Serra do Rio do Rastro: a nuvem e o passageiro

mirante-serra-rio-do-rastro

Esperei a névoa se dissipar em São Joaquim para pegar a estrada.

À medida que eu avançava pelo caminho (são 53 km da cidade até o início da descida da serra), o tempo só fazia melhorar.

Até que… faltando pouquíssimo para chegar, percebo o paredão de neblina lá adiante.

Tinha uma nuvem estacionada bem na beira do mirante.

Fui visitar o Eco Resort, que fica na outra margem da estrada (e estava todo visível), na esperança de que aqueles 45 minutos fariam a névoa se dissipar.

Que nada…

serra-rio-do-rastro-1

Este quati, por exemplo, não está na frente de um parede branca. Ele está na mureta do mirante. A parede atrás dele é a neblinona, mesmo.

Bastava descer um pouquinho, porém, para ficar embaixo da nuvem.

Os mirantes já não ofereciam a clássica vista “aérea” da estrada, mas ainda assim o caminho era impressionante.

O vale é bem estreito e a gente desce por bastante tempo rente a um poderoso paredão verde.

serra-rio-do-rastro-2

Esta é a visão do último mirante, já no final da descida:

serra-rio-do-rastro-4

Depois de descer a serra, porém, é difícil achar bonita a continuação da estrada até a BR 101 (à altura de Tubarão, bem no sul do litoral catarinense).

Se você não vai combinar esta serra catarinense com uma visita a Laguna ou uma estada na Praia do Rosa, é mais bonito dar meia volta e regressar a Floripa por Urubici e pela BR 282, que é belíssima.

Olá Ric. Lendo estes comentários acima, resolvi colocar o meu, fresquinho, de uma passagem por estas bandas neste mês de junho. Resolvemos este ano fazer nossa viagem ao sul de carro(sempre vamos pois meu sogro mora em Porto Alegre). Ficamos de domingo a quarta-feira, de 3 a 6 de junho, num Hotel muito simpático e aconchegante em Bom Jardim da Serra, chamado Hotel Rota dos Cânions. Eu e meu marido adoramos! O hotel, o frio, a lareira, o café da tarde servido no hotel, que no frio é sempre bem vindo, e a paisagem que nos deparávamos ao acordar, tudo branquinho da geada. Com a gente aconteceu o mesmo que com vc. O paredão de neblina nos impediu tbm de ver a beleza do mirante, mas voltamos e fomos conhecer Urubici. Optamos por não visitar a Vila Francioni, pois ano passado estivemos em Mendoza e visitamos algumas vinículas, e além disso, seguimos viagem de lá, da Serra Catarinense, para Bento Gonçalves, onde passamos o feriado de Corpus Christi na Pousada da Vila Valduga(excelente!) Concorco com vc de que São Joaquim não tem mesmo muito pra se ver, mas achei ótima a nossa passagem pela serra Catarinense, até porque pra quem gosta de frio, lá é tudo de bom e o Hotel colaborou pra que gostássemos do lugar. Agora estamos em Montevidéu (viemos de avião saindo de PoA) e apesar da chuva, passear é sempre bom. Estivemos aqui no ano passado e resolvemos voltar. Depois colocarei as minhas impressões no post de Montevidéu. Sempre me valho das suas dicas e até agora, sempre me dei bem.

Oi gente!

Passamos, eu e o maridão, um fim de semana prolongado na serra do Rio do Rastro e foi um passeio muito gostoso. Para quem está indo, ou pensando em ir até lá, algumas impressões:

Rio do Rastro Eco Resort: o hotel fica bem em frente ao principal mirante da Serra do Rio do Rastro. Ficamos no Chalé do Lago, com pensão completa. O Chalé da Mata oferece ainda Jacuzzi e lareira (para quem quiser cacifar, pois tem uma boa diferença de preço). Não espere refeições fartas, com grande quantidade de opções, como nos tradicionais hotéis fazenda. Pelo que eu vi, não é essa a proposta. Mas a comida, em geral, era muito boa (farofa de pinhão…hmmm!). O quarto era bem gostoso, banheiro com toalheiro aquecido. O visual do hotel é bem bonito, muito verde, e o interior do restaurante e do casarão principal são bem charmosos. Praticamente todas as atividades são pagas, como a pescaria (R$10,00), a cavalgada (se eu não me engano, R$30,00), trilhas longas e visitas aos cânions (não lembro quanto). À exceção de nós e de mais um casal, todos os outros hóspedes do hotel vieram com crianças.

