Noronha trilhas com agendamento: Atalaia

Noronha: conheça as novas regras de agendamento de trilhas (e deixe seu relato!)

Em meados de dezembro de 2018 o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha implantou novas regras para o agendamento das trilhas com limite de visitantes diários.

São 5 trilhas com agendamento obrigatório, incluindo a que leva ao aquário natural da Praia da Atalaia.

Noronha o que fazer: trilha da Atalaia

Como era

Antigamente o agendamento podia ser feito por terceiros (pousadas, guias ou agências), e havia um posto na praça do Flamboyant aberto até a noite. Algumas trilhas esgotavam as vagas com semanas de antecedência.

Em 2017 houve uma primeira mudança de regras, para que as trilhas não ficassem na mão das agências. Todo agendamento passou a ser feito pessoalmente pelo turista (e em alguns casos, pelo guia) no Centro de Visitantes (Vila do Boldró). Mas como o atendimento começava às 8h, antes das 6h já tinha gente na fila.

Como ficou

Agora o agendamento é feito em totens de autoatendimento, que funcionam das 17h às 20h, permitindo agendar trilhas nos próximos 6 dias.

Teoricamente, o visitante perde menos tempo com esse sistema. (Na prática, porém, se quiser fazer uma trilha disputada como a Atalaia, vai perder uma tarde.)

guia Noronha

Agendamento de trilhas: passo a passo

Há menos vagas do que candidatos às trilhas, então invista uma tarde para fazer o agendamento.

No meu roteiro sugerido de Noronha, recomendo usar a tarde do segundo dia na ilha (depois de uma longa manhã se deslumbrando com a Praia do Sancho).

Caso o seu vôo chegue até o meio-dia, você pode usar a primeira tarde na ilha para isso. (Mas eu acho anticlimático: a gente chega em Noronha cheio de vontade de aproveitar. Ir do aeroporto praticamente direto para o centro de visitantes não é uma maneira auspiciosa de iniciar a viagem.)

15h30: início da distribuição das senhas de atendimento

Para evitar que se formem filas antes da abertura da sala dos totens, são distribuídas senhas de atendimento. (Mas antes do início da distribuição, haverá uma fila organizada para que as senhas sejam de fato distribuídas pela ordem de chegada.)

15h30: exibição de vídeos no auditório do Projeto Tamar

Para entreter todos os que vão precisar esperar até a abertura da sala dos totens, simultaneamene à distribuição das senhas é iniciada a projeção de vídeos sobre Fernando de Noronha no auditório do ICMBio.

16h30: palestra com um guarda-parque sobre os atrativos agendáveis

Também faz parte do programa de espera. Aproveite para tirar dúvidas ou conhecer melhor atrativos que podem funcionar como plano B caso esgotem as vagas da trilha que você tinha escolhido.

17h às 20h: agendamento nos totens

Noronha novas regras de agendamento de trilhas

Às 17h abrem a porta da sala de agendamento. Há três totens à disposição dos visitantes. O atendimento se dá pela ordem das senhas. É preciso ter já comprado o seu ingresso para o parque.

O sistema é bastante intuitivo — mas se tiver dúvidas, é só falar com o monitor.

Noronha novas regras agendamento de trilhas

A primeira tela mostra o menu com as trilhas agendáveis. Clique em qualquer uma delas (ou em todas) para verificar a disponibilidade nos próximos 6 dias.

Noronha novas regras agendamento de trilhas

Na hora de reservar, você usa a leitora óptica no código de barras do seu cartão-ingresso. Em seguida, o totem imprime o recibo da sua reserva.

O agendamento é gratuito. Algumas trilhas, porém, requerem a contratação de guia.

Chegou cedo? Talvez dê tempo de pegar o pôr do sol

Fernando de Noronha o que fazer: pôr do sol no Forte do Boldró

Se você chegou cedo para pegar uma das primeiras senhas, pode ainda encerrar a tarde com dignidade. Caso você saia até as 18h, pode assistir ao pôr do sol:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    As trilhas com agendamento obrigatório

    Praia da Atalaia

    Trilha de 45 minutos, a partir da Vila do Trinta, que leva a um aquário natural, represado na maré baixa. 96 visitantes por dia, divididos em 6 grupos de 16 participantes. Leia mais.

