Neva em Bariloche, mas aeroporto não reabre antes do dia 8

Neve em Bariloche, 29/6/2011; foto: anbariloche.com.ar

E vamos para mais uma rodada de notícias para quem está  na agonia do cancela-não-cancela para Bariloche e região.


Começando pelas notícias más.

A Anac argentina (sim, eles têm uma, e com o mesmo nome) anunciou que os aeroportos de Bariloche, San Martín de los Andes e Neuquén reabrirão, na melhor das hipóteses, no dia 8 de julho.

Isso de cara já invalida a “garantia” dada dois dias antes pelo ministro do turismo de que se o aeroporto de Bariloche precisasse fechar, as viagens seriam feitas via Neuquén… O outro aeroporto que receberia os vôos, Esquel, a 300 km, está aberto.

Só que, para complicar, a leitora Suyane relata que o pessoal do atendimento telefônico da Aerolíneas não tem nenhuma informação sobre essas rotas alternativas.

Por conta disso, CVC, Agaxtur e TAM Viagens já tomaram a iniciativa de cancelar os pacotes com saídas até 15 de julho, como informa o leitor João Carlos.

No front das boas notícias, a mais estrepitosa é que hoje caiu a primeira neve no centro da cidade.

O hotel Llao Llao anunciou que volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 4.

E a estação de Chapelco, em San Martín de los Andes, anunciou a abertura de suas pistas para o dia 2, sábado.

Mas como já estamos cinzentos de saber, nenhuma notícia é definitiva. Enquanto o vulcão não sossegar e as cinzas não se dissiparem, todas as reviravoltas são possíveis.

Leia:

Notícias fresquinhas locais na Agência de Notícias Bariloche

Facebook do Cerro Catedral

Diário de Chapelco

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


104 comentários

Gente, ola!! Minha data da viagem continua sendo SE DEUS QUISER…09/07.Nao creio que eu chego em BCHE ,mas em Esquel se tudo der certo. Sendo assim preciso de um hotel para pernoitar em BCHE de 09-10/07 e outro para 15/07 -16/07 pois não quero transitar de BCHE a Chapelco de noite. Meu voo chegaria em BCHE as 20:00 e na volta sai proximo ao meio dia. ALGUEM CONHECE UM HOTEL ONDE EU PODERIA PAGAR SO 2 DIARIAS EM BCHE neste periodo?
E quem sabe me dar noticias do Edinho que ia para lá no dia 02/07?

Olá Pessoal:
Apenas a título de informação de quem conhece bem toda a região (já fui umas 15 vezes à Villa, Bariloche San Martin etc, e sempre de carro).
Em primeiro lugar, se fosse dono de uma operadora de turismo, sempre usaria o aeroporto de Neuquén (fica a 400 km de Bari, a estrada é vazia e esegura, e, de brinde, tu tens a paisagem mais linda dos Andes, que é a subida da Cordilheira (120km indescritíveis). Logo, fique feliz se não puderes aterrisar em Bariloche.
O problema que considero grave é o seguinte: Poucos falam, mas há o perigo de avalanche (é lógico que ficam quietos). Explico: as cinzas estão depositadas nas estações de ski (Cathedral, Bayo e Chapelco)e cinzas, são particulas sólidas (extremamente leves – algumas flutam na água, como vimos nas fotos e filmes) que se depositam na montanha emoldurando-se ao seu contorno. A neve encobre essa armadilha. Qualquer esquiador que der uma rasgada na neve, pode abrir um sulco e a cinza rola junto com a neve (quem já deu uma rasgada de snow ou ski, sabe)e, pronto, temos a famosa avalanche.
Mais, não está descartada a precipitação de mais cinzas (a previsão é de 3 meses de atividade – em 1960 foram 25 dias e em 1920 foram 4 meses, o mesmo vulcão) Com razão, eles tentam salvar a temporada deles (acertaram um desconto de 30% com os agentes de viagem – peça o desconto à sua operadora), mas penso que ainda vale o risco (vou na segunda quinzena de agosto, de carro, claro, desde Poa-RS)
Não deixem de conhecer a Villa Traful que, apesar das cenizas ainda está linda e, de quebra, voce fica a 20 km do vulcão (para quem gosta de aventura é ótimo). Aliás, o melhor da Patagônia, não é Bariloche, mas sim os passeios em seus arredores. Boa Viajem. Qualquer informação complementar, [email protected]
Paulo

tenho viagem marcada para 25 de julho: recife – san martim de los andes gol/aerolineas argentinas/hotel chatelet, tudo pago antecipadamente. 1)sera que estara tudo ok até lá?. 2)san martim esta em condições de receber ? 3) dara pra esquiar no serro chapelco? 4)consigo cancelar e ser reembolsado? 5)poderei pra adioar pro proximo ano pois so da pra viajar nas ferias escolares?

    Olá, Manoel! Assim como o aeroporto de Bariloche, o aeroporto de Chapelco (San Martín de los Andes) permanecerá fechado pelo menos até 8 de julho. Só saberemos perto desta data se a abertura será adiada.

    A estação de Chapelco abriu hoje, sábado, com duas pistas habilitadas.

    As condições de reembolso precisam ser vistas com cada fornecedor. Se você pagou direto o hotel na Argentina não há como usar o código de defesa do consumidor brasileiro neste caso.

infelizmente não posso remarcar pois não terei como sair do trbalho… o que me resta é esperar ou cancelar…

Minha viagem é dia 12/07…ja corro atras para cancelar ou espero mais um pouco… as cias. aereas são GOL E Aerolíneas… obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.