Noite Feliz pra viagem: como passar o Natal fora de casa

Mercado de Natal em Viena

Quase todo dia aparece gente perguntando sobre restaurantes para ir na véspera de Natal em ……………. (insira a cidade que quiser).

É uma dica bastante difícil de dar (eu, por exemplo, não saberia dizer quais restaurantes estarão abertos em São Paulo, onde moro; imagina em outros lugares). Mas acho que, antes mesmo da questão da dica propriamente dita, é preciso que o freguês tenha consciência do que significa essa noite quando viajamos.

Pessoal: Natal é em casa, com a família. Fora de casa, só guardará alguma semelhança com o Natal que conhecemos se tivermos levado a família junto.

Imaginar que você vai encontrar um restaurante com “ambiente natalino” onde quer que seja é criar expectativa para algo que não existe. O ambiente natalino está na presença dos amigos, na troca de presentes, nas crianças bagunçando a sala experimentando os brinquedos novos. Restaurantes que ofereçam ceias natalinas apenas estarão cobrando caro demais por um jantar numa noite em que muitos estarão fechados.

Sorte de quem passar a noite de Natal num resort, num cruzeiro, ou então numa pousada ou hotel que ofereça ceia incluída no pacote: você vai ter onde ceiar e, de quebra, vai curtir o clima de confraternização que vai rolar pelo fato de todos serem hóspedes e já terem se visto ou cumprimentado ou conversado antes.

Agora: caso você esteja sem programa para essa noite, a minha dica é: passe com a família que ficou em casa.

Como assim, Bial?

Passo a passo:

1) Passe numa delicatessen ou num supermercado bacana e compre coisinhas finas e gostosas. Compre também velas e algum enfeite.

2) Monte uma ceia-piquenique no quarto. Se estiver viajando com mais gente, centralizem num quarto só, obviamente.

3) Leve laptop e use o wifi para fazer teleconferência por Skype.

Funciona! Vai sair mais barato e divertido do que se arrumar para ir num restaurante formal…

Aproveite para registrar o mico inteiro em fotos (que podem ser subidas na hora pro Face e pro Insta…)

Querendo tornar essa noite mais especial, procure na imprensa local (ou na recepção do hotel)  informações sobre missas do Galo e concertos de Natal.

E para os solteiros: aproveitem a balada 🙂

Leia mais:

36 comentários

Oi Boia,

Eu escrevi um post com algumas ideias para quem for passar o Natal em Londres. Como o transporte público não funciona na cidade no dia, fica tudo muito parado e é preciso planejar com antecedência! https://bit.ly/VmkuNL

Oi Riq, bóias e trips! Eu e a Amanda Mormito, do Buenos Aires Para Chicas nos unimos para armar um guia prático e simpático com um monte de dica boa sobre Natal e Ano Novo em Buenos Aires! Tem toda a info de como fica a cidade nesta época e ainda restaurantes (com detalhes do cardápio, valor por pessoa e telefones para reservas), bares que abrem e festinhas para seguir a noite. Esperamos que ajude quem tá atrás de dicas bacanas de fim de ano em terras portenhas! https://goo.gl/7xBKW

Num feriado em que quase todo mundo fica em casa, o melhor conselho que posso dar é: saia! Pra mim a melhor data em dezembro pra viajar pelo Brasil é o Natal, muito melhor que ano novo. Você encontra vôos e hotéis com preços muito mais convidativos, além de estradas e atrações mais vazias e tranquilas. Geralmente escolho uma praia bacana, levo a esposa e o filho e deixo pai/mãe/tios/irmãos/primos espumando de raiva com mais uma ausência natalina. Depois costumo voltar e passar o Reveillon nos arredores de casa. Mas já emendei os dois feriados, funciona também.
Experimentem!

Meu pitaco pessoal: se Natal é uma data absolutamente imporante para você, do tipo “se não tiver comemoração, foi passar um mês inteiro triste”, é melhor nem sair para viajar nessa época, exceto se for com a própria família. É algo, pessoal, há quem valorize muito a data, há quem não ligue. Eu pertenço ao grupo dos que não ligam, é algo pessoal, meu mundo não desaba sem uma ceia memorável ou troca infindável de presentes.

Isso posto, adiciono uma observação: em vários países da Europa, a “data crítica” de Natal é dia 25, não dia 24, tanto que dia 26 é feriado em vários países.

Para os que pertencem ao clube do “Xmas is overrated” como eu, resta o benefício de aproveitar muitas vezes tarifas aéreas mais baixas ou então, às vezes, simplesmente ir cedo dia 25 em uma área/monumento em geral lotadíssima e cheia de turistas e vendedores de souvernis, só para observá-la quase vazia.

Para quem nos pergunta sobre passar o Natal aqui na Alemanha, a resposta é sempre a mesma: nao vai encontrar a mesma animacao que existe em sua própria casa, com sua família.

É muito legal até um ou dois dias antes, quando ainda funcionam as Feiras de Natal. Vale mesmo a viagem.

Mas na noite de 24 é difícil encontrar restaurante aberto (as melhores opcoes sao restaurantes de hotéis), e nos dias 25 e 26 (que também é feriado por aqui!) até mesmo museus e outras atracoes ficam fechados, com poucas excecoes.

Passamos o ultimo em Roma! Difícil pois fomos na Missa do Galo, mesmo tendo enviado o pedido 3 meses antes nao tivemos resposta do Vaticano. transito difícil, ficamos no apartamento para jantar….o imprevisto foi nao saber de Santo Estefânia – o santo patrono da Itália e tudo, mas tudo mesmo estava fechado…..graças a minhas neuras tinha “comidas” estocadas e passamos um bom momento com diversos amigos erguidos por lá!.,.,
Informação e necessidade absoluta!

Uma dica é, os grandes hotéis fazem ceias de natal, e é possível vc pagar a parte para participar da ceia. Sempre viajo no Natal e sempre faço isso.

Já passei em Livigno uma cidade/estação de esqui na Itália. Gostei mais pelo dia do que pela noite. Lembro q no 24, exausta, consegui aguentar até as 23:45 antes de apagar. No 25 foi dia de não fazer nada, a estação estava fechada, assim como todas as lojas. O programa era caminhar pela cidadezinha e e tomar chocolate quente.

Também passei em Budapeste. Cheguei no 24, por volta das 14 e a cidade já estava parando. Saímos para caminhar um pouco antes da meia-noite e na Basílica de Santo Stefano estava acontecendo a missa de Natal. Em frente da basílica um mercadinho de natal charmosinho com alguns turistas confraternizando.

Acho que o segredo é não ter expectativas e também não idealizar tanto o Natal. Nem sempre é possível ter aquele natal perfeito como o das propagandas de TV seja viajando ou não.

Bem, minha família e eu sempre passamos o Natal fora de casa, por opção. Dá muito menos trabalho e não tem nada pra limpar depois. No Rio, as dicas são os restaurantes Porcão Gourmet, que servem uma ceia interessante, e as churrascarias. Na Barra, recomendo a Baby Beef, que cobra o mesmo preço dos outros dias pelo jantar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito