Novidade: todas as perguntas recentes num só post

Perguntas da semana

Voltei! E nas próximas semanas, sem viagens à vista, vou me dedicar a subir novos conteúdos, completar as páginas que estão faltando e melhorar a navegação.

A questão do fluxo das perguntas é crucial para o funcionamento do site. As perguntas me tomam cada vez mais tempo. E quanto mais tempo me tomam, menos tempo sobra para subir novos conteúdos e completar as páginas que estão faltando…

O problema da ferramenta “blog” é que as perguntas ficam em cartaz por pouquíssimo tempo — só durante a meia horinha em que aparecem entre os 10 últimos comentários. Por isso é que eu acabo tomando para mim a responsabilidade de responder a cada uma. Tenho certeza de que, em boa parte dos casos haveria leitores que poderiam responder por experiência própria (enquanto eu muitas vezes preciso me virar com intuição e pesquisa).

A ferramenta ideal para esse esquema de perguntas e respostas é um fórum. Cheguei a pensar em instalar um, mas acho que ainda está cedo. Num VnV 3.0 acho que será inevitável, mas por enquanto eu resisto. Foruns são pouco amigáveis, sobretudo para quem cai de pára-quedas via Google, o que acontece muito aqui.

Quebrei a cabeça, e bolei um jeito de abrir as perguntas à participação de todos, sem que seja necessário acompanhar o RSS dos comentários ou fazer escavações arqueológicas nos posts.

Começa hoje a seguinte experiência:

Toda semana vou abrir um novo post para reunir as perguntas do momento. Este post vai ser renovado diariamente: de noite ou de manhã cedo, vou catar novas perguntas e acrescentar no topo do post.

É uma ressurreição do Perguntódromo? Sim e não. A semelhança com o Perguntódromo está no fato de todas as perguntas estarem concentradas num post só. Mas a operação é completamente distinta.

O post das perguntas vai ser fechado a comentários. O link de cada pergunta levará ao post original em que ela foi feita. Assim a discussão ficará concentrada no post certo e servirá para pesquisas futuras.

O primeiro post já está no ar. Clique nele e você vai entender como o negócio funciona.

119 comentários

Adorei a novidade! Nos últimos tempos, vinha lendo só os posts no google reader, porque o comentódromo é tão volátil que não dava pra acompanhar! Agora, vou voltar a olhar os comentários também.

    Eita! Acabei de ver que agora tem outra Wanessa aqui (comentando no Vale do Loire). Será que perdi meu nome como pena por passar muito tempo longe das caixas de comentário?? 🙂

Riq,
Adorei a idéia…Veio na hora certa. Mais uma vez, parabéns.
Estou achando no VnV um monte de posts sobre o Atacama, Bolivia e Peru, mas nada a respeito do Salar do Uyuni.
Alguém da tripulação já fez o 4×4 de São Pedro do Atacama a Uyuni?Tem dica de agencia? Principalmente de alguma que pernoita em uns hoteis, e não em refúgios? Eu vi que a Freeway agora tem uma excursão especial que não fica mais em abrigos, mas o preço é um pouco salgado. Estou pesquisando para ir por conta própria.
Quem puder me ajudar eu agradeço.

    Nossa, Flora, quando conseguir as infos compartilhe, pois é um passeio que quero fazer moooooito! 🙂

    Eu já li um relato no mochileiros.com que tinha achado bem legal…quando eu tiver um tempinho eu procuro…

    Para dar certo, Flora, você precisa fazer a pergunta num post sobre Atacama ou Uyuni. Não adianta a resposta ficar armazenada neste post, ninguém vai achar. Este era o problema do Perguntódromo antigo, não se pode reproduzir o mesmo erro aqui.

    Já há depoiimentos sobre o Uyuni nos posts do Atacama, procure que você acha.

    https://www.viajenaviagem.com/category/atacama

    Obrigada Ric.
    Já tinha separado os posts desta categoria. Vou dar uma olhada com calma nos comentários, e vou repetir a pergunta no que achar que tem mais a ver.
    Abraços

Riq ótima idéia. Aproveitando… estou indo para Santiago dia 11/08 e volto dia 15/08, já li todas as dicas aqui. Vou ao Valle nevado e na concha y toro, no destemperados pequei a dica do Lamu lounge. Aceito dicas do pessoal. Obrigada.

Super legal! Assim fica mais fácil colaborar… 😉 Como o volume de perguntas realmente é grande, muitas vezes a gente nem via uma pergunta que poderia ter respondido – acho que vai funcionar super bem!

Riq,

Aprovado, ficou excelente e prático.

Abraço!!

Riq,

Adorei a ideia e ja colaborei respondendo a uma duvida sobre Buenos Aires!

Um Beijo a todos

Vamos ver se entendi 😉
Quando as perguntas aparecerem aqui , quem quiser responde, sem pudores em esperar o editor dar ok 😎

    Sim!

    (Ei: mas desde quando perguntas precisavam esperar meu OK?)

    🙂

    Nunca , jamais precisaram do teu ok,
    mas muitas vezes as perguntas são dirigidas diretamente a ti ,
    e em outras a gente já sabe que tua resposta será diferente.
    Agora , a ocupação de cuidador-de-blog fica liberada para testes
    neste post 😆

    Foi principalmente a essas questões dirigidas que eu me referi. Às vezes dá a sensação de que estou me atravessando…

    Riq, ótima idéia! Testada e aprovada. 😉
    Confesso que já vivi uns dilemas como os da Sylvia e da Ana Carolina, mas tenha certeza de que a intenção sempre foi colaborar…
    Agora com seu aval tudo fica mais fácil!

    Totaaaaaaal! Perguntas aqui significam: o blogueiro não tem tempo de pesquisar e/ou não tem experiência para responder e/ou não se acha apto para opinar sobre o assunto.

    Mais do que nunca, vai firme 🙂

    hahaha, tô me achando A metida, pois eu sempre ignorei esses direcionamentos das perguntas ao Riq!

    Hhahahah Lili, mas veja que tem perguntas cujas respostas do blogueiro são as únicas aceitas pelo perguntante!

A atualização das perguntas no post é ruim para quem acompanha o RSS, não?

    Sim e não. A pessoa não vê quando o post é atualizado mas vê quando a resposta é dada, porque pinga no post original onde foi feita.

    (E na verdade quem acompanha o RSS já pôde ver quando a pergunta foi feita antes de ser pescada para o postão)

Riq: a ideia parece ótima e facilita para achar sem ter que ser por RSS (eu leio os comentários pelo reader – aprendi aqui, mas percebo como é fácil uma pergunta se perder)!

Durante muito tempo eu passava por aqui e ficava tímida para comentar. Nos últimos tempos tenho dado mais pitacos, mas às vezes tenho receio de estar me metendo demais, principalmente quando as perguntas são feitas usando seu nome (parece intromissão responder ‘sem ser chamada’). Esse post legitima a participação de quem passa por aqui e troca experiências, mesmo sabendo que não é um fórum. É como se vc dissesse: sintam-se em casa.
🙂

    Ana Carolina, eu tô quase fazendo uma estátua pra você de tanto que você tem ajudado 🙂

    Você e todos são mega bem-vindos a dar pitacos.

    É só digitar : oops : sem dar espaços entre eles… O resultado será 😳

    Ana carolina, é bacana quando a gente percebe que as pessoas entendem o espírito do VnV: participação e troca experiências.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito