No Turomaquia, o mais completo e atualizado guia dos Lençóis Maranhenses

Poço das Pedras, Atins (foto: Turomaquia) Poço das Pedras, Atins (foto: Turomaquia)

A Patricia de Camargo e o Tom do Turomaquia saíram lá das ilhas Canárias, em agosto, para fazer uma linda viagem que resultou na melhor fonte de consulta sobre os Lençóis Maranhenses que você vai achar na internet (e provavelmente fora dela também).

O passo-a-passo está registrado e organizado — desde a decepção com o estado do centro histórico de São Luís (e o encantamento com Alcântara, onde eles pernoitaram) até a análise de cada uma das escalas do circuito dos Lençóis. Patricia consegue encontrar as vantagens de Barreirinhas, se deslumbra ao passear a pé nos arredores de Santo Amaro, se arrepende de pernoitar em Caburé e encontra os “seus” Lençóis em Atins.

Eu particularmente adorei ver Atins pelos olhos da Patricia, porque quando fui — num setembro de um ano cujo inverno não foi suficientemente chuvoso — as lagoas já estavam secas. Patricia conseguiu ver o Poço das Pedras e ainda uma cachoeira (!), a Cachoeira do Bonzinho.

Esses posts que eu linkei são só um aperitivo. Os 35 posts da viagem, que incluem muitos de serviço e informações práticas, estão organizadinhos neste post aqui:

Lençóis Maranhanhenses no Turomaquia, por Patricia de Camargo

Bookmarque, leia e viaje na melhor época: entre o meio de junho e o início de setembro.

57 comentários

Olá Pessoal! Acabei de chegar dos Lençois esta semana, e li não lembro se foi aqui ou no Turomania, elogios da Pousada Lagoa Azul do Sr Antoninho. Pois digo o contrario, se puder evitem-na. Ele tem uma toyota e oferece os passeios, como a cidade é pequena e às vezes poucos turistas ( pelo menos foi assim comigo ), as pousadas fazem contatos umas com as outras pra que os hospedes compartilhem os passeios pra ficar mais em conta. Ele ao contrário, ” blinda ” seus hospedes que acabam pagando os passeios sozinhos e portanto bem caros. Outra, pagamos o passeio da Lagoa Espigão e Betania 200,00 ( apenas as que tinha agua ), e ele só levou na Espigão, nos deu o calote na outra.
Fica aí o alerta!

que legal bóia..obrigada pelas dicas ..vou retomar minhas pesquisas de roteiros e vou dar uma olhada nesses…

Que pena…queria fazer o roteiro São Luíz – Fortaleza, passando pelo Delta e Jeri…Tem algum roteiro pra me sugerir onde eu possa passar por pelo menos dois estados? Eu gostaria de desembarcar numa capital e retornar de outra capital…assim eu faço os passeios que tem no meio…Ano passado fiz isso entre Maceió e Recife e foi muito legal…

Estou fazendo o roteiro de minhas férias de dezembro (vai de 15 a 30)para o nordeste e gostaria de incluir os lençóis maranhenses.Gostaria de saber das bóias, do Ricardo ou de qualquer outra pessoa, se em dezembro as lagoas estão secas… Se estiverem não sei se valeria a pena….

    Olá, Cristiane! Em dezembro a maioria das lagoas vai estar seca. É quando começa a estação das chuvas, que enche as lagoas até maio/junho. A época para visitar é entre julho e início de setembro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.