    ‘Atalaia contemplação’

    Para quem está interessado em fazer a trilha da Atalaia, sem entrar no aquário. Funciona apenas na maré alta, quando a praia está interditada.

    Morro São José

    Uma ilha secundária com excelente área para snorkel. Só tem acesso na maré baixa, a partir do mirante Air France, no norte da ilha. Nos dias de lua cheia ou nova, quando a maré seca bastante, dá para usar uma trilha de pedras, sem necessidade de contratar guia. Mas nas luas minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente, a travessia precisa ser feito a nado — e então é obrigatório ir com guia. Em qualquer uma das situações, são 16 vagas por dia.

    Abreus

    A piscina natural da Enseada dos Abreus é uma alternativa à da praia da Atalaia. O acesso é mais difícil, numa trilha que acompanha o desnível de uma pedra, com um corrimão de corda. Só é permitida a flutuação com colete (e sem protetor solar), durante a maré baixa. 40 vagas por dia. Dá para ir sem guia.

    Pontinha-Caieiras

    Sai da Vila do Trinta e leva a outras duas piscinas naturais no nordeste da ilha: Pontinha e Caieiras. Nas duas só é possível flutuar com coletes, e sem protetor solar, durante a maré baixa. 40 vagas por dia. É obrigatório contratar um guia.

    Tem uma variante, Atalaia-Pontinha-Caieiras, que inclui Atalaia. A saída também é da Vila do Trinta.

    Capim-Açu

    É uma trilha de duas horas que começa no PIC Sancho e termina na Praia do Leão, passando por uma estrada histórica e contornando toda a ponta sul da ilha, totalmente preservada. Visita a caverna Capim-Açu. 40 vagas por dia. É obrigatório contratar um guia.

    Já agendou trilha pelas novas regras? Conte pra gente!

    Se você já esteve em Noronha depois da implantação das novas regras de agendamento de trilhas, compartilhe sua experiência. Conseguiu? A que horas você chegou para agendar?

    Leia mais:

    Noronha: Praia do Cachorro

    47 comentários

    Boa tarde! Estando eu a minha esposa conseguimos agendar as trilhas pra nos dois no mesmo fluxo ?

      Olá, Rafael! Se os dois estiverem presentes e houver duas vagas, sim.

    Para quem precisar fazer o RT-PCR em Campinas, tem o Hospital da PUC. Eles fazem e o resultado sai em até 4 (quatro) horas. Não precisa agendar e funciona das 6 as 19h. Fica uns 30 minutos do aeroporto. Acabei de fazer o meu.

    Vou a Noronha dia 16/12 e volto dia 20/12, e um conhecido que foi recentemente disse que era obrigatório assistir a palestra para agendar as trilhas. Disse inclusive que assim que chegasse para dar o nome ao palestrante e que o agendamento era por ordem de chegada na palestra. Essa informação não está correta? Pelo que li aqui, se eu chegar antes já pego a senha e não preciso nem assistir a palestra. Pode confirmar por favor?

      Olá, Sandra! Alguém já apareceu aqui com essa informação. Vamos investigar.

      A palestra não é obrigatória. Ela acontece antes de os totens para marcação das trilhas serem liberados e serve para orientar os turistas sobre cada trilha disponível e sobre o funcionamento do totem.

      Isso serve para esclarecer dúvidas, explicar regras de cada trilha, para que você escolha a ideal para seu perfil, mas também para que vocês consigam fazer o agendamento no totem sem precisar pedir ajuda dos funcionários o tempo todo.

      Pessoalmente, acho super válido assistir a palestra. O agendamento só é liberado depois disso de toda forma (e acontece a partir das senhas que são distribuídas antes).

      Mas se não quiser participar da palestra, basta pegar a senha quando chegar e em vez de assistir a palestra, ficar do lado de fora esperando ela terminar para depois iniciar o agendamento. O que não faz sentido… mas enfim…

      Minha experiência pessoal: eu tinha uma das primeiras senhas e assisti a palestra. Mas ao abrirem a fila de agendamento, fiquei na espera enquanto todos os totens foram ocupados. O primeiro que desocupou, já chamaram minha senha e percebi que as pessoas no totem ao lado estavam tentando marcar a mesma trilha que eu queria, que tinha apenas 3 vagas. Rapidamente agendei os lugares para mim e meu marido, confirmando as trilhas de minha preferência sem problemas. Eles não conseguiram mais os lugares por isso.

      Então não adianta nada ter a senha numero 1 se você não souber as trilhas que quer, a disponibilidade delas para se organizar sobre qual vai agendar primeiro e principalmente se não entender como processar o agendamento. Eu não fui a primeira, mas marquei as trilhas que eu queria e tinham poucas vagas porque quem entrou antes de mim para agendar não sabia usar o totem e demorou para confirmar as vagas. A palestra valeu minha viagem.

    estamos em um grupo, necessário que todos façam esse procedimento ou um deles ja é o suficiente? é obrigatório assistir a palestra?

      Olá, Simone! O agendamento é individual. As palestras não têm nada a ver com o agendamento ou as trilhas (e são ótimas, recomendamos!)

    Estou voltando de Noronha hoje e acho que tive sorte. Cheguei aqui num domingo (27/11), umas 15h. Fui no ICMBio por volta das 19h e consegui agendar a trilha Pontinha Caieiras e Atalaia curta para os dias 31/10 e 01/11. Acho que eram as últimas vagas. Valeu muito a pena.

    Uma obs…. tem erro no descritivo da capim açu….a trilha nao é assim..10 km…6 a 7 hrs..a mais pesada daqui…do tamar /,icmnio ate forte do boldro para o por do sol é 1 ponto de onibus, trajeto curto 500 m..demora mais esperar o onibus do que ir a pé…mas no geral esta muito bom o relato…parabens..

    boa tarde… estou indo p esse paraiso em agosto, meu voo chega as 17:10hrs, estou pretendendo deixar as coisas na pousada e ir até o posto direto,será que existe a possibilidade de fazer as carteirinhas e já tentar um agendamento no msm dia??? vou ficar 8 dias na ilha!!!!!

    Olá, obrigado pelas informações. Seria possível agendar para dois casais de amigos que chegarão no dia seguinte?

      Olá, Samuel! A reserva é sempre presencial. Você precisa do cartão de ingresso ao parque, que só é feito presencialmente.

      Não tem jeito de agendar para outras pessoas, mesmo que eles cheguem no dia seguinte, pois será obrigatório apresentar a carteirinha do Parque de todos aqueles que farão a trilha.

      A carteirinha tem que ser retirada pessoalmente, pois no dia eles tiram uma foto do turista para salvar em sistema. Ou seja: mesmo que você tivesse o voucher desse casal comprovando o pagamento do Parque, não poderia pegar a carteirinha deles, e logo não teria o cartão com o código de barras obrigatório para o agendamento das trilhas.

    Estive em Noronha de 13 a 20/4/19 e fiz o agendamento para a Atalaia curta no dia 14/4. Achei tranquilo. Havia opção de agendar para 4 dias (17 a 20/4), em varios horários (conforme a maré). Varias pessoas estavam por lá mas a fila não era absurda. Não consegui vaga para a trilha Morro São José pois são disponibilizadas apenas 16 vagas por dia.
    Lamentável mesmo eram as condições da trilha em si. Por ser época de chuvas tinha muito lama nas pedras do caminho o que a deixou perigosa de percorrer.
    Poderiam fazer passarelas como as que existem para a praia do Sancho, o que possibilitaria o acesso para crianças e pessoas com alguma dificuldade de locomoção em maior segurança.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito