Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão — o passeio Norway in a nutshell, algo como “resumo da Noruega” — mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

121 comentários

Rosângela, dormi em Flam e tem um relato explicadinho sobre a cidade e o hotel que fiquei no meu blog. No meu caso, não achei que valeu ter dormido por lá, mas fiz o passeio a partir de Bergen, o que teria a possibilidade de ir e voltar no mesmo dia. Se você decidir ficar por lá, recomendo bastante o hotel que fiquei:
https://viciosdeviagem.com/categoria/noruega/fjordes/

Uma abraço!
Carol

Fiquei em Flam e gostei muito, de dia fica lotado, de noite fica bem tranquilo. Você pode fazer caminhadas por trilhas lindas e vazias, alugar bike e pegar o trem histórico para subir a montanha, pousadas bem caras e hostel limpo e organizado. Imperdível.

irei a Noruega em agosto e gostaria de passar aprox uns 5 dias nos fjords. Estou em dúvida onde devo dormir. Gostei do que li a respeito de Balestrand, Voss e Flam.
Onde vale mais a pena ? Alguém teria uma dica sobre hoteis? Vale mesmo a pena ir aos 3 lugares? Muito obrigada e um abraço

    Olá, Rosângela!

    Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Rosangela, quando passei pelos fiordes, dormi em Bergen e Stavanger.
    Fiz Oslo – Flam – Bergen – Stavanger – Kristiansand.
    Deu pra dar uma boa passeada pelos fiordes e ir na Preikestolen.

    Quando fiz esse passeio pelos fjordes comprei o pacote vendido pela internet chamado Norway in a Nutschel e incluiu passeio de barco, ônibus e trem. Dormi em Bergen mas dá pra ficar em Voss tbm. A cidade de Bergen é uma graça e há mais opções de hotéis. Para chegar em Bergen fomos de trem saindo de Oslo. O passeio dura um dia inteiro e é belíssimo.

Olá, qual o mês que você foi e ficou quantos dias? Você sabe a melhor época para ir?

Grata,
Marinas.

    A Escandinávia inteira é meio complicada, mas acho que a Noruega (e Bergen) é ainda pior. Fiquei 1 mês (julho) na região de Bergen e peguei frio e chuva todos os dias… Isso porque era pra ser verão, mas as temperaturas estavam igual ao nosso inverno (em SP). Por isso não recomendo ir fora do verão europeu não… Não sei se dei azar naquele ano, mas pelo que leio é sempre assim por lá. Mas já estive em outros lugares da Escandinávia que não eram assim.

Olá

Amei o relato, como já estou programando minha próxima viagem e Noruega está nos meus planos, este depoimento veio a calhar

Obrigada
Maria Esther

Eu fiz um bate-volta louco que não recomendo a ninguém. Dormi duas noites em um trem para ir e voltar de Bergen, perdi a paisagem e metade de um dia em Oslo pois precisava cansar desesperadamente, e mesmo assim não me arrependo de ter ido conhecer a cidade e feito um pequeno passeio de barco. Foi uma das paisagens mais lindas que já vi! Saí da Escandinávia encantada pelas belezas naturais e pela quantidade de cultura que há para absorver, especialmente na Suécia.

Pretendo voltar com calma (e dinheiro!) para explorar melhor os fiordes e quem sabe um dia fotografar a aurora boreal ao norte da Noruega.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito