No Chile também: já nevou em Portillo e Valle Nevado

Portillo, 6 de maio de 2010

Quinta passada eu dei a notícia da primeira neve do ano em Bariloche. Pois a frente fria avançou rumo ao norte e provocou no dia seguinte a primeira nevasca em estações chilenas como Valle Nevado e Portillo, que publicaram fotos nas suas páginas no Facebook (de onde surrupiei ambas).

É bom lembrar mais uma vez que as estações chilenas não sofreram nenhum dano estrutural decorrente do terremoto de fevereiro, e estão nos trinques para a temporada 2010. Ainda não começaram sequer a aparecer grandes ofertas — minhas fontes acham que, se acontecerem, ficarão mais para perto de julho, caso as vendas não atinjam o esperado.

Recomendo o Chile a todo mundo que queira neve com menos muvuca do que em Bariloche/Brasiloche. Para um contato homeopático com a neve — tipo fazer um ou outro bate-volta para ver neve de perto ou ensaiar uma aula de esqui — Santiago é perfeita: há quatro estações nas redondezas (Valle Nevado, El Colorado, Farellones, La Parva), todas com acesso por passeios organizados.

Valle Nevado, 6 de maio de 2010

112 comentários

Olá Ricardo,

Estarei indo a Santiago agora em maio. Será que darei sorte de encontrar neve no Valle Nevado ou portillo? Não pretendo esquiar, mesmo pq a estação de ski só estará aberta em junho, mas gostaria de conhecer a neve. Eu soube q ano passado houve neve mais cedo.

    Olá, Beth!
    Aqui quem responde é A Bóia.
    Infelizmente não é possível prever quando começa a cair neve.

    Olá Beth, já descobriu se vai cair neve em portillo em maio?
    estamos indo pra lá também na semana que vêm.
    abs

Ricardo, vou a santiago em final de maio, será possível encontrar neve em farellones e valle nevado?

    Olá, Adriano! Ano passado a neve chegou cedo, mas não é garantido. De qualquer forma, as estações de esqui abrem só em junho.

    Olá,
    Será que já dá para esquiar em El Colorado entre os dias 04/07 e 07/07 de 2011? Você sabe em que dia abriram as pistas de esqui no ano passado?

    Olá, Nino! Ano passado as pistas abriram em meados de junho.

Legal o blog e as dicas interessantes. Preciso também de ajuda. Estou viajando com amigos na 2quinzena de abril. Da pra ver neve em Portillo e Valle Nevado? Da para ir com carro alugado para o Valle Nevado (já que nao precisaremos de correntes para os pneus)? Obrigada.

    Olá, Fernanda! É muito difícil haver neve em abril. Sem neve, há passeios muito mais interessantes nos arredores de Santiago, não perca tempo nas curvas da estrada da montanha!

Oi pessoal estou com viagem marcada para Santiago e Pucon no período de 03.06.2011 a 14.06.2011. Entretanto, a agente de viagem ma aconselhou a alterar a data para a 2ª quinzena de junho tendo em vista que apenas no final de junho começa a cair neve no Chile. O que vcs acham? Devo alterar a viagem ou no período que está minhas férias posso ver neve? obg.

Olá, desde a minha pergunta de ontem no outro topico, dei uma boa pesquisada,e finalmente me decidi, vou esquiar no Chile.
Mas qual tem as melhores pistas, Portillo ou Valle Nevado??

Obrigado =)

    Olá, Danilo! As duas têm pistas ótimas. Valle Nevado pode ficar bem mais barato do que Portillo — se você se hospedar nas acomodações mais simples de Farellones/El Colorado. As pistas são interligadas por meios de elevação.

Oi Riq (já cheguei com intimidade heheh)
Eu sei q esse post é antigo, mas o li todinho em busca de maiores informaçoes sobre a ‘antecipaçao’ da neve no chile, a exemplo do q ocorreu em maio de 2010. estou fazendo planos de ir pra santiago dia 20 de maio desse ano de 2011 e uma esticadinha a valle nevado. vc sabe se é comum nevar nesse período, ou ano passado foi uma exceçao?
Vi q tb q as estacoes só abrem em junho. Isso quer dizer que o acesso fica impedido ao público (para o valle nevado por exemplo)?
Obrigada e parabéns pelo blog. Dá vontade de viajar só de ler…

    Olá, Lilian! Aqui quem responde é A Bóia.

    Nesses lances de meteorologia o melhor é ser pessimista. Não dá pra contar com a sorte.

    Há programas de visita a Valle Nevado fora de temporada. Clique no site para ver o que está sendo oferecido!

    Mas veja bem: Santiago tem muito o que oferecer. Não torne a neve fora de época uma idéia fixa!

    Valeu, Riq!
    A bóia é uma metáfora para um “salva-viagens”??
    Foi qase isso q fez acima…heheheh
    Embora esteja super animada apenas com o fato de conhecer Santiago, nao quero perder essa esperancinha de ver neve…
    A viagem é presente de aniversário pro meu namorado, q topou superar a tensao de mais do q uma hora de voo q está habituado pelo prazer de ser apresentado à neve. (neve esse é o brasileiro, brasileiro essa é a neve kkkk ótimo!!!)
    Vou me apegar ao que aconteceu ano passado, mas também programar o máximo de Santiago pra nao perder em nada pra sorte…rs
    Obrigadao.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.