O novo Rijksmuseum (e mais razões pra ir a Amsterdã em 2013)

Amsterdã

Depois de dez anos de uma reforma multimilionária, o Rijksmuseum (diga: Réiksmuseum) reabre neste sábado, 13 de abril. O público vai poder ver de novo A Ronda Noturna (o mais aclamado dos Rembrandts), A Leiteira de Vermeer e outras importantes obras de artistas do Século de Ouro, como Frans Hals. O acervo foi totalmente reoganizado e passa a ser exibido em ordem cronológica. Objetos, pinturas e móveis por vezes ocuparão uma mesma sala, contando de forma mais didática a história de cada época na Holanda. O detalhe lúdico é a realocação de uma ciclovia, que antes era subterrânea e agora vai passar pelo meio do museu.

Este é um dos grandes acontecimentos que Amsterdã celebra em 2013. O ano é de festa: os canais da cidade completam 400 anos, são celebrados 150 anos do fim da escravidão em colônias holandesas, o Concertgebouw e sua orquestra (uma das melhores do mundo) fazem 125 anos, e outras atrações chegam a marcas importantes. Entre elas está também o Museu Van Gogh, que celebra 40 anos e reabre em 1º de maio, após nove meses de obras.

Um dia antes, em 30 de abril, o tradicional carnaval do Dia da Rainha ganhará um tom mais emocional, já que a rainha Beatrix abdicará do trono em favor do príncipe Willem-Alexander.

E em todos os meses há eventos especiais pela cidade. Veja o calendário completo no site Amsterdam 2013.

Se estiver em Amsterdã ou em São Paulo em junho, anote: a Orquestra Real do Concertgebouw se apresenta no dia 23 no Parque Ibirapuera, com transmissão ao vivo para a Museumplein.

Leia mais:

Página-guia de Amsterdã no Viaje na Viagem

27 hotéis em Amsterdã comentados pelos leitores

Amsterdã: como chegar pelo aeroporto Schiphol

I amsterdam Card: para fãs de carteirinha

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


18 comentários

Grandes comemorações da cidade esse ano. É um incentivo a mais para visitar a Holanda em 2013.

Fui no Rijskmuseum em 2001 e ADOREI!!!
Em minha opinião dá de 1.000 no VanGogh, que tinha criado uma grande expectativa!

Ótimas dicas! Estarei e Amterdam de 29/04 a 05/05, e com essas dicas já providenciei meu ingresso para assistir o concerto da Concertgebow na noite da rainha. Valeu!

Eeeee, eu vou em julho! Boia, morro de medo do calor europeu nessa epoca. Como é em Amsterdam? Ah, e tem nas paginas de dicas um “o q fazer” em 3 dias? 😉

Ola pessoal,

Estive em Amsterdam agora na semana santa. Infelizmente nao peguei esses museus abertos. Deu para ver a exposição de Van Gogh no Hermitage. Mas em compensação pude passear nos canais da cidade e ir num concerto na fantastica Concertgebouw. De qualquer sorte, Amsterdam é uma super viagem, mesmo sem esses museus abertos na época. Visitar uma cidade e não ver aquela atraçao sempre é chato, porém importante é notar a preocupação de Amsterdam com cultura, algo que realmente falta em nosso pais. Eu não vi nesta viagem, mas outros verão, o que difundirá cultura.

Outro museu que reabriu recentemente foi o Stedelijk. Tem uma ala nova, construção moderna interessantíssima.

É um museu de arte moderna e, como tal, não é a praia de todo mundo. Aidna assim, o acervo impressiona e a curadoria está fazendo um ótimo trabalho: http://www.stedelijk.nl/en

Estarei em Amsterdam por 6 dias entre final de maio e início de junho e poderei ver tudo isso fresquinho, fresquinho…

Ah…o mundo é “bão”, Sebastião!