoas em lugares abertos. Mas que a neve propicia um charme diferenciado…

Olá, eu adoro perguntar para quem sabe responder. Minhas duas amigas vão com seus dois filhos adolescentes cada à New York em fev, ficar uma semana e me convidaram para ir tb.(com meus dois filhos adolescentes para mais velhos) Alugaram ap em Midtown, perto da Broadway. Mas eu sou muito friorenta, será que é melhor deixar essa viagem para depois, levando em conta tudo que vc conhece, informações como frio, onde comer, nunca fomos para lá, etc? Obrigada. Sou leitora dos seus livros tb, muito úteis na questão do trem, qdo fui à Europa. Obrigada

Olá! Gostaria de saber como são os preços em meados do natal, na verdade, na semana antes do dia 25. E como ficam entre o natal e o ano novo… E se em Miami as coisas são mais baratas…
Obg 😀

Gente, minha filha agora cismou que quer os 15 anos em NY, na verdade até eu estava estimulando a viagem, até me tocar das baixas temperaturas, sou de Curitiba, mas acho que o frio de lá não faz nem cócegas comparando com o de NY. Já verifiquei relatos, temperaturas médias no final de Janeiro e início de fevereiro, mas ainda me preocupo se é viável ir com 3 adolescentes, e como estamos em 5 pessoas (e não cabe todo mudo em 1 táxi), pensei em caminhar muito, mas vi que isso é difícil nesta época do ano. Alguém pode me animar? Alguém pode relatar como foi sua viagem no inverno com adolescentes? Quanto tempo dá pra aguentar andando neste frio, 20, 30 minutos?
Estou quase desistindo de ir…rsrsrsrs…

    desiste não… adolescente nem sente frio…rs
    a dica é entrar em lojas, cafés, museus no meio da caminhada!

    É verdade, estou tentando fazer um roteiro assim, mas tem tanta gente falando do frio que dá um medinho da viagem virar uma furada! Vou me dedicar aos relatos mais otimista e aprender a andar de metrô, assim não vai ter erro!

    não vou dizer que não é frio, pq é! fato! mas o aquecimento em todos os lugares compensa! vistam-se em camadas pq dentro dos lugares dá pra sentir calor. esquerece mais cedo…se organize pra isso, apenas!

    Dentro de prédios, sente-se menos frio em N. York do que qualquer cidade brasileira sujeita a “frio”.

    O problema do inverno é o caos que pode tomar conta da cidade. Você viu o que aconteceu no último inverno?
    Os americanos fogem para a Flórida! Se eu fosse você, ficaria alguns dias em NYC e depois iria para a Flórida também.
    Anda-se muito na rua em NYC e no frio é tudo MUITO mais complicado.

    Minha idéia é ir para NY dia 20 de janeiro, ficar 1 semana, depois passar 3 dias em Washington, e de lá, seguir para Orlando e ficar mais uns 6 dias(já conhecemos e vamos cortar alguns parques). Minha dúvida é se seria viável andar com 3 adolescentes neste frio, mas vou arriscar, senão depois me arrependo. Vc sabe quando eles tiram os enfeites de natal das ruas e lugares públicos? É igual no Brasil, no dia de Reis(6 de Janeiro)? Thanks! 😉

Acabei de voltar de lá agora, na primeira semana de dezembro e, como usufrui muito das dicas de vcs, resolvi deixar minha contribuição tb.
Pra quem gosta, e tb vai pra lá nessa época, saiba que é frio mesmo, com um vento cortante de fazer chorar.
Quanto às atividades, um jogo de hóquei no Madison Square Garden é bem interessante. Também gostei de assistir ao Christmas Spetacular, no Radio City Music Hall. O Nutcracker do NYC Ballet é imperdível.

quero algumas dicas pro mes de novembro ,vou viajar entre 18 a 20
pra Nova York depois vamos locar um carro e vamos ate Atlanta
entao quero um roteiro pra tres dias em NY.alguns hoteis e restaurante . esta indo eu, e meu esposo. quero saber como estara o clima neste mes.nao vai dar pra conhecer mts lugares entao faca uma selecao dos mais importantes ou mais falados.me responda por favor! obrigada!

Trips, estou um pouco na dúvida: Ny em Março é frio? Ou é um bom período pra passear?

Outra Coisa: Sei que tem muitos hotéis, mas alguém tem uma boa experiência em algum que seja perto do Central Park (perto de metrô de preferência)?

Agradeço muito

Elaine

    Elaine eu fui agora em agosto e fiquei no Flatotel.

    https://www.flatotel.com/index.shtml

    Ele fica no Times Square, mas é bem perto do Central Park, pelo menos eu fui a pé. Antes de ir, vi vários comentários no TripAdvisor que tinha uma estação de metrô bem perto na 7ª Ave, mas não usei, então não sei dizer. E quanto ao hotel em si, a relação custo x benefício foi muito boa. A tv é do século passado, mas funciona bem. A cama é bem confortável, o quarto é grande,a internet com fio é gratuíta, na recepção tem guias Time Out e Where de graça para os hospedes. Ahh e tem também uma cesta de maças enorme na recepção para você se servir à vontade. Achei super gentil isso da parte deles 🙂

    Espero ter ajudado.

Adoro ouvir o seu programa pela manhã, é o máximo!!! Parabéns.

Li muitas coisas aqui sobre NYC, mas vc acha que o frio do inverno atrapalha os passeios e as compras na cidade?
obrigada
um bj,

Muito obrigado Riq. Seu comentario foi perfeito.
A proposito, emiti minha passagem de ida pela American Airlines com 10 meses de antecedencia. Sem problema algum. Para quem tem pontos no cartao de credito, nao vinculado a nenhum programa especifico ou trabalha com smiles, sugiro emitir com AA, principalmente se for na alta temporada. Os vinte e cinco mil pontos por trecho sao menores que o da Tam, alem de permitir a emissao quase um ano antes.
Na volta vou de Jet blue ate Bogota. De Bogota a Floripa passagem por pontos.
Usei este sistema para viajar ate Orlando em marco deste ano. Gostei muito da Jetblue, muito melhor que a Easyjet. Telas individuais com boa programacao de filmes e bom espaco entre os bancos. Bogota eh uma cidade interessante como ja registrou o JB.
Em relacao ao que planejo para NY mudei meu roteiro. Se para Orlando eu fui por Bogota e voltei direto EUA-Brasil, desta vez inverti a mao. Notei que as taxas de embarque em Bogota subiram muito em comparacao ao ano passado. De Bogota para NY as taxas para cinco pessoas custam quase mil dolares, ao passo que de NY para Bogota os encargos sao de pouco mais de 200 dolares para cinco viajantes. Ficou melhor ir direto aos EUA por pontos e voltar por Bogota. NY – Bogota pela jet blue dependendo da data pode sair por 200 dolares/passageiro.
Outra opcao seria Spirit Air, mas depois da cobranca pela bagagem de mao e pelos comentarios desabonadores do servico acabei desistindo.
Novamente obrigado pelo comentario.
Abcs.

Mi Carbone,
Um apartamento vi na Homeaway.com e outro na VRBO.com. Uso como criterio alugar somente apartamentos que ja possuem opinioes de quem ja alugou. Ajuda a diminuir o numero de opcoes (em NY eh muito grande). Desta forma ja aluguei apartamento em Roma, Madri, Paris e Orlando sem problemas.
Riq, no inverno eh melhor estar no centro, proximo ao Empire State Building (mesmo sendo muvuca) ou ficar em uma area com mais jeitao de bairro como o upper west side?

    Jeitão de bairro é melhor sempre.

    Essa região específica de Midtown é bastante sem graça, com cara de centrão. Não está no burburinho de Times Square-Broadway nem das lojas mais bacanas da 5a. Avenida, nem tem o charme mais alternativo de Downtown. Está perto de Chelsea, mas Chelsea não é um lugar muito família 😀

    (A propósito, apaguei a observação que eu fiz no comentário da Mi. Eu vou respondendo aos comentários de trás para frente, nos bastidores, e não percebi que ela se referia ao teu comentário recente.)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito