New Orleans pra Renatinha

New Orleans

A Renatinha vai passar o Natal em New Orleans e pediu dicas. Eu estive por lá nessa mesma época, só que em… 1989, quando eu nem pensava em escrever sobre viagem e a internet colaborativa não estava sequer prevista pela ficção científica.

Pelo que leio por aí, de lá pra cá Bourbon Street, o ponto focal do charmoso French Quarter (Vieux Carré), descambou para um biritódromo permanente, com clima de micareta americana. Mas eu não me deixaria deter por isso, não. A arquitetura é linda e o ambiente da cidade é totalmente diferente de tudo o que você vai achar nos Estados Unidos.

É o lugar que eu mais identifico com o Brasil. (Tenho uma teoria que pertencemos culturalmente a um continente que começa na Louisiana, inclui também Cuba-Haiti-República Dominicana e continua pela costa brasileira até… bom, não vou dizer até onde porque quem ficar de fora vai me xingar.)

A comida é espetacular — desde que você não tenha nojinhos e curta uma pimenta. Eu voltaria a New Orleans só pra comer.

Quando fui, adorei o passeio de bonde ao Garden District, cheio de mansões de época. Peguei também um passeio a uma “antebellum plantation house” — como são chamadas as casas-grandes construídas antes da Guerra da Secessão. Totalmente “E o vento levou”.

E você? Que dicas de New Orleans tem a dar pra Renatinha? Como sempre, a caixa de comentários é toda ouvidos.

Leia mais:

Todas de New Orleans no Viaje na Viagem

84 comentários

Estive com meu marido em New Orleans em setembro, AMAMOS! É uma experiência, só estando lá para ver, sentir… De dia e de noite há muitas coisas p fazer… à noite recomendo a Frenchman Street, no final do French Quarter, onde rolam os melhores shows. Sem esquecer do Preservation Hall. Ficamos hospedados no Cotton Exchange, pertíssimo do French Quarter, bom, barato e com um café da manhã muito gostoso (omeletes, linguiça, waffles…rs)De dia, além de passear pelo Quarter, fomos ao Garden District, aos Tours das plantations e dos pântanos para ver os alligators. O rio Mississippi em noite de lua cheia é lindo… fica azulado (por isso o chamam de Nilo azul…). Enfim, é uma cidade incrível.

Olá Bóia!

Vou passar uns dias em Chicago e de lá vou dar uma esticada pelo mesmo período para ( aí reside a dúvida):
NYC – que já fui várias vezes mas sempre tem muito o que fazer e ainda a conhecer – ou Nova Orleans, que nunca fui e parece interessante.
Nova Orleans vale a pena realmente?
Se puderem me ajudar…
Obrigada!
Abçs ????????????

    Olá, Bianca! Na opinião do Ricardo Freire é uma cidade espetacular, mas não é uma unanimidade.

Chegamos hoje a New Orleans. Viajamos de carro desde Chicago. com muitas ” paradas” pelo caminho. Logo estaremos publicando textos e fotos.

    Oi Adelma achei seu comentário aqui e queria saber se vc escreveu sobre essa viagem, se possivel me passe pois estou querendo fazer a mesma de motorhome com minha familia, obrigada

Marco,
Passei o reveillon lá este ano. Houve uma queima de fogos na jackson square, animada, mas sem muvuca. Todos os hotéis fazem festas particulares. As festas, porém, são bem diferentes das nossas: começam oito da noite e terminam 21h :). E estão muito mais para um jantar formal do que para uma balada com bateria com escola de samba. Por outro lado, custam apenas 100 e poucos dólares. Eu tive um menu de quatro pratos num restaurante, vi os fogos na Jackson Square e depois fui pra um show de uma banda de rock numa boate.
Houve uma certa dificuldade em pegar taxi na ida ao Quarter, se puder se hospedar por lá, melhor. E compre uma máscara e muitos beads!

    Luca qual boate você foi? Estou morando pertinho de New orleans! Cheguei aqui a 1 mes estou conhecendo td ainda rsrs, meu Reveillon esse ano vai ser l[a estou pesquisando e lendo os comentarios de todos adorando. Cara nao curto Jazz nem Blues, curto pop, rock e musica eletronica. Fazer o q eu kkkkk mas sou do tipo que esta na chuva e pra se molhar entao se for o q tiver a gente abraçaa a cultura e vai.

Reveillon em New orleans. Quais as dicas para a grande noite? Estamos indo no final de 2013 em família (2 casais e 2 adolescentes).Por favor me ajudem no roteiro.

    Olá, Marco! Não temos nenhum feedback de réveillon na cidade. Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    De todo modo, o réveillon na cidade parece ser bem animado mesmo para os que não gastam os tubos reservando um jantar de Réveillon. Tem fogos em Jackson Square e depois basta passear por Bourbon Street e a festa está garantida:
    https://www.neworleanscvb.com/articles/index.cfm?action=view&articleID=6490&sectionID=41

    New Orleans é um dos raros lugares nos Estados Unidos em que é permitido beber na rua, então é mais fácil agüentar o frio.

Pessoal, estou indo para new orleans em setembro pretendo ficar 3 dias, gostaria de saber com alguém que já foi se 3 dias é o suficiente para conhecer a cidade, pontos turísticos? Eu sou um fã de Jazz então gostaria de poder aproveitar o máximo.

Desde de já agradeço

    Olá, Thiago! Não temos conteúdo organizado de New Orleans. Veja dicas e referências entre os comentários anteriores!

Tô pensando em ir pro New Orleans Jazz & Heritage Festival, próximo ano, que são duas semanas de shows, dia e noite, contando com músicos e bandas de lá, quanto de fora (esse ano tem Patti Smith e Bruce Springsteen, por exemplo. E o Magari Lord da Bahia estará por lá, que coisa!). Acontece no Fair Grounds, o jóquei da cidade. É pago, mas pelas atrações e quantidade delas (6h de música/dia) vale a pena. Fora o que acontece pela cidade nesses dias. Acontece em Maio, semana após ao French Quarter Festival. Quer dizer, dá pra tirar um mês de férias lá, só pela música.

Há ainda outros festivas como Satchmo SummerFest (agosto, 3 dias, pelas ruas) https://www.fqfi.org/frenchquarterfest/schedule/

Crescent City Blues & BBQ Festival (em outubro) https://www.jazzandheritage.org/blues-fest/

e outros tantos https://www.neworleansonline.com/neworleans/festivals/musicfestivals/index.html

quem estiver a fim de planejar viagem e trocar info pra 2014, [email protected]

Eu estou morando e estudando aqui em Nova Orleans, estou aqui a um pouco mais de um mês e tô achando aqui muito parecido com minha Bahia. Vou aproveitar algumas dicas que eu ví aqui, valeu.

Se alguém vier para cá em 2013 me avisa.

Aconselho ir na Frenchman Street, não é tão agitada quanto a Burbon, mas para quem quiser ver Jazz e Blues é uma boa.

    Fabricio

    qual o mês que os festivais de blues estão acontecendo em N. Orleans
    Queroplanejar minha viagem!!!
    grata

    Olá, pessoal!
    Estava preparando uma viagem de Nova Iorque para São Francisco, em julho. Mas São Francisco não deu certo e agora pretendo fazer uma espécie de loucura. Sair de Nova Iorque sozinha, tomar um trem pra Filadélfia e da Filadélfia seguir numa viagem de 28 horas de trem para Nova Orleans… e ficar lá por uns 5 dias.
    Adorei todas as dicas de viagem que li nos comentários anteriores. Mas tenho duas perguntas: vocês acham que essa é uma viagem tranquila pra se fazer sozinha? alguém aí já viajou por essa linha Crescente New York-New Orleans da Amtrak?

    Olá, Thaís! Viagens longas de trem não têm o romance que você acredita que tenham. É extremamente aborrecido e cansativo. Essa viagem de trem só faria sentido se você fosse parando pelo caminho e pernoitando nas cidades mais interessantes. New Orleans é sensacional; vá de avião.

Muito legais as dicas! Vou no início de janeiro com a minha mãe e pegaremos um navio saindo de lá p/ algumas praias do Caribe.
Estou preocupada pq minha mãe tem mais idade (70 anos, apesar de não parecer!). Será que pessoas desta faixa etária frequentam os bares (mais cedo, logicamente)?
Tb queria saber se alguém se hopedou no Comfort Inn French Quarter ou no Holiday Inn French Quarter. Os preços deles são medianos…
E quanto ao espanhol? Dá prá falar? Meu inglês está meio enferrujado!
Obd!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito