O que você faria com mais horas de sol?

Ponta do Seixas, João Pessoa (PB)

Essa é a pergunta que Sundown está fazendo.

A minha resposta é fácil. Eu ficaria mais tempo na praia. Mais: eu daria um jeito de aumentar ainda mais o expediente solar. Iria atrás de mais horas de sol pra para pôr em cima dessas horas extras de sol que eu ganhei.

No Brasil, eu amanheceria onde o sol nasce mais cedo: em João Pessoa (para ser mais exato, na Ponta do Seixas, na foto lá do alto). Lá pelas 4 e meia da manhã o sol já está alto. Às 5 da matina eles fecham a beira-mar de Cabo Branco pro pessoal fazer jogging, pedalar e andar de bicicleta. 5 da manhã, Brasil!

Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Depois, daria um jeito de me transportar para passar a manhã caminhando entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, um dos trajetos mais lindos que alguém pode fazer a pé na costa brasileira. De manhã o sol incide direto nas falésias da Pitinga e do Taípe, iluminando o caminho. Sombra é para os fracos!

Taípe, Arraial d'Ajuda (BA)

Meio-dia, sol a pino, me teletransporte pro Recife, pufavô! Quero minha cadeirinha (de alumínio e nylon; nada dessa bagaceirice de plástico!) no meu trecho favorito de Boa Viagem, a praia do Acaiaca. Perto da hora do almoço começam a aparecer os vendedores de caldinho – um mais gostoso que o outro. Começo com um de feijão, rebato com um de siri.

Boa Viagem, Recife (PE)

No começo da tarde, no Nordeste, o sol tem hábito de começar a querer se esconder aqui e ali – atrás do coqueiro, do prédio, da duna, da falésia. Isso precisa mudar! Urgente! Enquanto as autoridades não tomam as devidas providências para o sol se manter alto, a solução é uma só: o teletransporte pro Sudeste.

Azeda, Búzios (RJ)
Eu passaria a tarde andando de aquatáxi entre algumas das praias mais lindinhas de Búzios: Ossos, Azeda e Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho. Ou explorando as praias sem muvuca ao norte de Ubatuba – você já foi à Puruba? Não? Então vá.

Puruba, Ubatuba (SP)
Lá pelas 5 começaria o circuito do pôr do sol. Me teletransportaria pro mais famoso de todos, em Jericoacoara.

Jericoacoara (CE)
De lá ainda daria tempo para assistir a um de que pouca gente ouviu falar, mas que é tão bonito quanto: em Galinhos, no Rio Grande do Norte, onde o sol tinge o céu de amarelo.

Galinhos (RN)
Se a teletransportagem for eficiente ainda dá pra pegar o finzinho do espetáculo no Porto da Barra, em Salvador, onde é aplaudido o ano inteiro.

Porto da Barra, Salvador (BA)
De lá eu poderia emendar no pôr do sol de Ipanema, que no verão acontece no mar. Mas acho que eu iria direto pra Santa Catarina, onde o horário de verão dá naturalmente mais horas de sol para todos. Dá para ficar na praia até as 8!

Itaúnas (ES)
E então, quando não desse mais jeito, acho que eu me teletransportaria para Itaúnas, no Espírito Santo. Lá em janeiro o forró come solto a noite inteira, até… o sol raiar.

E você? Faria o quê? Passe na página “O que eu faria com mais horas de sol” no Facebook, assista ao meu vídeo (gravado em Dubai!) e entre nessa campanha por mais horas de sol!

51 comentários

Eu adoro sol, mas com dias frios! Combinação perfeita:céu de brigadeiro e um casacão bem quentinho.

Riq, quando puder, manda um post sobre Ubatuba. Vontade de voltar pra lá em março/abril, quando o tempo dá uma firmada. Tem muita praia linda em Ubatuba, mas tem que ser fora de temporada. Claro que Ubachuva não é o melhor lugar pra ir em janeiro, hehehe! Acho que é a cidade com maior índice pluviométrico do estado de SP, com menos dias de sol por ano.

    Em fevereiro vai ter um esforço especial pra subir o conteúdo de praias nas páginas de destino. Vou me lembrar disso :mrgreen:

Amei o post e deu até pra sentir a areia grudando entre os dedos 🙂 Porém-contudo-entretanto, não consigo deixar de imaginar o que faria com mais algumas horas de NOITE 😀

    Esse seria assunto para um novo post com toda certeza… e que delicia de post. Seria uma viagem e tanto!!!!

Eu não sei o que eu faria durante o dia. Eu também gosto de sombra.
Mas meu por do Sol seria todo dia na frente da Igreja de San Giorgio Maggiore, assistindo o Sol cair atrás de Veneza !!!

Eu sou um caso estranho, pois DETESTO pegar sol por pegar sol, mas prefiro ir à praia com sol, que costuma deixar a paisagem mais bonita. Gosto mesmo é de entrar no mar, e nas águas muitas vezes frias do Rio o sol ainda serve para aquecer depois do banho de mar, se não fosse a parte de ficar queimado/corado eu não teria nada contra. Fazer o que né?

Com mais horas de sol eu vou

*direto pra Finlandia ver o sol da meia noite
*acordo as 5 para ver o sol nascer em Agra
*as 6 vou dar um mergulho em PhiPhi pra energizar
*o café da manhã vai ser em Ubud
*as 8h pego um barco só com locais de Guilin a Yangshuo
*as 9h vou caminhar pela Praça Vermelha
*as 10h tomo um chá de hortelã com biscoitos no souk em Marrakech
*as 11h faço uma caminhada de Manarola a Rio Maggiori
*ao meio dia peço um peixe pescado na hora na Baia de Halong
*depois vou comer um sorvete na Ile Saint Louis
*e pedir um expresso duplo na Piazza Navona
*as 3 da tarde é hora de uma soneca na Lopana em Maceió
*as 4 da tarde é hora de passear de balão no Serengeti
*as 5 passo no Bracarense e levo os petiscos pro Arpoador
*as 6 tem que estar a postos para o por do sol no Angkor Wat
*antes das 7 corro pra Fira e depois pra Oia
*antes de dormir vou jantar Bondiola de Cerdo no Crizia
e passar no Freddo , que ninguém é de ferro .

    Sylvia, tô boba aqui com suas horas de sol. alegrou minhas horas de insônia! e btw, já tem sol aqui em Salvador!

    Assim serão nossas viagens com o tele-transporte.
    E o melhor : sem bagagem !
    E nem dá tempo pra insonia 😆

    Sylvia, adorei a citação de Maceió, é a minha paixão de praia no Brasil, se os governantes soubessem lapidar aquela joia, seria o paraíso, é uma pena o descaso público, Maceió é só beira-mar e mais duas ruas pra trás.

    Pois é , Rosa .
    A grande dificuldade ( e enigma) de cada um , nas nossas andanças, é encontrar o espaço que nos proporcione boas vivencias e lembranças.
    E saber que poucos lugares serão para ver e usar …
    Aliás , este é o objetivo deste site 😎

Grande texto!!!
Ainda mais por ter começado falando de minha terrinha tão esquecida mas tão acolhedora!!!
Ahh Riq, qdo descer de Galinhos p/ Salvador dá um pit-stop pra ouvir o bolero de Ravel e tomar uma caipiroska no por do sol da praia do Jacaré, em Cabedelo PB, hehe

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito