Não falo inglês. Posso viajar ao exterior mesmo assim?

Placa em papiamento, em Curaçao

Volta e meia essa pergunta aparece aqui no site. Às vezes o inglês vem substituído por espanhol ou francês, mas a origem da preocupação é a mesma.

Dominar um idioma — arranhar também já vale — ajuda muito quando você viaja ao exterior. No entanto, não falar línguas não é impedimento para fazer nenhuma viagem.

O que não falta por aí é gente que viaja só com a cara de pau e a mímica, e volta com histórias deliciosas para contar. É preciso desprendimento e um certo espírito de aventura, mas na imensa maioria das vezes tudo dá certo. O turismo é a maior indústria do planeta, e você vai se surpreender com as maneiras com que você vai ser ajudado.

Minhas recomendações para você encarar uma viagem ao exterior mesmo sem saber nada de gringuês:

1. Vá com tempo sobrando

Nada de agenda cronometrada. Você precisa ter tempo de cometer uma ou outra mancada e refazer a operação. Viajar slow diminui a tensão e dá a chance de você superar o pânico inicial.

2. Estude o destino antes de viajar

Leia tudo o que puder sobre o destino. Faça Google Maps com os seus objetivos de cada dia. Leve guias de bolso do destino junto com você. Serão seus guias em português.

3. Comece por lugares fáceis

É mais fácil aprender os macetes das viagens internacionais em destinos simples de ser entendidos. Vá a Buenos Aires (com passaporte, não com RG). Faça sua primeira viagem a Europa em Portugal ou na Espanha — Itália, quem sabe. A Flórida é um lugar onde você vai estar sempre a dois passos de alguém que fale espanhol. No Caribe de fala espanhola (Cancún, República Dominicana, Cuba), além de Aruba e Curaçao, não há barreira da língua. Tudo o que você experimentar nessa viagem de iniciação terá utilidade em lugares onde o portunhol não tem uso.

4. Não pense que os outros não pagam mico

Viagem sem ao menos um mico não é viagem. Todo mundo está sujeito a eles — inclusive os que dominam vários idiomas, e podem ser vítimas do excesso de autoconfiança. Leve o bom-humor na bagagem e aprenda a se divertir dos (eventuais) pratos incomíveis ou voltas dadas à toa.

A propósito, lembre-se: a língua internacional das viagens não é o inglês. É o inglês macarrônico!

5. Use e abuse dos postos de turismo e agências de receptivo

Os postos de informação e as agências de receptivo (a recepção do seu hotel representa várias) têm paciência infinita com turistas malversados no idioma local. Os postos de informação estão acostumados a lidar com quem não fala inglês. E os tours organizados são ideais para quando você não tiver tempo disponível para corrigir eventuais erros de percurso.

Leia mais:

118 comentários

Boa tarde! Pessoas, estou muitíssimo aflito, ancioso. Finalmente depois de anos de muito sonho, vou fazer minha primeira viagem para a Europa. O grande problema é que não falo nenhuma lingua estrangeira, e vou sozinho. Meu destino: Brasília a Lisboa, onde vou ficar 10 dias, de lá pretendo realizar meu sonho e passar 5 dias em Paris, o destino de lisboa a paria será de avião. Minha primeira dúvida? terei que passar pela imigração de novo, ou só em Lisboa? Pretendo ficar em Paris 5 dias, vou fazer a reserva em um albergue que emu amigo foi o ano passado e ficou lá; gente me dê uma palavra de ânimo, será que eu voui conseguir me locomover e conhecer a torre eifel, o arco do triunfo e o museu do louvre, além de caminhar pelas margens do rio sena? Muito ancioso… De lá pretendfo ficar 4 dias na Itália e minha outra dúvida é? Tem como ir de Paris para a Itália de trem? se sim é mais barato que de avião? e terei q

    Danilo, você terá que passar na imigração apenas em Lisboa. A única exceção é a Inglaterra, para os demais países não é preciso passar novamente.

    Compre um desses guias de idiomas para viagens, com algumas frases prontas. São baratos, práticos e valem a pena. E não há nada que uma mímica não resolva rsrs Vi um casal mexicano fazendo pedido em restaurante na França na base da mímica, apontando fotos rsrs

Cara, de boa mesmo ??
Poder pode, mas saber falar inglês (ou de preferência o idioma do país visitado) vai ajudar e MUITO a sua vida, não só a viajem e a comunicação, mas também culturalmente abraços..

