Neva em Bariloche, mas aeroporto não reabre antes do dia 8

Neve em Bariloche, 29/6/2011; foto: anbariloche.com.ar

E vamos para mais uma rodada de notícias para quem está  na agonia do cancela-não-cancela para Bariloche e região.


Começando pelas notícias más.

A Anac argentina (sim, eles têm uma, e com o mesmo nome) anunciou que os aeroportos de Bariloche, San Martín de los Andes e Neuquén reabrirão, na melhor das hipóteses, no dia 8 de julho.

Isso de cara já invalida a “garantia” dada dois dias antes pelo ministro do turismo de que se o aeroporto de Bariloche precisasse fechar, as viagens seriam feitas via Neuquén… O outro aeroporto que receberia os vôos, Esquel, a 300 km, está aberto.

Só que, para complicar, a leitora Suyane relata que o pessoal do atendimento telefônico da Aerolíneas não tem nenhuma informação sobre essas rotas alternativas.

Por conta disso, CVC, Agaxtur e TAM Viagens já tomaram a iniciativa de cancelar os pacotes com saídas até 15 de julho, como informa o leitor João Carlos.

No front das boas notícias, a mais estrepitosa é que hoje caiu a primeira neve no centro da cidade.

O hotel Llao Llao anunciou que volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 4.

E a estação de Chapelco, em San Martín de los Andes, anunciou a abertura de suas pistas para o dia 2, sábado.

Mas como já estamos cinzentos de saber, nenhuma notícia é definitiva. Enquanto o vulcão não sossegar e as cinzas não se dissiparem, todas as reviravoltas são possíveis.

Leia:

Notícias fresquinhas locais na Agência de Notícias Bariloche

Facebook do Cerro Catedral

Diário de Chapelco

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


104 comentários

olá BÓIA!!

Meu vôo para Bari será 03/07 que nada foi cancelado ainda com Tam( qual emiti com milhas trecho completo)Como vc acha que devo fazer? ir até Bs e arriscar a recolocação da Lan de outra forma, seja ela ônibus ou pousar em Esquel? Por experiencia própia, sei que a Lan não cuida mt bem dos pax..ano passado em Bari dormimos uma noite td no chão do aero pq mudaram horários de vôo, sem nos dar direito algum… não sei o que fazer, minha filha de 9 anos tava contando nos dedos a data de embarque. alguém me dá uma luz!!!!!!!

    Olá, Tatiana! A promessa de desviar as viagens a Esquel (ou Neuquén) foi feita pelas autoridades, mas ainda não temos notícia disso ter sido em posto em prática pelas cias. aéreas.

    Na http://www.viabariloche.com.ar você consegue comprar passagens de ônibus de Esquel a Bariloche. São 4h30 de viagem.

Hoje entrei em contato com a CVC e me GARANTIRAM que a Aerolineas vai estar voando para Bariloche a partir do dia 08/07. Inclusive meu vôo foi remarcado para dia 08/07 as 23:45 h. Assim chegamos em Bariloche dia 09/07 quando o aeroporto vai estar aberto. Essa informação foi repassada pela aerolineas para a CVC.

    Adriano,
    Acho meio complicado qualquer um garantir que o aeroporto vai abrir. Não tem como garantir que o vulcão vai se acalmar e que as cinzas vão deixar de cair tanto em Bariloche ou nas cidades vizinhas. Pense bem…

Agendamos nossa ida a Bariloche para 29/07, por conta pela Aerolineas, vamos com criança ,o que inviabiliza trechos de ônibus, e meu marido quer cancelar tudo, juntar as nossas cinzas e ir pro Nordeste. Eu, teimosa, quero esperançar mais um pouquinho pelo menos até dia 08… eita agônia!!! Consola saber que não é só minha, mas não sei o que fazer, teimosia de mulher não acalma vulcão…

Desculpem pelos erros de digitação acima…rs
é a pressa….

Sabrina,

Pelas informações repassada pela Vanessa Olivatti (que é uma guia brasileira que mora em Bariloche e tem passados informações bastante verdadeiras e consistentes), a cidade está OK. Ela fez até videos q estão no youtube, hoje nevou e está nevando e mto, e a cidade quase não tem mais sequelas com relação ao vulcão (água, luz, lojas e restaurantes baertos etc), o único e GIGANTESCO problema é o aeroporto (q segundo as especulãções não reabrirá tão logo), o que desejo que não aconteça.
Porém, a informação dada pelo ANB Bariloche e repassada pelo Riq aqui, em outro post, parece q irá se tornar verdadeira, os turistas poderão pousar numa cidade proxima a Bariloche (300 km) e irem de bus até lá.

Eu havia planejado uma viagem com criança para Villa La Angostura (conheci neste blog e me empolguei) para o período de 11 a 19/07, com uma pernoite de ida e outra de volta em Bs. Aires. Consegui cancelar TODOS os hotéis sem taxa alguma pelo Booking (lembro-me de que nos 2 hotéis de Bs. Aires optei por uma tarifa mais cara, cerca de USD 20, que admitia cancelamento grátis – vai aí a dica). Iria de Smiles para Bs. Aires – aí foi a única multa que paguei, RS 50,00 por trecho. Quanto ao trecho interno Buenos-Bariloche, havia comprado pela LAN, consegui remarcar sem taxas para Confins/Santiago (a diferença para 3 PAX foi de apenas R$ 1.050,00). Agora vou passar minhas férias em Santiago (2 dias), que já conheço, mais 5 em Farellones (optei por esta estação de esqui não só pelo preço como pelas dicas do Ricardo, que a visitou e informou ser mais indicada para marinheiros de primeira viagem e crianças). Depois conto como foi.

    Olá, Leonardo! Parabéns pelo sucesso das mudanças. Só um esclarecimento: o Ricardo Freire gostou de Farellones para o bate-volta; ele não sabe nem como é se hospedar em Farellones nem como é ficar cinco dias por lá. Na volta conte-nos suas impressões, por favor!

É, pessoal, a minha agonia finalmente chegou ao fim.
Não da forma que eu esperava, mas….
Viajaríamos em 10/07, rumo a Bariloche. Minha Mãe, eu e minha irmã, com nossas quatro crianças.
Porém, fomos contatados pela CVC, que nos comunicou do cancelamento dos pacotes até o dia 15/07.
Teremos a opção de reembolso do valor pago ou escoha de outro destino.
Estou aliviada por ter comprado o pacote com uma agência de viagens grande, pois nessas horas isso acaba fazendo bastante diferença.
Agradeço a todos os que postaram seus comentários e principalmente ao Ricardo Freire e Equipe, pois foi através de vocês que conseguimos obter informações sobre Bariloche.
O restante da imprensa parece estar ignorando o assunto!!!
Mas felizmente existe este veículo para comaprtilharmos as nossas angústias, causadas pelo Puyehue (até já aprendemos o difícil nome desse vulcão!!! rsrsrs)
Boa sorte a todos e, na medida do possível, BOAS FÉRIAS!

estou com viagem de lua de mel marcada para 14/08, chego em bariloche dia 17/08, assim espero.

o jeito é chegar em Buenos Aires ( la ao menos o aeroporto ta funcionando ainda)comprar passagens de Busão na via Bariloche que demora umas 20 horas e pronto chegamos em Bari
pra ver neve todo o esforço vale a pena
abraços pessoal espero vcs lá
meu busão sai as 14:00 do dia 14.07 e chega as 12:00 do dia 15.07 rsrsrsrs tipo uma viagem se SP pra BA mais ta valendo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.