O novo Rijksmuseum (e mais razões pra ir a Amsterdã em 2013)

Amsterdã

Depois de dez anos de uma reforma multimilionária, o Rijksmuseum (diga: Réiksmuseum) reabre neste sábado, 13 de abril. O público vai poder ver de novo A Ronda Noturna (o mais aclamado dos Rembrandts), A Leiteira de Vermeer e outras importantes obras de artistas do Século de Ouro, como Frans Hals. O acervo foi totalmente reoganizado e passa a ser exibido em ordem cronológica. Objetos, pinturas e móveis por vezes ocuparão uma mesma sala, contando de forma mais didática a história de cada época na Holanda. O detalhe lúdico é a realocação de uma ciclovia, que antes era subterrânea e agora vai passar pelo meio do museu.

Este é um dos grandes acontecimentos que Amsterdã celebra em 2013. O ano é de festa: os canais da cidade completam 400 anos, são celebrados 150 anos do fim da escravidão em colônias holandesas, o Concertgebouw e sua orquestra (uma das melhores do mundo) fazem 125 anos, e outras atrações chegam a marcas importantes. Entre elas está também o Museu Van Gogh, que celebra 40 anos e reabre em 1º de maio, após nove meses de obras.

Um dia antes, em 30 de abril, o tradicional carnaval do Dia da Rainha ganhará um tom mais emocional, já que a rainha Beatrix abdicará do trono em favor do príncipe Willem-Alexander.

E em todos os meses há eventos especiais pela cidade. Veja o calendário completo no site Amsterdam 2013.

Se estiver em Amsterdã ou em São Paulo em junho, anote: a Orquestra Real do Concertgebouw se apresenta no dia 23 no Parque Ibirapuera, com transmissão ao vivo para a Museumplein.

Leia mais:

Página-guia de Amsterdã no Viaje na Viagem

27 hotéis em Amsterdã comentados pelos leitores

Amsterdã: como chegar pelo aeroporto Schiphol

I amsterdam Card: para fãs de carteirinha

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


18 comentários

Bóia, não consegui achar o post mais apropriado então postoa aqui um post de “utilidade pública”

Keukenhof 2013 – clima ruim prejudicou muito o parque, não vá até 4-8/maio

Estive hoje no Keukenhof, o parque de flores que abre todo ano por 2 meses e que é uma grande atração para turistas. Infelizmente, não gostei do que vi (já o tinha visitado outros anos) e quero deixar o recado para outros trips.

Tivemos um inverno muito rigoroso aqui na Holanda e primavera atrasada. Com isso, a floração está toda bagunçada. O parque não está bonito, não, e pode decepcionar que for lá buscando a overdose de cores e formas dos jardins que é a grande atração do local. Já estamos no meio da temporada, só uns 20% dos lotes estão floridos, e mesmo assim de forma mirrada em muitos casos.

Meus pitacos pra quem estiver vindo pra Holanda e pensando em ir lá esse ano:

– neste ano não vale a pena ir ao parque pelo menos até entre os dias 4 a 8 de maio. A floração está ruim, o parque está feio, por assim dizer, e a muvuca exagerada nos pavilhões cobertos, onde as flores são de estufa.

– se uma visita ao parque for algo muito imporante, vc pode ir no fim da temporada em maio, pois a floração de deverá estar bem melhor devido ao atraso. Só leve me conta que o parque é visitadíssimo pelos locais, e que muita gente está deixando para visitá-lo nas últimas semanas – a dica é visitá-lo logo no começo da manhã, e ir logo ao pavilhão Oranje antes das multidões. Ainda assim, eu recomendaria quem nào é muito interessado no assunto a buscas atrações altenrativas.

Uma pena, mas esse ano o clima não colaborou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.