Boa Tarde,vou viajar para Cancun em Junho,American Airlines,vamos fazer conexão em Miami,eu e minha esposa porém não falamos inglês e estamos preocupados demais como vamos nos virar na hora que chegarmos ao aeroporto de Miami….tem alguma dica para nós….agradeço muito.Edson

    Olá, Edson! As equipes das companhias aéreas dão todas as orientações para que ninguém se perca. Fique tranqüilo 😉

Passei uma experiência muito engraçada chegando em Londres. Bem, eu não falo inglês e achei que meu marido fosse um pouco melhor do que eu, mas me enganei..rsrs.
Primeiro por ele ter uma cara de árabe foi barrado na ponte de embarque (Alguém já passou por isso?) Pois é, eu já estava lá na frente quando olhei para trás e uma mulher grandona com cara de indiana parou ele. Voltei e só ouvi as perguntas dela, meio estilo Blitz: De onde vc vem, pra onde vai, quem é vc, o que tá fazendo aqui, o que faz no seu país… etc. Ele ficou tão nervoso que não conseguia entender nada, e eu, que não sabia nada de inglês, comecei a traduzir o que ela dizia: “Mostra nossas reservas, nossos bilhetes para os outros destinos… fala sua profissão…rsrs” Hoje a gente ri muito disso… Vencemos e entramos! A viagem foi perfeita e a partir daí falamos a linguagem universal do dinheiro, quero comprar e vc quer vender, sou turista…rsrs… isso vale!!!

Vou viajar dia 20 para Hannover Alemanha feira Internacional de Automação (com relação a termos tecnicos e conversas tecnicas é moleza) porém eu não falo nada de ingles cotidiano e muito menos de alemão.. nunca subi em um avião e só viajei pra fora do Brasil (argentina, paraguai, chile, bolivia de moto), eu vou na cara e na coragem alguem tem algum conselho?

    Olá, Felipe! Siga as dicas do Comandante que estão nesse post. Boa viagem! 🙂

Não falo nada de inglês e com base em 2 anos de francês (porém há longínquos 06 anos) fui a Paris. No primeiro restaurante senti o drama: Não conseguia entender nada, não conseguia me fazer entender. Resultado: comemos ainda assim. A ponto da carne foi na mímica e na risada de muitos vizinhos de mesa. A viagem foi boa? Claro e recheada de histórias muito engraçadas!
Tb acabei de voltar da Itália, uma palavra de Italiano, no parlo! A viagem, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!.
A dica: sempre simpatia e paciência, sempre educação, sempre “por favor” e “obrigado” e “com licença” e, “perdão, mas não falo”…. Isso tudo em uma frase, melhor ainda!
Em todos os lugares que visitei funcionou. Algumas vezes encontramos impacientes, apressados, mas em geral, mesmo em Paris, fomos muito bem atendidos e as pessoas fizeram imensos esforços para nos ajudar!
Viajar, viajar, viajar, não importa em que língua!

Achei ótimas as histórias..rss
Vou viajar em outubro para Punta Cana/Republica Dominicana, mas não falo espanhol e nem inglês.. rss
Será q vou passar muito aperto? ..rss

Abçs
Felpe.

Não há como não pagar mico, aliás isso dá até um tempero à viagem!! kk

Certa feita estava fazendo uma road trip pela Europa e, mesmo falando inglês, espanhol e Francês, me vi enrascada: como no verão escurece muito tarde, perdemos a hora e chegamos em Gênova às 23:00h famintos, encontrei um grupo de policiais na rua, paramos o carro e saltei a única frase em italiano que eu sabia: Voglio mangiare una vera pizza napoletana!! ao que eles me responderam em italiano rindo: Então vá a Nápoles, você está em Gênova!!

kkk eu me lembrei agora da primeira viagem pros EUA não falava nada de ingles, (achava que falava) demorei uma semana pra conseguir explicar que eu queria cafe com leite kkk e um dia fui no bar pedir uma garrafa de agua e o cara me deu (com cara de espantado) uma garrafa de vodka kkk.

Mas depois de viajar para o sudueste asiatico onde a grande maioria nao fala ingles e ver a felicidade do povo em geral tentando se comunicar com você só posso dizer que viajar é a melhor coisa que existe e de uma forma ou de outra a gente se vira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito