Nordeste: confuso horário

galinhos450.jpg

Hoje voltou o horário de verão — e, com ele, a minha indignação pela falta de adesão do Nordeste à única medida que pode fazer com que o sol nasça e se ponha na hora certa por aquelas bandas.

Mas não, não vou mais reclamar: já sei que essa é uma reivindicação politicamente impossível e culturalmente incorreta.

Mas se você der um pulinho na minha coluna lá no ViajeAqui vai poder ao menos ver uma lista de praias nordestinas onde, apesar da falta de horário de verão, dá para pegar praia até mais tarde (e de repente até filar um pôr-do-sol como este de Galinhos, no Rio Grande do Norte).

36 comentários

Eu passei um reveillon em Galinhos e amei!!! Eita lugar gostoso…

Daniela: na minha necessaire de remédios não faltam: -floratil (disenteria), imosec e plasil (vômitos, etc), buscopan, cataflan gel (para batidas, tombos, etc), cataflan, lisador, xantinon (sabe como é quando vc bebe mais de uma caipirinha), neosaldina, luftal, pastilhas de mylanta e um antibiótico mais power de amplo espectro (no exterior vc não compra sem receita). Um envelopinho daquele Salompas tb é ótimo para mau jeito nas costas e afins. Ah! um antialérgico tb é bom. Eu normalmente deixo essa necessaire feita, nem desmonto. Acho que é bem completinha né?

Tenho sinusite e insônia bravas, então vai remédio para isso também.

Fugindo um pouco ao tema, alguém já passou as festas de final de ano (Natal e Ano Novo) em Roma? Chove muito a ponto de impedir caminhadas pela cidade? Neva? É uma época que vale a pena???
Obrigada.

Ricardo,
Justo esta tarde he estado mirando “nuevos destinos” (pongo comillas porque ya me da un poco la risa) y en mi búsqueda por la red, he tropezado con: viajenaviagem2.zip.net. Los post eran del nordeste. Joao Pessoa, Pipa, Galinhos, Fortaleza y Canoa Quebrada…¡Qué casualidad!.
El texto inteligente y divertido y las fotos muy buenas.
Tranquilamente he podido leer y disfrutar a placer de esos viajes!!!

Mudando completamente de assunto:
Riq, posso sugerir uma enquete/pesquisa? É que lendo os milhares de guias para a Ásia, vêm milhares de informações contraditórias a respeito dos cuidados de saúde a serem tomados, quais vacinas tomar, quais remédios levar. A maioria ainda indica que se consulte um tal de “travel medical doctor” – só que eu nunca vi um profissional desses (o máximo que tem aqui é infectologista). Alguém já foi num médico desses? O que as pessoas razoáveis fazem (não, eu não quero conselhos do Governo-alarmista-norte-americano, para o qual todos vamos morrer rápida e dolorosamente nos próximos 20 minutos)? O que as pessoas brasileiras razoáveis fazem? Eu sempre tive a teoria que é melhor prevenir que remediar – e ter um remédio na bagagem é a melhor garantia que você não vai precisar dele. Mas se a gente comparar as listinhas de precauções, todo mundo ficava mais seguro 😉 Desculpa o pitaco, mas um dia que você estiver sem assunto…

Nunca tinha pensado, mas é isso mesmo: Recife está no fuso de Belém! Essa história de fuso é absolutamente arbitrária, mesmo. E eu sempre tenho dó é do Acre, coitadinho, sozinho fora do horário do resto do Brasil. Imagina, lá passa Jornal Nacional ainda de dia!

Sim, Carla, o fuso certo da costa leste do Nordeste seria o de Fernando de Noronha. Como eu disse, o horário de verão apenas traria a hora certa ao Nordeste.

Não é que Recife siga o mesmo fuso de Brasília — Recife segue o mesmo fuso de Belém!!!! (Enquanto isso, São Paulo e Campo Grande estão em fusos distintos.)

Na verdade, geograficamente era pro Nordeste estar 1 h à frente o ano todo, não era? Eu vejo o mapa e penso que deveria haver um fuso horário entre Brasília e Recife, por exemplo… Acho muito esquisito que lá o sol nunca esteja a pino ao meio-dia…

    VOCE ESTÁ CORRETA EU VIAJEI PRA LA VERIFIQUEI QUE ESCURECE CEDO EM FORTALEZA MESMO EM JANEIRO AS 6.10 JA ESTÁ NOITE E O QUE O rICARDO DISSE EM BAIXO TAMBÉM É CORRETO

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.