Novidade: todas as perguntas recentes num só post

Perguntas da semana

Voltei! E nas próximas semanas, sem viagens à vista, vou me dedicar a subir novos conteúdos, completar as páginas que estão faltando e melhorar a navegação.

A questão do fluxo das perguntas é crucial para o funcionamento do site. As perguntas me tomam cada vez mais tempo. E quanto mais tempo me tomam, menos tempo sobra para subir novos conteúdos e completar as páginas que estão faltando…

O problema da ferramenta “blog” é que as perguntas ficam em cartaz por pouquíssimo tempo — só durante a meia horinha em que aparecem entre os 10 últimos comentários. Por isso é que eu acabo tomando para mim a responsabilidade de responder a cada uma. Tenho certeza de que, em boa parte dos casos haveria leitores que poderiam responder por experiência própria (enquanto eu muitas vezes preciso me virar com intuição e pesquisa).

A ferramenta ideal para esse esquema de perguntas e respostas é um fórum. Cheguei a pensar em instalar um, mas acho que ainda está cedo. Num VnV 3.0 acho que será inevitável, mas por enquanto eu resisto. Foruns são pouco amigáveis, sobretudo para quem cai de pára-quedas via Google, o que acontece muito aqui.

Quebrei a cabeça, e bolei um jeito de abrir as perguntas à participação de todos, sem que seja necessário acompanhar o RSS dos comentários ou fazer escavações arqueológicas nos posts.

Começa hoje a seguinte experiência:

Toda semana vou abrir um novo post para reunir as perguntas do momento. Este post vai ser renovado diariamente: de noite ou de manhã cedo, vou catar novas perguntas e acrescentar no topo do post.

É uma ressurreição do Perguntódromo? Sim e não. A semelhança com o Perguntódromo está no fato de todas as perguntas estarem concentradas num post só. Mas a operação é completamente distinta.

O post das perguntas vai ser fechado a comentários. O link de cada pergunta levará ao post original em que ela foi feita. Assim a discussão ficará concentrada no post certo e servirá para pesquisas futuras.

O primeiro post já está no ar. Clique nele e você vai entender como o negócio funciona.

119 comentários

Adorei a novidade! Mesmo querendo ajudar, eu não consegui acompanhar o RSS dos comentários, uma loucura! Desisti logo, pois chegou uma hroa que teria de escolher entre dormir e ler o blog!

Riq e pessoal, procurei já por aqui um post antigo que você comenta épocas boas para viajar pelo Brasil, qual período chove mais, menos… não estou encontrando, podem me ajudar? Abraços.

Ricardo;

Ouvindo o seu programa de hoje na Bandnews, sobre ficar as últimas noites da viagem em um hotel melhor, surgiu uma dúvida: nessa mesma linha de conforto próximo da volta, é possível comprar uma passagem de ida na econômica e a volta de executiva? Testei alguns sites e não consegui. Será que um agente conseguiria? E financeiramente? Será que com um pouco mais não compensaria ir de executiva os dois trechos?
Grato e parabéns pelos programas, site, livros, etc….

    Não gaste dinheiro com executiva. Se você ganhar, ótimo. Pagar é roubada; não vale. Invista em hotel ou comida.

    Luiz, o que seria vantajoso se vc quer este luxo é ir com milhas de econômica e voltar com milhas de executiva.
    Abçs

    Luiz, pra uma pessoa como eu que acumula quantas milhas pode no CC MAS não tem tantas oportunidades assim pra viajar (no máximo 2 a 3 vezes no ano), eu tenho achado interessante comprar a passagem de econômica e fazer upgrade com milhas p/executiva, em viagens mais longas. Mas é uma situação particular, não dá pra fazer isso pra família toda, enfim, depende do que é mais importante p/você.

Riq, uma pergunta, agora minha, para a página de perguntas: estou estruturando minha viagem pra Portugal e Alemanha em Setembro/Outubro, e quero organizar minhas andanças em um mapa – isso vai me ajudar a escolher o restaurante mais próximo da caminhada do dia, e tal.

Tentei fazer isso pelo googlemaps, mas o mapa que a gente elabora não fica muito amigável para o iphone (ou eu é que não estou muito amigável com o googlemaps, rs).

Alguém sabe de algum aplicativo para smartphone que ajude a montar um roteirinho com mapa? Aliás, adoraria saber quais os apps as pessoas gostam de usar para suas viagens.

Ricardo, mas aí você vai ter de ficar “policiando” todas as perguntas para jogar no “perguntas da semana”, não? Se bem que isso dá menos trabalho do que policiar E responder.

    A ronda é fácil de fazer. Transferindo as que eu não sei responder para um lugar onde possam ser achadas e respondidas me deixa mais tranqüilo…

    Ric, o seu sucesso é resultado de um conjunto de qualidades, com certeza, dentre tantas, confesso que a sua generosidade é admirável!

Não há o que desculpar, eu só estava elogiando mais uma vez a genialidade do Comandante do VnV. Sempre surprendendo! 🙂

Peço desculpas à Rosa e à Claudia Beatriz, que tiveram seus comentários apagados porque precisei excluir a primeira postagem para poder publicar esta nas manchetes.

    Perguntinha: você vai começar a cobrar para responder perguntas repetidas? 😉

    Eu entendi que o Perguntódromo passa a ser mais colaborativo, os leitores podem ajudar mais nas respostas e o Ric fica com mais tempo disponível para enes compromissos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.