Vinícola Villa Francioni: o hotel oferece o passeio até lá a R$125,00 por pessoa. Preferimos ir por conta própria. Liguei no sábado de manhã e agendei a visita para a tarde (15:30). Levamos uma hora do hotel até a vinícola. Lindíssima! Toda planejada e decorada, um charme. A palestra tem uma duração ótima, nem longa nem curta, assim como a degustação. Cada um paga R$30,00 para a visita, e pode utilizar esse valor para desconto na compra de vinhos. Leve a câmera fotográfica. Pessoalmente, achei a vinícola muito muito muito mais bonita que a Concha Y Toro, no Chile. Vale a pena. (Obs: para quem for à visita neste horário e tiver que voltar para a Serra do Rio do Rastro, volte assim que acabar a palestra: demoramos um pouco e pegamos muuuuita neblina no caminho tortuoso até o hotel).

Beijos!

Não Riq, seria por curiosidade em conhecer a cidade mais fria do Brasil. Vou continuar pela serra do Rio do Rastro sim, vi fotos lindíssimas!
Obrigada pelo retorno e pelo link!
Abraços

São Joaquim não tem a mínima graça. A Villa Francioni é sensacional. A Serra do Rio do Rastro é linda.

Olá Ricardo e trips, sou visitante assídua, comentarista nem tánto e agora preciso de uma ajuda.
Estou pensando em passar 1 semana no Sul com a família (marido, filha de 16 e bebê de 1 ano), de Floripa a Porto Alegre, e gostaria de saber se alguém já fez o mesmo (se não me engano vi um relato da Praia do Rosa à Serra do Rio do Rastro, voltando depois para Ponta dos Ganchos, mas não encontrei o link).
O roteiro é: 2 dias em Floripa, seguindo para Urubici por mais 2 dias, passando por São Joaquim e indo no mesmo dia para Itaimbezinho. Neste último, 1 noite e depois mais 2 dias em Gramado. Voltamos à SP de Porto Alegre.
Será que é muito corrido? Férias do tipo que o Riq não recomenda, tentando ver de tudo? Estou indecisa, help!!!!
Dicas são muito bem-vindas! Abraços.

Eu penso que a bruma é bem bonita e misteriosa. Gosto de fazer excursãos as montanhas e que despois de uma névoa espessa surja o sol. A natureza aparece com numerosos tons verdes graças a umidade do ar.

Despois de ver essas fotos, penso que a Serra do Rio Rastro é uma beleza! Gostaria conhecer. Seguro que tem milhares de cores diferentes.
Um saludo

Riq, se não me engano, são 11km a estrada para a descida de cerca de 1000 metros (no mirante são 1600 e pouco e no fim da estradinha 600).
Concordo com vc que não vale a pena descer a SRR. A volta por Urubici é linda mesmo! Apenas sempre digo aos meus amigos que vão para lá para segurarem no acelerador, pois ela engana um pouco.
Me deu saudade de lá, eu passava a cada 3 meses, indo de Floripa para Passo Fundo.

Eu gostei de ter descido, Mô; mas se tivesse tempo/paciência subiria de novo e voltaria por Ubirici/Bom Retiro.

Se bem que o mais esperto mesmo é ficar uns três dias ali no hotel, descer e subir num dia bonito, fazer todos os passeios e voltar de lá de cima mesmo…

É um bom teste para os freios! 😀
    Ah, dei sorte uma vez, pois cheguei em Laguna com o por-do-sol. Lindo, lindo!
    Mas não faria de novo não…

Amo Santa, minha familia esta em Chapeco…. O Sul é otimo, infelizmente aqui na Italia poucos conhecem….. tenho que ficar fazendo propaganda desta regiao…rssss

Tanti saluti…
Gi, Roma
(Dia de luto pela tragedia de Abruzzo)

Riq…vamos nos falar muito. Retomando meu blog ainda esse mês. Uma fase maravilhosa de experiências está chegando. Mara! Os amantes da boa hospedagem e hospitalidade vão curtir…eu mais ainda. Ueba! Abs.